Certamente você já ouviu falar em bruxismo e nos problemas que ele causa no dia a dia de quem sofre com esse hábito.

O bruxismo é um problema funcional em que a pessoa range ou aperta os dentes involuntariamente, principalmente durante o sono.

As crises costumam ocorrer em pessoas que passam por algum momento de estresse e preocupação.

O bruxismo exerce uma força tão exagerada sobre as estruturas orais, que a pessoa portadora tende a acordar com dores nos músculos da face, na cabeça e nas articulações têmporomandibulares após uma noite de sono nos períodos de crise.

Mas os problemas que surgem por causa do bruxismo não tratado vão além das incomodas dores. A pessoa pode perder dentes por conseqüência do bruxismo.

Como dito anteriormente, o bruxismo exerce uma força e movimento descomunal sobre as estruturas orais e da face, e ao longo dos anos, parte dessas estruturas sofrem modificações ou deteriorações importantes.

Em casos iniciais, os dentes podem perder o esmalte e portanto ficar com as camadas mais profundas expostas.

O desgaste pode deixar os dentes mais curtos, e carga excessiva também pode causar rachaduras e trincas.

Já em casos mais avançados, os dentes podem amolecer e cair.

Desgaste avançado dos dentes por consequência do bruxismo

Saiba mais o sobre prótese para bruxismo.

Por isso é muito importante se cuidar a tempo

O primeiro passo é evitar aborrecimentos e o estresse por qualquer coisa.

Nós sabemos que o país não atravessa um bom momento e que tudo isso está gerando preocupações com relação ao futuro.

Mas a nossa saúde é um bem precioso e é necessário um esforço para mantê-la.

Procure, na medida do possível, praticar atividades físicas, relaxantes ou de lazer.

Desfrute dos momentos com a família e amigos. Evitar a tensão é certamente uma das chaves para diminuir as crises.

Procure ajuda profissional: o dentista pode indicar o uso de um aparelho que tem a função de proteger as estruturas dentais dos danos do bruxismo.

Trata-se de uma placa flexível, moldada especialmente para cada paciente, que deve ser colocada nos dentes antes de dormir. A placa amortece o apertamento e diminui a fricção do movimento de ranger.

A visita ao dentista regularmente também é importante para identificação e correção dos problemas relacionados ao bruxismo em tempo de evitar comprometimentos mais severos.

Algumas providências, como restaurações e ajuste da mordida com tratamentos ortognáticos ajudam a evitar complicações no futuro.

Conheça a Clínica ImplArt

A Clínica ImplArt possui uma competente equipe odontológica e estrutura tecnológica diferenciada.

Em caso de dúvidas, agende uma consulta ou então entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo.

implante_dentario

A pessoa pode perder dentes por causa do bruxismo