Como é feita a cirurgia de implante guiada? Existem dois métodos para inserção dos implantes, a cirurgia aberta e a cirurgia guiada (chamada também de cirurgia sem cortes). Entenda qual a diferença entre eles a seguir.

ATENÇÃO A SEGUIR HÁ FOTOS DE CIRURGIAS REAIS. NÃO VISUALIZE SE FOR SENSÍVEL !

O que é cirurgia aberta de implantes

A cirurgia aberta é o método tradicional para colocar implantes dentários no osso. Consiste na realização um corte longitudinal na gengiva e posteriormente no afastamento do tecido para permitir visualização da parte óssea e inserir os implantes. Nesta técnica, uma considerável área da gengiva é manipulada e precisa ao final precisará ser suturada, o que pode levar a um maior tempo para restabelecimento dos tecidos.

Nesta técnica, o período pós-cirúrgico pode ser acompanhado de inchaços e desconfortos em razão dos cortes na gengiva e pela sutura, aumentando o tempo de recuperação e exigindo restrições alimentares, de higiene e exercícios físicos por mais dias após o procedimento cirúrgico.

O que é uma cirurgia guiada de implante?

A cirurgia guiada de implantes é uma moderna técnica para realização de cirurgias de implante a fim de otimizar o tempo de tratamento e os tecidos disponíveis (ósseo e gengival), colaborando para um tratamento mais rápido, preciso e com pós operatório muito mais tranquilo. É chamada também de cirurgia sem cortes.

Exemplo de uma cirurgia aberta para colocação de implantes. Este caso exigia a realização de enxerto ósseo e portanto a técnica guiada não era indicada. Nem toda cirurgia de implante dentário precisa de cortes grandes como nesta. Na maioria dos casos o corte é menor.

Ela contribui para redução do desconforto durante a cirurgia por diminuir tempo do paciente na cadeira, o que é excelente para pessoas com medo de cirurgia de implante. Minimiza também um sintoma pós operatório chamado Trismo, que é uma dificuldade temporária para abrir e fechar a boca devido a tensão muscular. Além disso, a cirurgia guiada favorece um pós operatório mais tranquilo pelo fato de ter menos tecido manipulado.

Mas como é possível fazer uma cirurgia de implante sem cortar a gengiva?

O planejamento virtual começa com a realização de uma tomografia computadorizada das arcadas dentárias, que possibilita conhecer o volume ósseo em todas as suas dimensões (diferente de uma radiografia panorâmica que mostra uma imagem sobreposta).

Em posse dos dados sobre volume ósseo, fica muito mais fácil planejar com antecedência, no computador, os melhores posicionamentos dos implantes, de forma a favorecer o resultado estético e funcional da prótese dentária fixa e reduzir a necessidade de procedimentos de enxerto ósseo. Melhora, portanto, a previsibilidade dos resultados do tratamento para atender às necessidades de cada paciente.

As imagens da tomografia são a base da guia cirúrgica que é fabricada em material plástico em impressoras 3D, contendo orifícios que indicam as posições em que devem ser inseridos os implantes. Portanto a guia cirurgia é totalmente personalizada para cada pessoa.

Cirurgia de implante guiada ou cirurgia aberta: qual a diferença e indicações?

No momento da cirurgia, a guia é encaixada na arcada e as incisões serão realizadas apenas nos locais indicados com orifícios, com diâmetro exato ao do implante dentário, ou seja, o corte na gengiva e no osso é extremamente localizado e nenhum tecido extra é manipulado. Quase sempre não é necessário nem mesmo realizar sutura da gengiva.

1 – Guia cirúrgica encaixada na arcada com as indicações das incisões. 2 – Implantes inseridos com o mínimo de danos à gengiva. Desta forma o pós operatório é melhor com menos dor e inchaço.

Quais casos de implante dentário são indicados para cirurgia com guia cirúrgico ?

Hoje em dia o planejamento computadorizado com guias cirúrgicos é indicado para todos os tipos de cirurgias, entre elas:

E qual é a melhor técnica para meu caso?

Na maioria dos casos, a técnica guiada é sem dúvida a melhor opção para obtermos um tratamento com implante dentário mais rápido. Entretanto a técnica não é indicada para algumas poucas situações, como por exemplo nos casos de necessidade de enxerto gengival ou reconstrução óssea com enxerto ósseo concomitante a colocação de implantes.

Implante guiado preço: quanto custa um implante dentário guiado?

O valor do tratamento depende muito da técnica empregada, dos materiais elegidos e da complexidade cirúrgica. Por esse motivo, o preço de implante guiado só pode ser fornecido em uma consulta presencial logo após uma avaliação criteriosa de cada caso e a indicação do tratamento mais adequado para soluciona-lo.

Se ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco ou agende uma consulta com a nossa equipe. Ficaremos felizes em recebe-lo!

Endereço e Contatos

Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112

Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista

11 3262-4750

11 3262-4750

contato@implart.com.br

clinica_implart

ImplanteDentarioClinicaImplArt

@implart

ClinicaImplart