Skip to main content

Por que é preciso colocar um núcleo para fazer algumas coroas?

O núcleo, como o próprio nome já diz, é a parte interior da coroa protética e é necessário para dar mais resistência e durabilidade à peça. Se a coroa de porcelana fosse instalada sem núcleo, certamente ela não resistiria aos esforços mastigatórios e consequentemente não duraria por muito tempo.

Atenção para a diferença entre tipos de núcleo

Os núcleos dentários também são chamados de pinos, pinos de reforço, pino dentário, porém não se devem confundir núcleo intrarradicular com pinos de implantes. Núcleo, ou pinos de reforço dentário são colocados no interior de uma raiz com canal tratado x pinos de implante dentário são colocados no osso.

A coroa protética é indicada para substituição da coroa dentária que está severamente comprometida, normalmente por cárie ou então fratura. A primeira preocupação do profissional dentista é sobretudo verificar se é possível manter parte da coroa dentária e restaurar a porção perdida com obturação.

Quando isso não é possível, a coroa dental precisa se reconstruída por completo. Se a raiz dentária puder ser mantida com tratamento de canal, o núcleo poderá ser instalado dentro da raiz para dar suporte à coroa protética.

Tipos de núcleos de reforço dentário

O núcleo pode ser confeccionado em diferentes materiais: o metal, fibra, zircônia, sendo que cada um atende necessidades distintas. Os núcleos estéticos são geralmente indicados para coroas anteriores, já que essa região é muito evidenciada ao sorrir. Dessa maneira, o uso de núcleo metálico pode vir a comprometer a estética dental, por criar uma sobra escura na parte interna do dente.

A liga metálica é moldada diretamente no interior da raiz tratada. Em coroas anteriores (parte mais visível da arcada dentária), o núcleo mais indicado é sem dúvida é de zircônia ou fibra. Esse material possui coloração próxima aos dentes naturais e fica praticamente invisível dentro da coroa protética, ainda que em ambientes iluminados.

Os núcleos intrarradiculares são pré-fabricados e instalados no interior da raiz tratada. Vale ressaltar que também é possível utilizar o núcleo metálico nos dentes anteriores. Porém com o passar dos anos poderá ocorrer retração gengival e uma pequena linha do núcleo metálico poderá ficar exposta, o que certamente comprometeria a estética do sorriso.

Núcleo e coroa dentaria

A coroa protética podem ser feitas em diversos tipos de materiais diferentes . Entre os tipos de coroas dentarias estão a resina provisória (plástica com núcleo metálico) , porcelana (com núcleo metálico ou estético) e a coroa de zirconia. A coroa de porcelana é mais resistente e estética em relação à resina. Certamente a coroa de zircônia é a mais moderna e resistente de todas. Então veja mais sobre modelos de próteses dentárias clicando aqui.

Se você está com um dente comprometido pela cárie, procure um bom profissional dentista imediatamente. Além de estar correndo riscos para a sua saúde, a cárie sem dúvida também afeta a estética do sorriso. A coroa protética deixa o sorriso completo novamente e dessa forma a pessoa pode voltar a mastigar, falar e sorrir normalmente.

Certamente o ideal é sempre cuidar de forma preventiva, tratando sempre que for identificado um problema. Dessa forma, evitamos que o problema se agrave com a perda dental e necessidade de implante dentario. Portanto, visite o dentista regularmente para realizar sua profilaxia e controle.

Núcleo em material estético uma nova possibilidade

Com o desenvolvimento de novos materiais e técnicas computadorizadas, agora é possível também realizar núcleos dentários brancos. Um núcleo estético (sem metal) certamente favorece a estética em dentes anteriores. Conheça mais sobre núcleos estéticos nesta matéria. Esse tratamento você encontra na Clínica Odontológica ImplArt

A Clínica Dentária ImplArt possui equipe multidisciplinar que faz desde o tratamento de canal até a confecção da coroa protética e núcleo. Com um suporte tecnológico que sem dúvida deixa o seu tratamento mais rápido, cômodo e preciso. Em caso de dúvidas, agende uma consulta ou então entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo.

Endereço e Contatos

Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112

Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista

11 3262-4750

11 3262-4750

contato@implart.com.br

clinica_implart

ImplanteDentarioClinicaImplArt

@implart

ClinicaImplart