Skip to main content
implante unitario straumann 50kb 3e1249e9

Implantes dentários que não deram certo

Os implantes dentários alcançaram um alto nível de qualidade, tanto nos materiais utilizados, quanto no domínio das técnicas por parte dos profissionais implantodontistas. Isso faz com que os procedimentos sejam cada vez mais seguros e com altas taxas de sucesso.

Quais as consequências para implantes dentários que não deram certo?

A porcentagem de sucesso hoje em dia passa dos 90%, mas há uma variação nessa porcentagem dependendo da região onde é realizado o implante dentário. A chance de insucesso em implantes colocados na parte superior da arcada dentária é eventualmente maior que na parte inferior.

O bom profissional trabalha para que a chance de insucesso seja quase inexistente. Entretanto, mesmo sendo raro, em alguns casos o implante pode não dar certo. Em parte dos casos onde há chance de insucesso, o profissional implantodontista consegue identificá-lo com antecedência e deixa o paciente ciente dessa possibilidade.

Normalmente com um segundo plano para tentar solucionar o problema (já que há solução para muitos casos de perda de implante). A cirurgia nesses casos só é feita depois de avaliar todas as alternativas.

Atualmente há diversos tipos de implantes dentários disponíveis, e análise de qual o recomendado para cada caso, pode ajudar nas chances de sucesso.

Os implantes dentários mais modernos, como Straumann, oferecem recursos que estimulam a cicatrização do implante. Ao longo dos anos, foram desenvolvidos implantes dentarios com formas e composições diferentes, de tal forma a sempre buscar melhor estabilização inicial e durabilidade ao longo da vida. Atualmente há a opção de implante dentário Slactive com cicatrização rápida de 1 mês.

Principais motivos que podem levar a perda do implante:

  • Quando não houve a osseointegração esperada;
  • Má qualidade óssea;
  • Superaquecimento no osso durante a colocação do implante;
  • Infecções ou doença periodontal em torno do implante (geralmente ocasionada por higiene oral precária);
  • Pouca densidade óssea – não houve osso suficiente para sustentação do implante e o osso pode rachar;
  • Paciente com patologias sistêmicas – exemplos: diabetes, osteoporose;
  • Maus hábitos do paciente – tabagismo, bruxismo (ranger de dentes) ou morder objetos duros, como tampas de caneta.

O primeiro sinal de que o implante não foi bem sucedido é quando ele apresenta mobilidade já nos primeiros meses após a cirurgia. Por menor que seja a mobilidade, é necessário que se tome as providencias imediatamente porque a mobilidade é progressiva e tende a aumentar. Outros sinais de insucesso no implante dentário: dor, inflamação na gengiva ou sangramento.

Saiba mais sobre Implantes Dentários

Casos em que há soluções na perda do implante

Se o implante for perdido por falta de osseointegração, pode-se refazer o implante com o mesmo calibre depois de alguns meses ou colocação de um implante de calibre maior, pois o osso se forma novamente sozinho, para alcançar uma área maior no osso do paciente.

É necessário que o paciente tenha paciência se houver a perda de um implante. Na maioria dos casos existe solução, porem é preciso esperar a reação natural do organismo para que o osso se regenere e torne possível o reimplante.

O que é fundamental para o sucesso do implante?

É preciso que o profissional implantodontista seja bem treinado e tenha domínio das técnicas, e que os materiais utilizados sejam de boa qualidade. Mas também é necessária a colaboração do paciente e que ele tenha consciência do papel dele nos resultados. Essa dupla é a principal responsável para que tudo dê certo e permaneça assim. Principais pontos que garantem o sucesso de um implante dentário:

  • Deve ser realizado por um dentista especialista em implante dentário sério (implantodontista);
  • Os materiais utilizados para os implantes e próteses sobretudo devem ser de boa qualidade;
  • O paciente seguir rigorosamente as instruções de medicação, alimentação e higiene oral no período pós-operatório;
  • O paciente ter cuidado com a mastigação nos primeiros meses. O esforço na mastigação deve ser leve no início e ir aumentando aos poucos;
  • O profissional implantodontista esperar o tempo correto para colocação da prótese definitiva e que ela seja adequada ao modelo do implante;
  • O paciente não fumar depois de colocar o implante;
  • O paciente deve se comprometer em comparecer as consultas de manutenção no tempo determinado pelo implantodontista.

Se as recomendações forem respeitadas e o implante for colocado por um profissional especializado, a expectativa é que o(s) implante(s) supra(m) a falta do(s) dente(s) funcionalmente e esteticamente por muitos anos.

Conheça a Clínica ImplArt. Nossa equipe especializada já realizou milhares de reabilitações com implantes dentários com ótimos resultados e pacientes satisfeitos. Entre em contato conosco e agende uma consulta:

Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112

Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista

11 3262-4750

e4a866273b935661cac2c6ad61c15fef

Escrito por: Dr. Markarian – Implante Dentário

Sobre o Autor: O Dr Markarian é o responsável pela Clínica de Implante Dentário – ImplArt. É especialista em Implantodontia e Prótese Dentária. Possui também titulações acadêmicas como Mestrado e Doutorado. Produz continuamente artigos científicos e capítulos de livros com impacto internacional. Já realizou mais de 10.000 tratamentos com implante dentário e reabilitação oral.

Comentários (135)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Escanear o código