Normalmente o paciente portador de diabetes tipo 2 descompensada não é um bom candidato para receber implantes dentários.

Como é bem conhecido, o organismo do paciente diabético tem dificuldade de cicatrização após uma cirurgia.

Tratando-se de implantes dentários não é diferente.

O sucesso da cirurgia de implantes dentários depende de um processo cicatricial que se chama osseointegração.

É quando o osso se regenera e envolve os implantes para mantê-los fixos e estáveis para suportar a carga mastigatória no decorrer dos anos.

Em pacientes diabéticos com dificuldade de cicatrização a osseoinegração pode não ocorrer e o implante amolecer ou sair do local ao qual foi inserido.

A outra grande preocupação na realização de cirurgia de implantes dentários em pacientes diabéticos certamente se deve ao risco de hemorragia.

Parece uma condição assustadora, mas a odontologia e implantodontia avançaram muito para atender esse público.

Hoje a cirurgia para implantes dentários têm sido realizadas e bem sucedidas em diabéticos com a doença controlada.

O bom cirurgião implantodontista se preocupa em prestar o melhor serviço para que o paciente fique satisfeito.

Em suma, ele só vai fazer a indicação da cirurgia se perceber que o paciente tem condições de passar por ela.

São solicitados exames complementares para que seja avaliado o estado de saúde, inclusive o índice glicêmico e a capacidade de coagulação.

O tratamento pode ser feito em conjunto com um endocrinologista, para que seja assegurado que o paciente esteja com a diabetes controlada.

Conheça mais dúvidas frequentes em implantes dentários

Implantes Guiados para diabéticos

Atualmente a cirurgia de implante dentário pode ser não apenas planejada, como também guiada por computador.

Neste planejamento o cirurgião vai identificar os melhores pontos para incisão, evitando assim cortes desnecessários.

Dessa forma, o paciente tem pouco ou nenhum sangramento e não corre o risco de ter hemorragias e infecções durante e após a cirurgia.

Também é necessário que o paciente esteja comprometido com o tratamento, fazendo o uso correto da medicação.

É importante que mude, na medida do possível, alguns hábitos para ajudar a controlar a diabetes, como por exemplo evitar o consumo de açúcar e alimentos gordurosos e adote a prática de exercícios.

Clinica ImplArt

implante_dentario

Pessoas com diabetes podem fazer implante dentário?
Pessoas com diabetes podem fazer implante dentário?
Clínica ImplArt