As visitas para manutenção do aparelho ortodôntico são fundamentais para um tratamento eficaz e mais rápido.

Ao mesmo tempo, faltar às consultas pode tornar o tratamento mais demorado e dispendioso.

Deixar de comparecer as consultas programadas atrasa a obtenção do resultado planejado e pode trazer outras consequências para a saúde bucal.

Por exemplo, o acúmulo de placa bacteriana (casos mais leves), reabsorção óssea, reabsorção radicular e retração gengival (casos mais sérios).

Muitas pessoas não entendem essa importância e consideram as consultas chatas, associando-as com dores e desconforto toda vez que o aparelho é ajustado.

Porém, é preciso compreender que tudo isso faz parte da evolução do tratamento.

O que é realizado nas consultas?

Durante as consultas de manutenção, o dentista realiza a troca dos elásticos (que perdem capacidade de tração ao longo dos dias).

Verifica se algum bráquete se soltou e principalmente ajusta o fio que gera a movimentação progressiva dos dentes.

Também avalia se o paciente está realizando a higienização oral adequadamente e remove placa e tártaro quando acumulado.

O intervalo entre as consultas é variável, pois depende do diagnóstico do paciente e o tipo de aparelho.

Lembre-se: mesmo que os primeiros dias após a manutenção do aparelho sejam marcados por dores e desconforto, é importante compreender que essas sensações são esperadas e normais.

Elas fazem parte do tratamento e significam que ele está sendo bem conduzido.

Essa fase do tratamento deve ser encarada como transitória, mas que porém trará benefícios à saúde e a estética dental para toda a vida.

Converse com seu dentista e pergunte sobre maneiras de minimizar os desconfortos, por exemplo o uso de analgésicos ou a utilização de cera protetora sobre os bráquetes para evitar irritação na mucosa.

Existem ainda alternativas de aparelhos ortodônticos mais modernos, como o aparelho autoligado que dispensa o uso de elásticos.

O que certamente reduz o número de consultas para manutenção e dessa forma torna a movimentação dentária mais suave), e os aparelhos e forma de placas alinhadoras.

Saiba mais clicando aqui.


(11) 3262-4750

contato@implart.com.br

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart