
O bruxismo causa desgaste nos dentes
Certamente você já ouviu falar em bruxismo e nos problemas que ele causa no dia a dia de quem sofre com esse hábito. A visita ao dentista regularmente é importante para identificação e correção dos problemas relacionados ao bruxismo em tempo de evitar comprometimentos mais severos.
O que é bruxismo dental?
O bruxismo é um problema funcional no qual a pessoa range ou aperta os dentes involuntariamente, principalmente durante o sono. O bruxismo pode ser ou de apertamento (briquismo), ou de ranger (bruxismo).

Como saber se eu tenho esse problema?
Alguns sinais precoces de bruxismo podem ser por exemplo:
- Dores de cabeça
- Dores em dentes saudáveis (que não tem cárie)
- Dentes que quebram
- Dor na face
- Pontadas no fundo do olho (há confusão de sinais de enxaqueca)
- Desgastes em dentes
- Mudança de formato em dentes (por exemplo a perda da ponta de caninos)
- Latejamento nos músculos do rosto
- Perda do esmalte dentário (parte branca), e exposição de dentina (amarela)
- Estalo e barulhos ao abrir a boca
- Sensação de ouvido tampado
- Latejamento de dentes
- Dor de ouvido (sem ter infecção no ouvido)
- Desvio ao abrir a boca
- Dor na abertura da boca, e abertura pequena
- Dores no pescoço (musculares)
Como se pode ver pela lista os sinais e sintomas de bruxismo podem se confundir com outras doenças por isso o diagnóstico pode ser difícil. Porém um dentista experiente em problemas da ATM poderá diagnosticar seu caso corretamente.
Por que ocorre o bruxismo nos dentes?
As crises costumam ocorrer em pessoas que passam por algum momento de estresse e preocupação pontual ou frequente. O stress ou ansiedade não provoca bruxismo em todas as pessoas, somente naqueles que são susceptíveis a ele. Há várias hipóteses para o surgimento do bruxismo, cientistas e dentistas seguem correntes de pensamento que se baseiam em teorias como as seguintes:
- Dentes mal posicionados podem causar bruxismo e problemas na ATM: Por esse motivo o paciente deveria ter a correção dos dentes por aparelho ortodôntico, ou por uma reabilitação oral.
- Dentes ausentes, tortos ou desgastados podem causar alterações na boca e seu funcionamento: dessa forma, a solução seria corrigir primeiro a mordida e depois corrigir os dentes
- O Bruxismo é intrínseco ao paciente mesmo com dentes bem posicionados e boa oclusão: bastaria portanto proteger os dentes com uma placa de mordida
- O paciente tem casos esporádicos de dor aguda de ATM: portanto é tratado com analgésicos e placa de mordida transitória.
Quais são os males aos dentes?
O bruxismo exerce uma força exagerada sobre as estruturas orais, que a pessoa portadora pode fazer barulhos e ruídos, e também acordar com dores nos músculos da face, na cabeça e nas articulações da boca.
Mas os problemas que surgem por causa do bruxismo não tratado vão além das incomodas dores. A pessoa pode desgastar e até perder dentes por conseqüência do bruxismo.
Estágios do distúrbio na boca e dentes
Em casos iniciais de desgaste, os dentes podem perder o esmalte e portanto ficar com as camadas mais profundas expostas. O desgaste pode deixar os dentes mais curtos, e carga excessiva também pode causar rachaduras e trincas.
Nesses dentes frágeis podem aparecer cáries, e problemas de canal. Já em casos mais avançados, os dentes podem se quebrar, amolecer e cair.
Saiba mais o sobre prótese para bruxismo.
Hoje em dia existem materiais para a reconstrução dentária que impedem o desgaste, como a zircônia dental, sendo ideais para pacientes com este distúrbio.
O que devo fazer se eu tiver esse problema?
O primeiro passo é se conscientizar do seu problema, evitar aborrecimentos e estresse, e procurar ajuda do dentista, médico, ou mesmo do psicólogo.
Nós sabemos que a vida moderna é repleta de stress, sendo difícil ficar longe dos causadores de ansiedade. Porém, assim que há o diagnóstico, deve haver um trabalho preventivo e de resolução das suas consequências.
Recomendações gerais para a diminuição do estresse e ansiedade
Mas a nossa saúde é um bem precioso e é necessário um esforço para mantê-la. Procure, na medida do possível, praticar atividades físicas, relaxantes ou de lazer. Desfrute dos momentos com a família e amigos. Evitar a tensão é certamente uma das chaves para diminuir as crises.
O dentista pode ajudar a curar o bruxismo?
Depende da causa do seu bruxismo. Se há fatores emocionais, de ansiedade ou do sistema nervoso central, o dentista sozinho não poderá resolver seu problema. Na maioria das vezes, o dentista pode indicar o uso de um aparelho que tem a função de proteger as estruturas dentais dos danos do bruxismo.
Trata-se de uma placa rígida, moldada especialmente para cada paciente, que deve ser colocada nos dentes antes de dormir, é a chamada placa de mordida, placa de bruxismo ou placa mio-relaxante. Hoje em dia já podemos fazer uma placa de mordida sem moldagem, por meio de scanner intra oral e impressoras 3D, em nossa clínica.

A placa de mordida para bruxismo amortece a força de apertamento e diminui a fricção do movimento de ranger. Algumas providências, como restaurações e ajuste da mordida com tratamentos ortognáticos ajudam a evitar complicações no futuro.


Tipos de placa de mordida para bruxismo
Em geral as placas podem ser rígidas ou flexíveis:
- Placas rígidas: São as mais eficientes para o tratamento do bruxismo pois impedem o desgaste dos dentes, bem como distribuem as forças entre todos os dentes evitando uma sobrecarga.
- Placas flexíveis / moles: São menos eficientes e até contraindicadas para o tratamento de dores de ATM ou bruxismo.
Conheça a Clínica ImplArt
A Clínica ImplArt possui uma competente equipe odontológica e estrutura tecnológica diferenciada. Em caso de dúvidas preço, valor e tratamento, agende uma consulta ou então entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo.
Endereço e Contatos
Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112
Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista