Skip to main content

O implante dentário x doenças sistêmicas comuns

Problemas de saúde e doenças sistêmicas descontroladas podem afetar a realização de um tratamento com implante dentário. A seguir, relacionamos algumas dúvidas frequentes sobre esses problemas de saúde.

Tomo medicação para insuficiência cardíaca, após sofrer um infarto. Posso realizar um implante? Quais os cuidados?

A rigor não existe contraindicação para fazer o implante em um paciente que teve infarto, entretanto alguns medicamentos utilizados nesse tipo de tratamento funcionam como anticoagulantes. Precisamos em geral de um relatório do médico avaliando o risco cirúrgico em seu caso, e saber se o paciente fuma.

Gostaria de saber quais as chances de fazer um implante, pois tenho 48 nos e sou diabético tipo 1 a 32 anos, tenho insuficiência renal crônica sem fazer hemodiálise.

As doenças renais e seus medicamentos não interferem na cicatrização de um implante. Todavia, podem influenciar nos medicamentos receitados antes e após a cirurgia. O diabetes sim pode alterar a cicatrização geral do corpo bem como a de um implante. O melhor é controlar a glicemia primeiramente para logo depois fazer os procedimentos.

Quero saber se quem tem osteoporose não deve fazer implante dentário, e se quem faz tem um tempo determinado para trocar esse implante?

A osteoporose afeta com maior severidade os ossos longos do corpo. Normalmente os maxilares não são afetados pela rarefação óssea e não há problemas na cicatrização de implantes. Existem doenças que alteram o metabolismo do cálcio que sim podem ser relevantes.

Gostaria de saber se uma pessoa que toma remédios controlados para ansiedade e depressão pode fazer o implante.

Não existe restrição para a maioria dos remédios para ansiedade e depressão mas precisamos saber quais são especificamente. O médico responsável pela medicação deverá antecipar se será necessário parar com a medicação.

Desejo uma orientação se cirurgia para implante é segura para quem tem o vírus HIV, tem algum perigo?

O fato de ser soropositivo ou ter AIDS não impede nenhum tratamento. O importante é estar com boa saúde geral e em um estado de imunidade melhor antes de sofrer qualquer procedimento.

Tenho xerostomia (boca seca), posso fazer um implante dentário?

Os problemas das glândulas salivares que diminuem a formação de saliva não impedem tratamentos com implante dental. Entretanto, a manutenção dos implantes deve ser reforçada pois a saliva tem uma função importante na limpeza da boca.

Veja logo após, mais matérias sobre outras dúvidas sobre preços, e problemas de saúde, doenças sistêmicas, que podem interferir com implantes:

Dr. Roberto Markarian
Implantodontista e Protesista
011 3262 4750

Saiba mais sobre:

Clareamento dental e os novos produtos clareadores

Endereço e Contatos

Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112

Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista

11 3262-4750

11 3262-4750

contato@implart.com.br

clinica_implart

ImplanteDentarioClinicaImplArt

@implart

ClinicaImplart