É muito comum que as pessoas confunda implante dental com coroas, fazendo uma generalização do termo implante dentário como uma peça única (pino+dente). Porém é importante não confundir implante com coroa, pois o tratamento envolve diferentes peças, cada uma com significados distintos.

Quais são as diferenças entre implante dentário e coroa?

Pino de implante dentário. Sua inserção é realizada no osso para substituir um dente comprometido ou ausente.

O que é implante dentário?

Um pino fabricado em titânio ou cerâmica pura e que tem a função de substituir a raiz dentária, portanto é a parte instalada ao nível ósseo. Já o implante é o pino colocado dentro do osso, que deve ser analisado antes de colocar o implante dental para ver se precisará de um enxerto no local. Há vários tipos de implantes dentários e técnicas para a sua instalação eficiente, por exemplo:

Coroas de porcelana em zircônia

A coroa dentária é uma prótese que imita cor, formato e textura dos dentes naturais, sendo fabricada por um laboratório de prótese dental. Ela pode ser colada sobre a estrutura remanescente de um dente que ainda pode ser mantido, ou instalada sobre um implante dental com coroas quando o dente comprometido tem indicação de extração.

As coroas dentárias mais modernas são fabricadas em zircônia e cerâmica sem metais em sua composição e projetadas por sistemas computadorizados. Isso permite a realização de próteses cada vez mais parecidas com dentes naturais, como no caso das próteses em zircônia odontológica.

Pino estético inserido dentro da raiz para sustentar a coroa. Neste caso o dente não foi extraído

O que é pino, bloco, pivô e núcleo?

Pinos dentários, ou núcleos são estruturas instaladas na raiz do dente com canal tratado. Servem para dar reforço e suporte a reconstrução que pode ser uma coroa, um bloco ou um pivô. Pivô (ou pivor / jaqueta) é o nome antigo para coroa dentária.

Mas esse tipo antigo de reconstrução era feita com o núcleo já aderido. Antigamente esses trabalhos eram confeccionados em metal fundido, porém hoje podemos realizá-los em porcelana ou em zircônia (mais estéticos), entre outros materiais.

Restaurações metálicas: substituir por porcelana ou resina?

Blocos dentários (próteses) em metal (esq) ou em porcelana (dir). Os metais são considerados materiais ultrapassados por não oferecerem uma estética adequada. Já as porcelanas são estéticas e duráveis.

O bloco dentário é um fragmento de dente que visa reconstruir um dente quebrado e pode ser feito em porcelana.

O que é pilar de implante dental

É uma peça pré fabricada e encaixada sobre o implante dental, com a finalidade de reter a coroa de porcelana ou a prótese dentária. O pilar é rosqueado no implante e sobre ele é cimentada ou aparafusada a coroa protética. Portanto é a peça que faz a interface do implante dental com coroas.

Pilares brancos de zircônia para prótese fixa

O que é coroa provisória?

É uma coroa artificial que imita a forma e cor dos dentes naturais, no entanto sem tanto refinamento em sua resistência, durabilidade e estética. Ela é utilizada no momento em que ocorre a cicatrização do implante (pode durar de 1 a 6 meses em média).

É uma peça importante para que o paciente não fique sem dente em fase alguma do tratamento. O provisório também é importante para provar a adaptação do paciente e dessa forma guiar a confecção da coroa definitiva.

Aparência de um implante durante a fase de cicatrização.

O que são cicatrizadores ou tampas de cicatrização?

São pecinhas rosqueadas no topo do implante dental e que permanecem ao nível gengival no momento em que ocorre a fase de cicatrização dos implantes dentários. Elas são retiradas no momento da instalação da coroa definitiva. Se houver mais dúvidas relacionadas a implante dental com coroas fale conosco.

Endereço e Contatos

Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112

Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista

11 3262-4750

11 3262-4750

contato@implart.com.br

clinica_implart

ImplanteDentarioClinicaImplArt

@implart

ClinicaImplart