Ausência de dentes congênita – agenesia – pode ser tratada com implantes ou ortodontia para obter estética natural e função

agenesia dental
Esta paciente apresentava agenesia dos caninos

A agenesia dentária é caracterizada pela ausência na formação natural de algum dos dentes da boca seja de leite ou permanente. Dessa forma, o portador de agenesia não tem alguns dentes naturais e eles não se formarão jamais.

A agenesia congênita pode se apresentar de duas formas: como na ausência de alguns ou poucos dentes (hipodontia) ou na ausência total de dentes (anodontia).

Dentes afetados pela agenesia

As agenesia dentárias não acontecem com muita regularidade e afetam especialmente o sisos (terceiros molares), os incisivos laterais superiores e pré-molares.

Segundo estudos, a agenesia dentária afeta cerca de 7% da população mundial.

agenesia_dental
Neste caso de agenesia, a paciente não tinha o incisivo lateral e o ortodontista fechou o espaço com aparelhos, trazendo o canino mais para a frente

Qual a causa da agenesia dentaria?

Fatores infecciosos, nutricionais ou traumáticos podem ser relacionados as causas.

Entretanto, a principal responsável pela agenesia é a hereditariedade, o que torna difícil qualquer manobra de prevenção.

O diagnóstico é o principal fator para o tratamento da agenesia. Ele é baseado em radiografia e exames clínicos.

Tratamento para a agenesia dental

A melhor opção para recompor a dentição é o uso da técnica dos implantes dentários.

O implante consiste em um pino de titânio que substitui a raiz de um dente perdido.

O implante dental serve de apoio para a prótese que será semelhante aos dentes naturais e vai manter uma boa estética e manter a função.

Em casos de dentes anteriores onde é necessária uma estética perfeita, podemos utilizar coroas em porcelana pura (metal free), principalmente as de zirconia.

Outros dentistas preferem tratar a agenesia dental com aparelhos, para fechar os espaços.

Entretamento como se trata de um problema que envolve várias especialidades, recomendamos que sejam consultados os especialistas em implantodontia e ortodontia em conjunto.

O objetivo é planejar o resultado do tratamento estético e funcional a longo prazo.

Diagnóstico da agenesia dental

Portanto, uma das peças chaves para o tratamento da agenesia é o diagnóstico precoce.

O tratamento pode ser feito em pessoas com qualquer idade, mas tudo fica mais fácil com as crianças, que ainda não possuem a formação dentária completa e a mobilidade é maior.

Em crianças apesar de não ser possível utilizar implantes, pode-se fazer um planejamento com uso de aparelhos (ortodontia).

O ortodontista em nossa clínica especializada irá planejar o caso e decidir se o mais correto para o caso é fechar o espaço, movimentando os dentes, ou mantê-lo aberto até o final da fase de crescimento da criança, quando podem ser feitos os implantes.

Algumas vezes é necessário usar mini implantes de transição para ajudar nas movimentações dentárias em casos de agenesia.

Para manter a estética do sorriso até o momento do implante, muitas vezes se realiza uma prótese provisória móvel.

ImplArt Implantes e Estética
www.implart.com.br

011 3262-4750

implante dentario implante dental
O que é agenesia dental
Article Name
O que é agenesia dental
implante dentario implart
Diagnóstico da agenesia dental
implante dentario implart
implante dentario implart
implart
Publisher Logo
Open chat