A prótese dentária de transição para implante dentário completo de uma arcada toda (implante de todos os dentes, protocolo dentário ou implante total) funciona como uma restauração provisória durante um tratamento com implante dentário.

Porque tenho que fazer uma prótese dentária de transição em um tratamento com implante dentário?

Durante a transição de sua dentição natural (comprometida) para um tratamento com implante dentário total protocolo, alguns ou todos os dentes precisarão ser removidos juntos ou em etapas. Portanto, naturalmente enquanto não é feita a prótese dentária definitiva fixa você não desejará estar sem dentes.

protese dentaria provisoria implante dentario 2
Com uma prótese provisória de transição bem feita podemos realizar estudos estéticos e funcionais da mordida

Qual o material da prótese dentária provisória de transição?

Um material muito durável é a resina acrílica (PMMA – plástico reforçado) mas que também pode ser utilizada para a fabricação de outros aparelhos fixos temporários. Portanto, devido às inovações na tecnologia CAD / CAM odontológica 3D, próteses dentais de transição agora podem ser fabricadas com técnicas de Odontologia Digital.

O aparelho provisório fixo oferece excelente função e alta estética, durante o prazo de tratamento para a colocação da prótese dentária final.

Em nossa clínica a prótese dentária de transição é fabricada digitalmente com precisão, pigmentada para obter uma cor natural e usada para a provisionalização do arco desdentado do paciente. 

Vantagens para as próteses provisórias de transição

Utilizar a Prótese Dentária de Implante de Arco Completo de Transição permite que o paciente e o implantodontista ou protesista avaliem o ajuste e a função do desenho proposto por um período prolongado.

Dessa maneira, uma pesquisa estética e funcional prévia será realizada na boca do paciente se houver dentes faltando para planejar uma prótese dentária temporária. A técnica também permite ao praticante visualizar o resultado final e ter certeza da viabilidade do projeto.

protese dentaria provisoria implante dentario
O capricho no resultado estético é um dos segredos de nosso laboratório de prótese dentária interno na clínica.

Como é feita a prótese dentária provisória de transição

Para iniciar um caso, um molde digital preliminar é feito, que não requer a moldagem tradicional com massa. A seguir iniciamos desenhos digitais no computador que visam planejar melhorias na dentição atual do paciente, o que simplifica a atualização para uma restauração de zircônia monolítica em um momento posterior. 

protese dentaria provisoria transicao
A prótese dentária de transição provisória é elaborada com técnicas computadorizadas para uma maior precisão

As próteses provisórias em resina pura não são indicadas para casos de provisionalização de longo prazo ou pacientes que não estão prontos para investir em uma restauração monolítica de zircônia.

Um caso de uma cirurgia de implante guiada computador também precisa de um escaneamento 3D computadorizado para gerar tanto o guia cirúrgico quanto a prótese dentária provisória.

“Esses provisórios de arco completo são mais duráveis ​​do que a pontes móveis tradicionais de resina e dentaduras, permitindo que meus pacientes tenham todo o tempo necessário para a transição para uma prótese de zircônia monolítica ideal.” Dr Roberto Markarian, Implantodontista – Mestre e Doutor

Não quero ficar sem dentes, quanto tempo fico sem dente?

Dessa maneira o paciente nunca fica sem dentes fora da clínica odontológica durante o tratamento com implantes, porém naturalmente durante as consultas precisaremos remover as próteses dentárias para trabalhar melhor. As próteses dentárias podem ser pré-fabricadas antes de qualquer extração mesmo quando houver extrações envolvidas.

protese dentaria provisoria implante dentario 3
Testes feitos durante a elaboração da prótese dentária provisória para assegurar um melhor resultado

Portanto, é imprescindível confeccionar uma prótese provisória ideal para o paciente a fim de se ter o melhor posicionamento dos implantes de carga imediata.

Na verdade, parâmetros estéticos, biológicos, mecânicos e funcionais são realizados no mesmo estudo. Esta abordagem permite uma boa prótese dentária fixa imediata sobre os implantes.

Próteses provisórias removíveis ou móveis

Entretanto em alguns casos, quando não tivermos como prender a sua prótese dentária provisória em boca, teremos que usar uma prótese removível ou uma dentadura. As próteses provisórias móveis apresentam desvantagens em relação às próteses dentárias fixas:

  • A dicção fica dificultada
  • O volume da gengiva pode aumentar o volume da boca
  • A prótese “move-se” na boca.
  • Os alimentos podem ficar presos sob a prótese.
  • Pressiona a gengiva e, portanto, às vezes pode se tornar doloroso.
  • Tem que ser retirado e limpo.

Observações: a prótese dentária temporária móvel é útil mas geralmente não é muito confortável para nossos pacientes:

Boa notícias sobre as próteses temporárias

Felizmente, a prótese dentária de transição é apenas temporária. Imagine entretanto como no passado (quando os implantes dentários ainda não foram inventados) as pessoas costumavam usá-los por toda a vida!

Ela vai funcionar como uma sustentação temporária (como se fossem muletas pós operatórias), mas o sacrifício valerá a pena.

A Clinica ImplArt foi eleita a melhor clinica odontológica do Brasil pelo GCR, você sabia?

Endereço e Contatos

Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112

Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista

11 3262-4750

11 3262-4750

contato@implart.com.br

clinica_implart

ImplanteDentarioClinicaImplArt

@implart

ClinicaImplart