Os implantes dentários, geralmente fabricados com ligas metálicas de titânio, são ótimos substitutos para dentes naturais. O metal do pino de titânio é freqüentemente aceito pelo corpo humano sem problemas. No entanto, em alguns casos, pode haver rejeição de titânio, ou seja, o organismo do paciente não aceita o implante e o paciente começa a apresentar sintomas de rejeição de titânio.

A alergia ao implante dentário de titânio é extremamente rara

Se você reconhecer algum dos sintomas ou complicações descritos abaixo, consulte seu dentista para obter um melhor diagnóstico completo.

O que é um implante dentário?

Um implante dentário é um método de substituir um ou mais dentes. No momento em que ocorre esse procedimento, o dentista especialista em implantes dentários colocará um pequeno pino, geralmente feito de titânio biocompatível, dentro do maxilar.

Esse pino atua como a raiz da nova coroa dentária que é fixada ao parafuso acima da linha da gengiva. A combinação do parafuso do implante e a nova coroa dentária preenche melhor o espaço deixado pelo dente removido e ajudará o paciente a mastigar e falar como faria normalmente.

Colocação e cicatrização normal do implante dental

Enquanto um dentista geral pode colocar um implante, também é bastante comum que um periodontista se envolva com a colocação de um implante.

Este é o ramo da odontologia especializada em tecidos gengivais e anexos ósseos subjacentes.

Após a colocação do implante, o parafuso de titânio geralmente requer tempo para cicatrizar, para dessa maneira se integrar melhor ao osso na mandíbula do paciente. Após a cicatrização, que às vezes pode levar vários meses, o profissional da área odontológica pode colocar uma coroa.

Sintomas de rejeição e alergias ao titânio

Após receber um implante de titânio, uma pequena fração de pacientes pode ter problemas. Uma revisão no International Journal of Implant Dentistry observa que, embora o titânio geralmente cause menos reações alérgicas do que outros metais, alguns pacientes relataram sintomas de rejeição de titânio após a colocação do implante.

A provável causa das alergias aos implantes metálicos não deve ser causada pelo titânio em si, mas sim pelos outros metais encontrados nas ligas metálicas tanto do pino de implante dentário, como nas próteses dentárias que contém metal.

Esta revisão observa que os sintomas associados à uma alergia ou sensibilidade ao titânio incluem:

  • Urticária, uma condição que resulta em inchaços vermelhos na superfície da pele ou da gengiva.
  • Eczema ou manchas secas e com coceira na pele ou no tecido gengival.
  • Eritema, que causa vermelhidão nos tecidos ao redor do implante
  • Inchaço ou dor no local do implante
  • Perda óssea
implante_zirconia_1
O Implante Dentário sem metal (de zircônia) pode ser a solução em casos de alergias ao metal do implante dentário de titânio. Esta solução está disponível na Clínica ImplArt.

O contato como titânio também pode levar à síndrome das unhas amarelas, uma condição rara que causa amarelamento das unhas e afeta os sistemas respiratório e linfático.

Estudos revelam que rejeição aos implantes de titânio também podem estar ligados a doenças autoimunes e outras condições sistêmicas de saúde, como diabetes ou doença de Crohn.

É por isso que, antes de mais nada, é essencial discutir seus planos de implantes com o dentista, pois eles analisarão atentamente seu histórico de saúde antes de fazer qualquer recomendação de tratamento.

Diagnóstico de alergia e rejeição ao implante de titânio

O primeiro passo para diagnosticar uma sensibilidade ou alergia ao titânio é uma avaliação completa por um profissional treinado. Os profissionais médicos e dentários provavelmente farão testes de diagnóstico, como um teste de adesivo ou amostras de sangue para avaliar sua alergia ao titânio.

Eles também podem realizar um teste de imunoestimulação de linfócitos da memória (Teste MELISA), que é um método eficaz para determinar a sensibilidade ao titânio e outros metais. Dependendo dos resultados dos testes, seu médico ou dentista pode recomendar a remoção do implante para melhorar seus sintomas.

coroa de porcelana translucida
As próteses dentárias e coroas de porcelana pura ou de zircônia pura são ideais para pacientes muito alérgicos

Tratamentos alternativos para quem tem alergia ao implante dentário de titânio

Tenha certeza de que, anteriormente à colocação do implante, o seu dentista avaliará risco de rejeição de titânio.

Felizmente, temos disponíveis materiais alternativos para o pino de implante para pessoas com alergia ao titânio, como por exemplo o implante de cerâmica, e opções alternativas de tratamento podem ser discutidas após o diagnóstico.

A zircônia é um material altamente biocompatível e pode ser utilizada tanto em pinos de implantes dentários, quanto na constituição da prótese de pacientes que não queiram receber implantes de metal.

Se você suspeitar que está tendo uma reação alérgica a um implante de titânio na boca, consulte o seu médico ou dentista o mais rápido possível.

Em caso de dúvidas sobre preço ou tratamento, agende uma consulta ou entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo.

implante_dentario

(11) 3262-4750

contato@implart.com.br

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart