Coroa de zircônia dental branca x Coroa de zircônia pura translúcida

Com os avanços dos materiais para Implantodontia Digital, com toda a certeza obtivemos novas possibilidades de reabilitação oral e estética com coroa de zircônia translúcida. A zircônia dental vem sendo cada vez mais utilizada como material superior para elaboração de uma coroa de porcelana sobre implante.

A coroa de zircônia apresenta alta resistência – até 10x maior do que porcelanas comuns. Pela sua grande resistência, a coroa de zircônia pode ser indicada para casos de bruxismo, casos estéticos ou também apenas quando se deseja ter um resultado duradouro.

Como é a zirconia dental branca?

Entretanto a zircônia dentária convencional é branca opaca, servindo como material estrutural para dentes unitários (coping) ou próteses maiores. Porém apesar de branca zircônia dental não tem estética suficiente para fazer a anatomia final do dente em uma única camada.

Portanto necessita de um revestimento com porcelana aplicada com pincel (porcelana aplicada) para atingir o formato e cor final do dente. Trata-se de uma prótese dentária COMPOSTA POR 2 MATERIAIS.

Coroa de zircônia para implante dentário. A parte branca e opaca é a zircônia estrutural. A parte mais amarelada da cor do dente é a porcelana aplicada a mão. Sem a porcelana aplicada, o dente de zircônia não tem o formato e cor adequados.

Mas o que é a zircônia pura translúcida?

A zircônia translúcida é um material que serve para a elaboração de próteses, assim como a zircônia branca. Porém trata-se de uma variação química da zircônia, que acaba por ter uma aparência mais próxima a um dente natural devido a sua maior translucidez.

O efeito perolado que a translucidez traz ao dente de zircônia, também deixa o resultado mais natural. A zircônia translúcida não precisa de camada estrutural porque:

Já é estética e estrutural ao mesmo tempo!

Trata-se de uma prótese dentária PURA POR UM ÚNICO MATERIAL

Coroa de zirconia translucida para implante dentário

Como é feita a coroa de zircônia pura?

A zircônia translúcida também é chamada de zircônia cúbica / zircônia monolítica, zircônia pura ou em inglês cubic zirconia / translucent zirconia. Trata-se de um material executado por meio computadorizado desde a moldagem digital, até a fresagem por máquinas robóticas, como se fossem impressoras 3D.

Na Clínica ImplArt utilizamos principalmente materiais de boa procedência como a zircônia ZOLID da marca austríaca AmannGirrbach.

Observe a perfeição, sobretudo da escultura criada pelo sistema computadorizado. Todos os nossos trabalhos de zircônia translúcida são executados em nosso laboratório de prótese interno. A zircônia translúcida também é chamada de zircônia cúbica, ou em inglês cubic zirconia / translucent zirconia. O tratamento com coroas de zircônia sem metal pode ser feito o mais rápido possível como em nossa modalidade DayClinic.

trios_scanner_intraoral_21kb
A moldagem para a coroa de zircônia translúcida é feita com Scanner Intraoral

Coroa de zircônia monolítica pura

O termo zircônia monolítica também e utilizado para as coroas de zircônia pura translúcida. O termo monolítiíco vem de mono=um / lítos=pedra, ou seja pedra única ou peça única. Em geral esta modalidade de zircônia monolítiíca não requer aplicação de mais materiais.

Mas isso não é uma regra obrigatória pois às vezes se aplicam pequenas porções de porcelana. O que vale é criar o melhor efeito visual possível. As coroas monolíticas também podem ser feitas em outras porcelanas como o dissilicato de lítio (mas isso é tema para outra pauta).

Leia sobre prótese fixa sobre implantes

Vantagens da zircônia pura e translúcida

Entre as principais vantagens da coroa de zircônia translúcida, temos:

A zircônia translúcida é altamente biocompatível com os tecidos orais. Neste local foi recém removida uma coroa de zircônia para manutenção. Observe a naturalidade do contorno gengival e ausência de inflamações.

A alta biocompatibilidade favorece acima de tudo a formação e cicatrização da gengiva, como pode ser observado na foto. A resistência da zircônia translúcida é hoje similar à da zirconia estrutural branca.

Indicações para a prótese de zircônia pura translúcida

A zircônia translúcida também funciona muito bem para casos de implante total. Veja a naturalidade dos dentes, bem como a translucidez dos dentes e até mesmo da gengiva!

Pelo seu conjunto de características a zircônia translúcida pode ser considerada um dos melhores materiais do futuro, ou melhor do presente para as próteses dentárias. Entre suas aplicações podemos indicar:

Porque os dentistas ainda não usam a zircônia pura translúcida

Em nossa opinião a zircônia pura cúbica é o melhor material para a maioria dos casos de coroas e próteses fixas para implantes ou dentes. Porém, a maioria dos dentistas ainda não a utiliza nem a oferece aos pacientes, no Brasil. Entre os motivos estão:

  • Desconhecimento de técnica: pois trata-se de um material importado novo.
  • Pouco acesso à tecnologia: pois sua elaboração requer equipamentos sofisticados como um scanner intra-oral e máquinas fresadoras.
  • Pouco conhecimento dos protéticos: como se trata de uma nova técnica requer reciclagem dos laboratórios de prótese.

Porém na ImplArt você tem acesso a esta nova tecnologia pois em nossa estrutura temos o laboratório de prótese interno e digital, treinamento técnico e os melhores equipamentos de Odontologia digital. Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato conosco através de um dos canais abaixo ou então agende uma consulta.

Open chat