Os implantes dentários são o recurso mais moderno para substituir um dente ausente ou comprometido. O implante dentário é um tratamento muito mais confortável para o paciente se comparado às próteses removíveis, e tecnicamente superior às pontes (prótese suportada nos dentes vizinhos).

Pode extrair um dente e implantar no mesmo dia?

Geralmente, quando há um bom prognóstico e condições favoráveis, podemos considerar colocar os implantes dentários no mesmo dia da extração de um dente comprometido. Dessa maneira obtemos um resultado mais rápido, pois o paciente se submete a uma única cirurgia e o processo de cicatrização é um só. Isto faz, certamente, com que o tratamento se torne mais ameno. Em algumas situações, ainda, pode ser instalada a coroa fixa sobre o implante logo após a cirurgia, técnica conhecida como Carga Imediata.

Os implantes são pinos de titânio colocadas no osso maxilar, que depois se fundem ao osso em um processo conhecido como osseointegração. Após a colocação de um implante, o dentista fixará uma coroa dentária para substituir o dente.

Implantes dentários no mesmo dia x implantes tradicionais

A arcada dos pacientes, antes da inserção de um implante dentário, pode apresentar duas situações: a primeira é uma região já com a ausência dentária. A segunda, a existência de um ou mais dentes comprometidos que precisam ser extraídos com o intuito de permitir a colocação dos implantes.

Veja as técnicas que podem ser utilizadas para realizar o implante dentário

Em caso de necessidade de extração de um dente comprometido para permitir a colocação de um implante há duas vertentes, a saber:

  • Técnica cirúrgica mais moderna, envolve a realização de implantes dentários no mesmo dia da extração: Nesta técnica, é feita a extração do dente comprometido, e a simultânea inserção do implante dentário. Dessa forma, consegue-se aproveitar a cavidade existente, anteriormente ocupada pela raiz dentária extraída, para inserir o implante. Assim sendo, o paciente é submetido a uma única cirurgia ( ingere antibióticos uma única ocasião), e aguarda o prazo de cicatrização determinado pelo implante utilizado. Logo após esse período, chamado de osseointegraçao, finalmente é iniciada a confecção da coroa definitiva sobre o implante.
  • Técnica onde se faz somente a extração dentária do dente comprometido, e com o intuito de aguardar que o alvéolo cicatrize, se aguarda de dois a quatro meses para avaliar novamente a região, e posteriormente planejar a cirurgia de inserção do implante.

Após este intervalo realiza-se a nova etapa cirúrgica com a colocação do implante, e com o intuito de aguardar a osseointegração, há a espera de um a seis meses, conforme implante escolhido, para que finalmente possa ser iniciada a ultima etapa do tratamento com a elaboração da coroa definitiva sobre o implante.

Quais os benefícios de fazer implante no mesmo dia da extração?

Em conclusão, na técnica de inserção do implantes dentários no mesmo dia da extração, situação quando os dentistas podem executar todo o processo em apenas uma ocasião, unindo os processos de cicatrização e osseointegração, o tratamento com implantes dentário torna-se mais ameno ao paciente. Por certo, reduzir o numero de cirurgias ao qual o paciente é submetido e a quantidade de eventos no qual ele precisa tomar medicação, e além disso, acarretar uma redução no tempo de duração do tratamento, mostra-se um panorama muito favorável. Tratamento fica otimizado e mais humanizado.

Vantagens de colocar implante imediato após extração

Implantodontistas tem tido excelentes taxas de sucesso com implantes no mesmo dia. De fato, de acordo com um relato de caso do National Journal of Maxillofacial Surgery, em determinadas situações existem várias vantagens em usar esse método, em vez do método tradicional:

  • O implante se funde bem ao osso, porque hoje utilizamos implantes modernos, com tecnologia que favorece a osseointegração em um tempo reduzido. É o caso de implantes SLActive Straumann.
  • Os tecidos moles e gengivas curam mais rapidamente e têm menor probabilidade de retrair.
  • Implantes no mesmo dia mantêm os contaminantes longe do orifício de extração do dente, o que ajuda no processo de cicatrização.
  • O paciente tem uma restauração imediata, o que significa que não sai do consultório com a falta de dentes.

Em geral, o procedimento é mais rápido e envolve menos etapas cirúrgicas. Além disso, a colocação imediata de um dente de substituição pode aliviar as preocupações do paciente sobre sua aparência.

implante dentario no mesmo dia
O implante dentario pode ser feito no mesmo dia da extração, de forma preferencia para que não seja perdida a arquitetura gengival.

Desvantagens de colocar implante dentario em um dia

Assim como qualquer procedimento odontológico, existem desvantagens em potencial na escolha de implantes no mesmo dia, especialmente se a técnica for empregada em uma pessoa que não apresenta os pré-requisitos básicos para a este procedimento. Os principais são: ter boa qualidade e quantidade óssea, ter ausência de doença periodontal e outras doenças gengivais e ósseas, e preferencialmente não ser fumante.

Candidatos a implantes dentários no mesmo dia

Ao considerar as opções de substituição dentária, é preciso conversar com o dentista sobre qual seria melhor para sua situação. Além da preferência pessoal, alguns fatores afetam sua capacidade de receber implantes no mesmo dia:

Qualidade óssea:

Se o osso no qual o implante será colocado estiver infectado, contiver pús, ou se não for denso o suficiente, é muito possível você não seja o candidato ideal para implantes no mesmo dia.

Profundidade óssea:

Os implantes não podem ter menos de 10 milímetros e não podem ser colocados se não houver osso suficiente para fundir o implante.

Força no dente:

Dependendo das características e da posição do dente em relação à mordida natural de cada pessoa, o dente de substituição suportará um grau variável de força. Os implantes imediatos não devem sofrer forças laterais excessivas.

Os implantes dentários no mesmo dia podem ser um plano de tratamento adequado se você estiver procurando uma substituição rápida dos dentes, mas existem fatores a serem considerados. O seu dentista poderá avaliar bem o caso e dar-lhe informações para escolher o plano que melhor funciona para o seu sorriso.

Agende uma consulta com especialista em implantes dentários e saiba se a técnica de implantes dentários no mesmo dia é a melhor forma para substituir dentes comprometidos ou repor dentes perdidos.

Perguntas frequentes sobre implantes dentários em um dia  

Quanto tempo depois de extrair um dente posso colocar implante?

Na maioria das vezes extrair dente e colocar implante no mesmo dia pode ser feita sim, mas é preciso avaliar caso a caso para estimar um bom prognóstico.

Quantos implantes dentários posso fazer no mesmo dia?

Isso depende de cada caso. É possível colocar mais de um implante dentário por dia. Entretanto o paciente precisa estar com as condições favoráveis para isso (bom volume e boa qualidade óssea, não ter infecções (gengivites, periodontites), ter boa saúde em geral, não ser fumante. O procedimento para fixação de cada implante dura em média 1 hora.

Endereço e Contatos

Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112

Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista

11 3262-4750

11 3262-4750

contato@implart.com.br

clinica_implart

ImplanteDentarioClinicaImplArt

@implart

ClinicaImplart