Veja os recursos mais atuais que podem ajudar quem tem medo de dentista

A odontofobia (medo do dentista) ocorre com uma pequena porcentagem de pacientes,e pode ter intensidade variável. Em casos mais leves, o paciente relata certa ansiedade. Em contrapartida, em graus mais acentuados pode haver taquicardia, sensação de pânico, transpiração excessiva, tonturas bem como desmaios.

Muitas vezes a odontofobia afasta o paciente do consultório odontológico por anos. Por conseqüência, é mais comum temos pacientes com graves problemas bucais como cáries e infecções periodontais, além de comprometimento estético do sorriso.

Quais os sinais de odontofobia

Existem casos de odontofobia com sintomas atípicos como enjôo, náusea excessiva bem como intolerância ao toque na boca. O tratamento dentário em pacientes odontofóbicos pode ser difícil até mesmo para procedimentos simples como moldagens, limpeza, restaurações.

Em situações de fobias acentuadas, um procedimento como por exemplo implantes ou mesmo extrações dentárias podem ser impossíveis para o paciente. Temos relatos em nossa clínica de pacientes que já tiveram taquicardia e transpiração ao simplesmente iniciar uma conversa com o dentista.

Como começa o medo do dentista ?

A origem psicológica da odontofobia está ligada a episódios traumáticos (trauma) que se fixaram no sub consciente do paciente, na maioria das vezes desde a infância. O tratamento do paciente fóbico pode então ser feito com psicoterapia.

Como tratar os dentes de quem tem odontofobia?

Em casos moderados de odontofobia onde os procedimentos dentários são necessários podemos lançar mão de um sedativo. Em nossa prática o Óxido nitroso foi abandonado por não apresentar bons resultados ao gerar uma sedação muito leve.

A técnica realmente eficiente é a de sedação endovenosa EV, na qual o paciente permanece em estado de sonolência profunda ao passo que o procedimento odontológico é realizado (pode se estender por 4 horas de duração).

Em casos extremos, em que mesmo sob sedação o paciente ainda se agita, indicamos a anestesia geral em ambiente hospitalar. Pela dificuldade inerente ao tratamento dentário em um paciente odontofóbico, indicamos na maioria das vezes tratamentos mais simples e rápidos sob o sistema de day clinic. Caso tenha mais dúvidas ou queira dar seu depoimento entre em contato conosco!

osseointegracao


Pacientes que tem medo também conseguem fazer implantes dentários

ImplArt Implantes e Estética
www.implart.com.br
011 3262-4750

Endereço e Contatos

Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112

Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista

11 3262-4750

11 3262-4750

contato@implart.com.br

clinica_implart

ImplanteDentarioClinicaImplArt

@implart

ClinicaImplart

Palavras-chave: medo de dentista, sedação, anestesia geral, dentista, odontologia, sedaçao consciente, óxido nitroso, medo, dor, anestesia, implante, cirurgia, broca, sangue, spa odontológico, dental day clinic, odontofobia, odontofóbico, implante, pânico, panico

Open chat