O enxerto ósseo dentário é um procedimento cirúrgico que tem o objetivo de reconstituir volume ósseo perdido ou para corrigir defeitos ósseos, normalmente antes ou durante a colocação de implantes dentários.

A perda de volume ósseo se deve, principalmente, pela reabsorção óssea após a perda dentária, por fraturas ou por doença periodontal sem tratamento.

Existem diferentes técnicas de enxerto ósseo para correção de pequenos, médios e grandes defeitos ósseos.

O enxerto pode ter forma granulada, indicado para pequenas correções e preenchimentos, composto com materiais sintéticos, osso granulado de origem bovina ou osso humano triturado (do próprio paciente ou proveniente de bancos de tecidos humanos).

O enxerto ósseo também pode ser apresentado em forma de bloco, indicado para maiores reconstruções.

O enxerto em bloco pode ser transplantado do próprio paciente (áreas doadoras mais comuns: mento, calota craniana e bacia) bem como osso em bloco bovino.

Todos os materiais utilizados em procedimentos de enxerto ósseo são biologicamente seguros, estéreis e dessa forma biocompatíveis com o organismo humano.

Esses materiais também tem a função de atrair células formadoras de osso e estimular a formação de novo tecido ósseo no local em que é implantado.

Em suma, não se pode afirmar que um tipo de enxerto ósseo é mais ou menos vantajoso do que outro.

Na realidade, cada caso é avaliado individualmente, e somente dessa forma o procedimento mais adequado é indicado.

O procedimento de enxerto ósseo é cercado de muitos questionamentos no consultório dentário. Reunimos algumas respostas para essas dúvidas mais comuns.

Leia mais sobre Enxerto em Odontologia

O Enxerto Ósseo dói?

Todo o procedimento é feito sob anestesia, ou seja, o paciente em geral não sente dor e desconforto.

Origem do Enxerto Ósseo

O osso utilizado em enxertos pode ser de origem humana, animal ou sintética, em forma de grânulos ou em bloco.

O Enxerto Ósseo granulado pode ser de origem sintética (hidroxiapatita – Hidróxido de Cálcio e Ácido Fosfórico), osso bovino e osso humano.

O osso em bloco pode ser de origem bovina ou humana, que pode ser retirado do próprio paciente (boca ou mento, para médias reconstruções, e calota craniana ou bacia para maiores reconstruções) ou osso humano proveniente de banco de tecidos ósseos.

O Enxerto Ósseo tem riscos?

Vale ressaltar que os ossos bovinos ou de bancos utilizados em transplantes são testados para doenças e infecções e em seguida esterilizados, evitando assim quaisquer riscos de contaminações.

Enxerto Ósseo é um procedimento difícil?

Cada caso tem sua complexidade. O enxerto granulado é o procedimento menos complexo e, em alguns casos, pode ser feito no memento da colocação dos implantes dentários, no próprio consultório odontológico.

Já o paciente que precisa de grande reconstrução, portanto, necessita de enxertos em blocos retirado do seu próprio corpo, precisará passar por pelo menos duas cirurgias: uma para captação de osso da área doadora e outra para realizar o transplante.

Esse procedimento é realizado em ambiente hospitalar.

Recuperação do Enxerto

A recuperação após a cirurgia depende de alguns fatores, mas em geral acontece rápido.

Os materiais utilizados em enxerto ósseo têm forma física e química que permitem a rápida vascularização sanguínea em seu interior e em sua volta, para que as células de matrizes ósseas possam migrar para o enxerto e estimular a formação de novo tecido ósseo integrado ao enxerto.

Cuidados após o Enxerto Ósseo

O dentista prescreve medicamentos para os primeiros dias a fim de evitar infecção, dor e inchaço.

Ele também fornece orientações com relação a higiene oral e alimentação mais adequada após o procedimento. Recomendações gerais:

  • Evitar esforço físico nos primeiros dias
  • Não fumar o maior tempo possível antes e depois da cirurgia. Recomenda-se evitar o fumo pelo menos 1 mês após o procedimento.
  • Ingerir alimentos pastosos e frios nos primeiros dias após o procedimento. Isso evita esforço mastigatório e possíveis edemas na região. 
  • É normal haver inchaço e dor nos primeiros dias, como ocorre em sequência de qualquer procedimento cirúrgico. No entanto, o paciente deve procurar o dentista na ocorrência de dores e sangramentos exagerados, aparecimento de secreções e febre.

Leia mais: tempo de recuperação de implante dentário

Complicações do Enxerto Ósseo Dentário

Os principais fatores que podem atrapalhar a recuperação do enxerto ósseo são: fumo, problemas de saúde (como a diabetes), alguns problemas ósseos, doença periodontal, infecções, alguns problemas circulatórios, entre outros.

Rejeição de Enxerto Ósseo

O termo rejeição não é o mais adequado. O enxerto ósseo pode sofrer falhas, e isso nem sempre está relacionado com a técnica do dentista, nem pelo controle profissional e do paciente.

As causas mais comuns para perda do enxerto são: infecção, fumo, doença periodontal, bem como problemas de saúde relacionados.

O que fazer se o Enxerto for perdido?

Cada caso é avaliado individualmente. As causas que levaram à perda são estudadas e, somente assim, o dentista determina se o procedimento poderá ser repetido – o que normalmente é possível.

Preço do Enxerto Ósseo

Cada paciente precisa ser avaliado individualmente em consultório, com exame clínico, principalmente complementado com exames radiológicos.

Somente dessa forma são conhecidos os detalhes de cada caso. Portanto, valores de procedimentos cirúrgicos só podem ser informados em consulta.

Se você ficou coma alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo ou envie sua questão através dos seguintes canais:

implante_dentario

(11) 3262-4750

contato@implart.com.br

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart

implante dentario implante dental
Enxerto ósseo dentário – dúvidas frequentes
Article Name
Enxerto ósseo dentário – dúvidas frequentes
implante dentario implart
O enxerto ósseo dentário é um procedimento cirúrgico que tem o objetivo de reconstituir volume ósseo perdido
implante dentario implart
implante dentario implart
ImplArt Odontologia
Publisher Logo