O desejo comum de quem vive a desagradável condição da falta dos dentes certamente é a restituição do bem estar e da segurança ao mastigar e sorrir, com próteses mais próximas do natural possível. Novos materiais como a porcelana ou a zircônia dental ajudam a construir próteses dentárias ainda mais estéticas hoje em dia.
Prótese de porcelana ou de resina?
A Implantontia e a Protése Dentária avançaram muito no desenvolvimento de próteses dentárias estéticas e resistentes, ao passo que hoje em dia elas são praticamente indistinguíveis quando instaladas na boca.
Os materiais mais utilizados para confecção de próteses dentárias são a resina e a porcelana com reforço interno metálico ou de zircônia. Muitas pessoas em algum momento optaram ou foram orientadas por profissionais dentistas a repor seus dentes perdidos (ou substituir a dentadura) por prótese protocolo em resina.
Como funciona na prática uma prótese protocolo de resina?
A prótese de resina – também é conhecida como prótese protocolo – quando bem feita, é visualmente muito parecida com os dentes e gengivas naturais. No entanto possui algumas desvantagens, que são o desgaste e o amarelamento com o tempo.
As manchas nas próteses de resina surgem principalmente pelo consumo de alimentos muito pigmentados, como café, vinho, chás e beterraba ou pelo tabaco.
Quando a prótese protocolo de resina se encontra nessa situação, desgastada ou manchada, o paciente tem então a opção de substituí-la por outra nova.

Como funciona a prótese de porcelana?
Porém pode-se aproveitar o momento para trocar essa prótese antiga por uma prótese de porcelana (protocolo cerâmico). Ou com reforço metálico (metalocerâmica). Ou então reforço branco em zircônia (metal free).
A porcelana (metaloceramica) é um material altamente resistente e durável e caracteriza-se por ter superfície lisa e não porosa, por isso a prótese não mancha com o passar do tempo. A Prótese de Porcelana é a única que pode ser feita com ou sem gengiva.
Entretanto a escolha entre ter ou não a gengiva caberá ao dentista e ao paciente em conjunto, analisando ainda as condições estéticas. A principal diferença entre a prótese de porcelana com metal e a prótese de porcelana com zircônia certamente é a coloração.
O reforço metálico pode ser visto dentro da porcelana, mas apenas em ambientes muito iluminados.

Como funciona a prótese de zircônia?
O reforço da prótese em zircônia é branco, portanto mais discreto dentro do revestimento de porcelana. As próteses em porcelana em zircônia também permitem uma melhor personalização da tonalidade. Veja este caso de Prótese fixa sobre implantes superior e inferior em zircônia.
Saiba mais sobre próteses dentárias sobre implantes
A prótese em porcelana pode ser projetada para encaixar perfeitamente nos implantes já existentes. Inicialmente qualquer pessoa que já faz uso de prótese protocolo em resina é apta a substituí-la por prótese em porcelana e não há contra indicação. A zircônia pode ser utilizada também para elaborar outros tipos de prótese como as coroas de zircônia.
Conheça a Clínica ImplArt
A Equipe ImplArt é formada por profissionais especializados em implantes dentários e confecção próteses estéticas. Além disso, possui estrutura equipada com sistema CEREC 3D que pode agilizar consideravelmente a confecção da prótese em porcelana.
O sistema CEREC permite fazer o projeto tridimensional da prótese em harmonia com sua boca e você pode acompanhar tudo antes mesmo de começar o tratamento. Então entre em contato conosco e agende sua consulta.
Endereço e Contatos
Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112
Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista
Ola vou fazer um implante com quatro pinos prótese fixa.como eu fumo.estou com medo de rejeição. E tbm gostaria de saber.qual a melhor qualidade. Em colocar de porcelana.não conheço. Nenhuma me ajudem por favor estou mto nervosa.obrigada.bjs
Sou de araruama. Tem como fazer o implante?
Olá, por ocasião da pandemia de covid, poderemos realizar consultas online no dentista para uma conversa inicial.
Caso tenha interesse podemos combinar, por favor entre em contato com nosso WhatsApp
Ola, uma duvida, coloquei o protocolo superior, no consultório achei bom, mas quando fui olhar os detalhes do falar, sorrir em casa,verifiquei que os dentes não aparecem quando falo, somente quando abro o sorriso, também achei que ficaram pequenos. Pergundo: Podemos colocar um pequeno calço por traz dos pinos para baixar mais o protocolo e melhorar a estética para não mecher no protocolo, Ou poderia substituir os dois dentes da frente por maiores na mesma protese.
Se os dentes da prótese protocolo não aparecem no sorriso ou ao falar podem haver algumas causas:
1- a prótese não tem volume suficiente na região da gengiva e não da sustentação ao lábio. Caso houvesse mais volume ali o lábio ficaria mais para cima e favoreceria o aparecimento dos dentes.
2 – Pode ser um erro do laboratório de Prótese
3 – Poderia ser um “erro” de julgamento do dentista.
4 – Em alguns casos a anatomia do paciente é assim mesmo e não há maneira de mostrar mais os dentes.
Caso se deseje fazer uma correção depois da prótese pronta, uma nova peça terá que ser feita pois é impossível corrigir uma prótese dentária já pronta.
Coloquei protocolo com dentes de resina importada conhecida no mercado, há um mês e meio e a parte interna dos dentes da frente, tanto superior como inferior, estão manchadas… gosto de tomar vinho, porém não tomo todos os dias e nem todas as semanas, tomo café apenas uma vez p dia e as vezes nem tomo… Qual seria a razão? Normamente, quanto tempo demora para isso acontecer?
Muito obrigada.
Os dentes das próteses dentárias sobre implante estão sujeitos a manchas externas causadas pela alimentação, da mesma forma que os dentes naturais.
Adicionalmente, os dentes de resina acrílica dos protocolos convencionais são feitos de plástico e portanto podem ter manchamento interno com o tempo.
Nesse sentido os dentes de porcelana (metalocerâmica e zircônia) levam vantagem, pois não incorporam manchas da alimentação.