Skip to main content
protese total em zirconia porcelana 50kb 21bf4346

Fico sem dentes durante o tratamento com implante?

Ficarei ou não com um dente provisório durante a reabilitação oral com os implante de dentes? Esta é uma dúvida frequente dos pacientes. A resposta é não, veja porque você não ficará sem dentes durante o tratamento com implante de dente.

Quando o paciente procura por tratamento odontológico com implante dental, possui um dente muito comprometido que precisa ser removido, ou trata-se de uma região onde havia uma prótese prévia para recobrir a falta do dente.

Todos os fatores que interferem no tratamento com implante dental

Nesse momento o cirurgião dentista implantodontista irá planejar o caso nos seguintes fatores:

  • Tratamentos prévios para preparar a boca do paciente
  • Número de implantes dentários colocados
  • Posição do implante dentário (para favorecer a estética e resultado final)
  • Tipo e tamanho dos implantes dentais (cone morse, hexágono interno ou externo, pequeno diâmetro, estreito, mais fino, menor, tamanho, mais curto, padrão ou largo diâmetro, marca comercial, nacional, importado)
  • Tempo para fixar o provisório no implante (carga imediata, carga precoce, carga tardia)
  • Tipo de prótese definitiva (cimentada, parafusada, em porcelana, em zircônia, em resina)
  • Técnica para colocação dos implantes
  • Tipo de cirurgia para os implantes odontológicos (convencional, sem retalho – cirurgia guiada sem corte)
  • Previsão da estética final (comprimento dos dentes, prótese com gengiva, prótese do dente somente)
  • Extensão do tratamento com implantes: unitário, vários dentes, implante de todos os dentes.
  • Necessidade do enxerto ósseo (enxerto + implante simultâneo, só enxerto e depois os implantes, tipo de enxerto, material para o enxerto, zona doadora, evitar enxerto ósseo)
  • Tipo de prótese provisória (móvel, fixa, cimentada, parafusada, presa nos implantes, prótese total, prótese parcial).

Utilize a prótese provisória para não ficar sem dente

Quando falamos deste último item, a prótese provisória, estamos justamente pensando no máximo bem estar do paciente, para que o tratamento transcorra com o máximo de tranquilidade.

A primeira parte do tratamento com implante dentário envolve justamente a limpeza da boca e o preparo de uma prótese provisória que irá fazer um papel estético e o mais funcional possível durante a transição do paciente para uma dentição com implantes.

Nesse contexto, em alguns casos a própria prótese que o paciente vem usando poderia ser adaptada e utilizada como provisória para que o paciente não fique sem dentes.

Alguns fatores como estética da prótese, funcionalidade vão depender de como estava a região antes do tratamento do implante dental.

Por exemplo se o paciente apresenta deficiência de osso, perda de osso, perda de muitos dentes ou de gengiva na região, provavelmente precisará de uma prótese maior.

Prótese provisória para recuperação pós cirúrgica de implante total
Prótese provisória para recuperação pós cirúrgica de implante total

Outros casos que indicam os implantes de dentes

Ou em outro caso se o paciente perderá todos os dentes, precisará de uma prótese total fixa nos implantes (carga imediata sobre implantes).

Algumas vezes os implantes dentários não podem servir de apoio para uma prótese fixa sobre implantes imediatamente. Nesses casos se houver alguns dentes remanescentes mesmo que em condições ruins, eles servirão de apoio para uma prótese provisória fixa.

Porém em último caso precisará utilizar uma dentadura durante o tempo de cicatrização final dos implantes. Os pacientes podem ficar tranquilos que mesmo assim nunca ficarão sem o dente na boca.

O implante dentário dói?

Implante dentário não dói nem durante a cirurgia de colocação nem após a sua cicatrização. Algumas vezes porém pode haver sensibilidade na gengiva ao redor, sendo um tipo de dor que pode ser controlada facilmente com medicamentos.

A cirurgia de implante dental é simples, rápida e realizada com anestesia local. Na maioria das vezes não é necessário tomar analgésicos no pós operatório. Algumas vezes indicamos passar um gel de clorexidina sobre os implantes durante os primeiros dias de cicatrização.

Na Clínica ImplArt temos um laboratório de prótese próprio e dedicado a nossos trabalhos de tal forma que podemos atingir excelentes resultados já na etapa de provisórios. Em caso de dúvidas, agende uma consulta ou então entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo.

Endereço e Contatos da ImplArt, considerada como a melhor clínica de estética de dentes no Brasil.

Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112

Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista

11 3262-4750

e4a866273b935661cac2c6ad61c15fef

Escrito por: Dr. Markarian – Implante Dentário

Sobre o Autor: O Dr Markarian é o responsável pela Clínica de Implante Dentário – ImplArt. É especialista em Implantodontia e Prótese Dentária. Possui também titulações acadêmicas como Mestrado e Doutorado. Produz continuamente artigos científicos e capítulos de livros com impacto internacional. Já realizou mais de 10.000 tratamentos com implante dentário e reabilitação oral.

Comments (17)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Escanear o código