As visitas para manutenção do aparelho ortodôntico são fundamentais para um tratamento eficaz e mais rápido. Ao mesmo tempo, faltar às consultas pode tornar o tratamento mais demorado e dispendioso.

Deixar de comparecer as consultas programadas atrasa a obtenção do resultado planejado e pode trazer outras consequências para a saúde bucal. Por exemplo, o acúmulo de placa bacteriana (casos mais leves), reabsorção óssea, reabsorção radicular e retração gengival (casos mais sérios).

Muitas pessoas não entendem essa importância e consideram as consultas chatas, associando-as com dores e desconforto toda vez que o aparelho é ajustado. Porém, é preciso compreender que tudo isso faz parte da evolução do tratamento.

O que é realizado nas consultas de manutenção do aparelho ortodôntico?

Durante as consultas de manutenção do aparelho ortodôntico, o dentista realiza a troca dos elásticos (que perdem capacidade de tração ao longo dos dias). Verifica se algum bráquete se soltou e principalmente ajusta o fio que gera a movimentação progressiva dos dentes. Também avalia se o paciente está realizando a higienização oral adequadamente e remove placa e tártaro quando acumulado.

O intervalo entre as consultas é variável, pois depende do diagnóstico do paciente e o tipo de aparelho. Lembre-se: mesmo que os primeiros dias após a manutenção do aparelho sejam marcados por dores e desconforto, é importante compreender que essas sensações são esperadas e normais.

Elas fazem parte do tratamento e significam que ele está sendo bem conduzido. Essa fase do tratamento deve ser encarada como transitória, mas que porém trará benefícios à saúde e a estética dental para toda a vida. Converse com seu dentista e pergunte sobre maneiras de minimizar os desconfortos, por exemplo o uso de analgésicos ou a utilização de cera protetora sobre os bráquetes para evitar irritação na mucosa.

Existem ainda alternativas de aparelhos ortodônticos mais modernos, como o aparelho autoligado que dispensa o uso de elásticos. O que certamente reduz o número de consultas para manutenção do aparelho ortodôntico e dessa forma torna a movimentação dentária mais suave), e os aparelhos e forma de placas alinhadoras. Saiba mais clicando aqui.

Se você ficou com alguma dúvida sobre manutenção do aparelho ortodôntico, entre em contato conosco através de um dos canais abaixo ou agende uma consulta com nossa equipe especializada.

Endereço e Contatos

Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112

Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista

11 3262-4750

11 3262-4750

contato@implart.com.br

clinica_implart

ImplanteDentarioClinicaImplArt

@implart

ClinicaImplart

Open chat