Você sabia que implante dentário e prótese convencional são coisas diferentes?

O implante serve de apoio para fixação de uma prótese, o que oferece mais conforto e segurança ao usuário.

Como funcionam as próteses dentárias convencionais

Há vários tipos de próteses dentárias convencionais, sendo que uma das classificações possíveis é quanto à fixação: Prótese Removível ou Prótese Fixa.

Prótese Dentária Removível: uma prótese removível convencional é apoiada sobre gengiva e pode ser retirada quando necessário (não é fixa)

No entanto essa prótese removível convencional pode apresentar mobilidade e até em alguns casos machucar. Se a prótese dentária contiver grampos, eles podem danificar os dentes vizinhos de apoio.

As próteses dentárias móveis podem ser feitas em alguns materiais: estrutura metálica + dentes de resina, puramente de resina sem estrutura metálica, ou também em silicone flexível.

Prótese Dentária Fixa: As próteses fixas unitárias (coroas de porcelana) ou parciais podem ser cimentadas em dentes previamente desgastados com o intuito de reabilitar dentes que foram parcialmente ou inteiramente danificados (normalmente por cárie avançada, doença periodontal avançada ou fratura grave).

A fixação de prótese dentária fixa é feita com um travamento de forma mais rígida nos dentes vizinhos, sendo cimentada no final do tratamento.

As coroas dentárias são habitualmente confeccionadas em porcelana, material altamente resistente e que imita bem a função, textura e cor dos dentes naturais.

As coroas completas de porcelana também podem ser fixadas sobre implantes dentários.

As próteses Dentárias fixas podem ser feitas em vários materiais: com reforço interno metálico (metalocerâmica), com reforço não metálico (Metal-free em zircônia), em porcelana pura ou em zircônia pura maquiada.

Conheça a prótese projetada por computador.

Qual é melhor? a prótese dentária convencional ou a prótese sobre implante?

Depende da situação. A indicação do procedimento adequado é feita em situações distintas.

A coroa cimentada sobre dente é indicada quando o dente ainda pode ser mantido, ou seja, a polpa (raiz) dentária esta preservada ou tratada por canal.

Neste caso, a coroa serve para substituir a região comprometida da superfície dentaria.

Todavia quando há dentes muito comprometidos por cáries, fraturas ou doenças gengivais, a melhor opção é retirar esse dente e colocar um implante em seu lugar.

Esse implante substitui a raiz dentária e tem a função de sustentar a prótese fixa sobre ela, enquanto que as coroas cimentadas sobre dentes ainda utilizam a sustentação da raiz natural.

Coroa em porcelana, pronta para ser colada sobre o dente

O implante é utilizado para cumprir a função da raiz dentária na ausência do dente ou quando a extração dele é inevitável, sobre esse implante será fabricado um dente artificial.

Qual é a diferença na execução dos do implante ou das próteses convencionais?

A aplicação da coroa dentária fixa sobre dente é simples. O dentista faz uma limpeza da superfície dentária comprometida e realiza um desgaste no dente até que o formato permita o encaixe de um dente por cima, sem machucar a polpa (canal).

Em seguida retira um molde da região para enviar ao laboratório protético, que faz a coroa de acordo com essas medidas. Entretanto a prótese finalizada é colada com cimento odontológico no dente preparado.

Já os implantes dentários são colocados em duas etapas, a primeira é a cirurgia de inserção dos pinos no osso.

A segunda etapa é a fixação das próteses sobre os implantes que é feito dentro de 3 a 6 meses, mas o paciente fica com uma prótese provisória nesse período.

Então, o tempo necessário para fixação da prótese sobre o implante é variado, porque depende do processo cicatricial de cada paciente.

Agende uma consulta e conheça a Clínica ImplArt e a nossa equipe especializada em implantes dentários. Ficaremos felizes em atendê-lo!

implante_dentario

(11) 3262-4750

contato@implart.com.br

Fale Conosco

WhatsApp: (11) 99598-1866

Skype: clinica_implart

Facebook: ImplanteDentarioClinicaImplArt

Twitter: @implart

Instagram: ClinicaImplart

implante dentario implante dental
Não confunda implante com prótese convencional
Article Name
Não confunda implante com prótese convencional
implante dentario implart
Você sabia que implante dentário e prótese convencional são coisas diferentes?
implante dentario implart
implante dentario implart
Clínica ImplArt
Publisher Logo
Open chat