Skip to main content
admin ajax.php?action=kernel&p=image&src=%7B%22file%22%3A%22wp

Por que trocar sua prótese fixa sobre dentes por implante com coroa?

A prótese fixa sobre dentes é uma solução eficaz para suprir dentes ausentes, mas existem algumas desvantagens se ela for comparada aos implantes dentários com coroa. A principal e a mais preocupante desvantagem é a reabsorção óssea que ocorre ao longo dos anos e pode comprometer a estética bem como a saúde do paciente.

A reabsorção óssea é uma complicação comum na prótese fixa sobre dentes. Isso pode afetar tanto a estética quanto a saúde do paciente. Além disso, a prótese fixa pode exigir um desgaste dos dentes adjacentes saudáveis, o que pode ser prejudicial a longo prazo. Outra desvantagem é a dificuldade de higienização adequada da prótese fixa, o que pode levar a problemas dentários e gengivais. Por fim, a prótese fixa pode apresentar um maior risco de fraturas ou descolamentos em comparação com os implantes dentários com coroa.

Vamos abordar mais profundamente o tema a seguir:

Implante dentário traz segurança e tranquilidade

O paciente tem a alternativa de trocar sua prótese fixa sobre dentes por implante com coroa para individualização da prótese. Sobretudo, a forma de instalação da prótese fixa sobre dentes é muito diferente da colocação de implantes com coroa. Então veja na imagem a seguir como é esse procedimento.

prótese fixa sobre dentes
A imagem mostra a ausência de um dente e a indicação da prótese fixa para preencher esse espaço. A instalação desse tipo de prótese exige o desgaste dos dentes vizinhos para que eles sejam usados como suporte. Observe que a peça protética é inteiriça e o paciente não consegue passar fio dental entre os dentes.

Já o Implante dentário traz segurança e tranquilidade. O paciente tem a alternativa de trocar sua prótese fixa sobre dentes por implante com coroa para individualização da prótese. Sobretudo, a forma de instalação da prótese fixa sobre dentes é muito diferente da colocação de implantes com coroa.

Como dito anteriormente, o grande problema desse tipo de prótese é o avanço da perda óssea que acontece ao longo do tempo. Isso ocorre porque o osso que sustentava o dente ausente não tem mais função e o organismo inicia um processo de reabsorção desse osso. Tanto tecido ósseo como gengiva vão se recolhendo ao longo tempo e a prótese não acompanha esse movimento, portanto, um espaço extra pode surgir entre a prótese e os tecidos.

Tudo isso causa um grande comprometimento estético do sorriso.

Além do prejuízo estético, há certamente risco para a saúde do paciente. O desgaste dos dentes vizinhos para instalação da prótese fixa deixa os dentes fragilizados e sujeitos a fraturas, doenças periodontais bem como infiltração bacteriana.

O recolhimento do osso e gengiva expõe as raízes dos dentes vizinhos, deixando-as suscetíveis a cáries e proliferação bacteriana nas polpas dentárias. Nesse caso, o paciente pode precisar passar por um tratamento de canal ou até mesmo extrair os dentes.

A grande vantagem em substituir a prótese fixa sobre dentes por implante com coroa certamente é a paralisação da reabsorção óssea. A inserção do pino de implante no osso substitui a raiz do dente perdido. Ou seja, o organismo entende que o osso ali na região ainda tem função de suporte. Veja esses exemplos na imagem a seguir:

implantes_tipos

Existem ainda outras vantagens do implante com coroa:

  • A possibilidade de utilizar fio dental;
  • A preservação da integridade dos dentes vizinhos (que não precisam sofrer desgastes);
  • A proteção do tecido ósseo e gengival contra doenças periodontais e infiltrações;
  • É mais resistente e durável em relação à prótese fixa sobre dentes ou prótese móvel;
  • O restabelecimento da função mastigatória e da segurança para falar e sorrir;
  • Resultado certamente estético. A coroa protética imita cor, textura e formato dos dentes vizinhos e ficam indistinguíveis no conjunto do sorriso.

Curiosidade: Recentemente recebemos um paciente que confundiu o termo Prótese Fixa por Prótese Fisica.

Conclusão

É recomendada a substituição da prótese fixa sobre dentes por implante com coroa o quanto antes para evitar perda óssea. Se o paciente usa prótese fixa sobre dentes por muitos anos e há perda óssea, será avaliado para saber se implante com coroa é viável.

O implante dentário precisa de volume ósseo para ser instalado (deve ficar dentro do osso). Portanto pode ser necessário reconstruir o volume perdido com enxerto ósseo e gengival. Os dentes que foram utilizados como suporte da prótese fixa precisam de avaliação para determinar se poderão ser mantidos ou extraídos.

Se for constatado que eles poderão ser mantidos, o dentista pode restaura-los com coroa protética para dar forma e proteção ao dente. Em caso de dúvidas, agende uma consulta ou então entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo.

Endereço e Contatos da ImplArt, considerada como a melhor clínica de estética de dentes no Brasil. (The best dental clinic in Brazil)

Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112

Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista

11 3262-4750

e4a866273b935661cac2c6ad61c15fef

Escrito por: Dr. Markarian – Implante Dentário

Sobre o Autor: O Dr Markarian é o responsável pela Clínica de Implante Dentário – ImplArt. É especialista em Implantodontia e Prótese Dentária. Possui também titulações acadêmicas como Mestrado e Doutorado. Produz continuamente artigos científicos e capítulos de livros com impacto internacional. Já realizou mais de 10.000 tratamentos com implante dentário e reabilitação oral.

Comments (2)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Escanear o código