O enxerto com tela de titânio é uma nova técnica de enxerto ósseo guiado com o intuito de aumentar o volume do osso em espessura ou altura no maxilar em casos de defeitos ósseos.

O enxerto ósseo dentário com telas te titânio é uma técnica de regeneração óssea guiada, e portanto, permite que implantes dentários sejam instalados em áreas com volume ósseo menor.

Para que serve o enxerto ósseo dentário ?

O enxerto ósseo é importante para a implantodontia, não apenas para criar um volume ósseo necessário para implantes, como também para favorecer o posicionamento adequado dos implantes.

Os enxertos ósseos permitem dessa forma uma melhor previsão de resultado estético ao fim da reabilitação oral.

Hoje os enxertos ósseos para implantes dentários são menos invasivos e menores do que já foram no passado.

Foto de uma tela de titânio utilizada para enxertos ósseos. As perfurações permitem a passagem de nutrientes para as células ósseas durante a calcificação.

Avanços no planejamento de enxertos ósseos

O avanço das tecnologias digitais também beneficiou os implantes e os enxertos ósseos, hoje temos:

  • técnicas de projetos de próteses com Cad/Cam
  • radiologia digital
  • cirurgias de implante guiadas por computados (implantes guiados)
  • tomografia computadorizada com imagens tridimensionais da arcada
  • softwares especializados para prever o volume ósseo necessário para cada caso.

Deste modo, podemos simular e planejar os melhores posicionamentos e distribuição dos implantes por computador antes mesmo de fazer a cirurgia.

Os exames modernos que incluem a tomografia computadorizada permitem a análise das regiões com deficiências ósseas. Na tomografia é possível medir o osso e dimensionar o enxerto que será necessário para as regiões que precisarem do enxerto.

Como funciona a técnica de enxerto com tela de titânio:

Antes de tudo, o paciente é submetido a exames radiológicos que mostrem melhor o volume ósseo bem como seus defeitos e atrofias.

Então é realizado o planejamento virtual do tratamento por meio de sistemas computadorizados, que permitem prever o quanto falta de osso naquela região específica.

Agora sim, com tudo planejado pode ser agendada a cirurgia de colocação do enxerto ósseo com tela de titânio.

Logo após, uma cirurgia é realizada para colocação das partículas de enxerto ósseo na maxila e a fixação da tela de titânio, de modo a proteger, manter e moldar o material de enxerto.

A tela funciona similarmente à uma barreira física e sua maleabilidade permite a criação de um espaço destinado à migração de células formadoras de osso, que são atraídas e estimulam o crescimento ósseo.

A gengiva é fechada sobre a tela com material de enxerto.

A tela de titânio é posicionada sobre a região que precisa do enxerto ósseo dentário. No interior dessa rede ou malha é colocado o biomaterial que estimulará a regeneração do osso na região.

Vantagens do enxerto com tela de titânio

A técnica de enxerto com tela pode ser realizada no momento em que se colocam os implantes ou como reconstrução prévia à colocação dos implantes.

Normalmente a tela permanece por um tempo até que ocorra a completa regeneração óssea. Logo após é feita a reabertura para sua retirada.

No período de regeneração óssea o paciente utiliza uma prótese provisória para que ele tenha suas atividades normais.

A técnica de regeneração óssea guiada minimiza a chance de reabsorção do enxerto ósseo, o que na prática significaria a perda do enxerto.

Substituem as indicações dos enxertos ósseos em bloco com osso da própria pessoa ou com osso do banco de tecidos (banco de osso)

A técnica de enxertia com malhas de titânio pode substituir a necessidade de cirurgias maiores e mais invasivas como a de implantes zigomáticos.

Indicações para os enxertos ósseos com telas

Apenas em casos muito pequenos esta técnica de enxerto ósseo com tela estaria contraindicada pela própria necessidade de espaço da tela para sua colocação.

A técnica de enxerto com tela pode ser realizada como reconstrução prévia à colocação dos implantes para quase todos os casos:

  • implante de todos os dentes da boca
  • implante individual
  • implante parcial

As técnicas de enxertos com as malhas de titânio tem estudos que comprovam sua eficácia em casos de aumento em espessura e em altura óssea.

Sabemos que os ganhos em altura do osso são mais difícil de obter, mas são possíveis ganhos moderados verticais com o uso das malhas de titânio associadas às reconstruções ósseas.

Em casos específicos a cirurgia de enxertos poderá ser feita sob sedação ou anestesia geral.

ImplArt Odontologia é especializada em Implantodontia e realiza todas as técnicas de enxerto ósseo para implante.

O paciente não ficaram sem os dentes durante o tratamento com enxertia óssea. Sempre teremos o desenvolvimento de uma prótese provisória para atender a sua necessidade estética.

Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco através de um dos canais abaixo ou então agende sua consulta com a nossa equipe odontológica.

Estamos localizados na Região da Avenida Paulista em São Paulo-SP e podemos receber pacientes de outras cidades mediante planejamento prévio.

implante_dentario

(11) 3262-4750

contato@implart.com.br

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart

Open chat