Alguns medicamentos utilizados para tratamento possuem substâncias da classe dos bifosfonatos, que em suma têm a função de fortalecer a matriz óssea tornando-a mais resistentes à fraturas.

Interferência entre o alendronato de cálcio e o implante dentário

O paciente interessado em colocar implantes dentários, primeiramente passa por uma criteriosa avaliação do cirurgião implantodontista para assegurar que ele é um bom candidato a recebê-los. 

Um dos critérios avaliados é o uso contínuo de medicamentos, principalmente os utilizados para tratamentos de doenças relacionadas com a perda mineral óssea, como a osteoporose e alguns tipos de câncer.

Entretanto, a formação óssea em excesso na região da mandíbula e dos maxilares dificulta a nutrição do osso e a perfuração para colocação de implantes dentários. Nessas condições pode causar uma osteonecrose e dessa maneira a perda definitiva dos implantes, além de outras complicações.

Leia as dúvidas frequentes sobre implantes dentários.

Portanto, o uso contínuo destas substâncias é contra indicado nos meses anteriores e posteriores a cirurgia para colocação de implantes dentários. Antes de mais nada, é extremamente importante que o paciente seja sincero em declarar ao cirurgião implantodontista sobre qualquer medicamento que esteja tomando.

Sobretudo, o tratamento deve ser feito em integração com o médico que receitou o medicamento. Ele deve avaliar possibilidade de suspendê-lo por um determinado tempo (pelo menos três meses antes e três meses após a cirurgia).

O médico também devera solicitar exames laboratoriais para que haja monitoramento das substâncias no organismo. Além disso, solicita exames de imagem para avaliar as atuais condições ósseas da mandíbula bem como maxilares.

Principais substâncias da classe dos Bifosfonatos que podem estar presentes em medicamentos e merecem atenção antes que ocorra a cirurgia de implantes dentários:

  • Alendronato de sódio
  • Etidronato de sódio
  • Ibandronato de sódio
  • Pamidronato
  • Risedronato de sódio
  • Tiludronato de sódio
  • Ácido zoledrônico
  • Clodronato
  • Ácido Alendrônico

Clinica ImplArt

A Clínica ImplArt é composta por profissionais especialistas em implantes dentários, tendo realizado milhares de procedimentos com seriedade e resultados muito satisfatórios. Então venha nos fazer uma visita!

Endereço e Contatos

Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112

Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista

11 3262-4750

11 3262-4750

contato@implart.com.br

clinica_implart

ImplanteDentarioClinicaImplArt

@implart

ClinicaImplart