Você sabia que ausências dentárias podem gerar um desequilíbrio na boca bem como problemas funcionais que vão além do comprometimento estético?
Dessa maneira, os dentes podem ficar desalinhados e a principal explicação é bem simples: a gravidade. A falta de dentes pode ocorrer por motivos naturais como a agenesia congênita, por motivos traumáticos (fratura do dente e raiz), por uma infecção gengival e periodontal, ou por uma cárie muito extensa.
1 – Ausências dentárias geram problemas no osso do maxilar
Quando há a perda de um elemento dentário sem sua substituição imediata, em resumo inicia-se um processo natural de perda óssea no local.
2 – Pela ausência de dentes os dentes restantes podem entortar
Isso pode fazer com que os dentes vizinhos percam parte da sustentação e comecem a inclinar. O processo ocorre como um efeito dominó, e ao longo dos anos, todos os dentes remanescentes podem ficar tortos por consequência das ausências dentárias.
3 – Quando faltam dentes podem haver infecções gengivais
Dentes desalinhados, além de inestéticos, podem dificultar a adequada higienização oral e por conseqüência desencadear o surgimento de doenças periodontais. Por exemplo o acúmulo de placa bacteriana e tártaro, cárie, gengivite e problemas de canal.
4 – A diminuição do número de dentes causa problemas de mordida – oclusão
A perda de mais elementos dentários em longo prazo pode prejudicar a oclusão da arcada, além disso atrapalhar a correta mastigação.
Saiba mais sobre implante unitário.
5 – Problemas estéticos por ausências dentárias
Com o espaço deixado pelo dente faltante, haverá naturalmente um problema estético. Algumas pessoas somente se preocupam quando falta um dente visível, porém mesmo os dentes que não aparecem inicialmente geram consequências estéticas nos demais.
Por isso é muito importante que na ocasião de ausências dentárias e perda de um ou mais dentes (ausência dentária), por qualquer maneira que ela tenha ocorrido, seja tomada a providência adequada o quanto antes.
A indicação, quase sempre, é a reposição imediata do elemento dentário com o reimplante do próprio dente (quando possível) ou então com uma prótese dentária, que pode ser fixa ou móvel.
Porém algumas vezes é necessário fazer um tratamento com aparelho dentário fixo previamente para preparar a boca antes de fazer a implantação de um dente. Nesses casos, em nossa clínica dental especializada há uma integração entre a ortodontia e a implantodontia.
Clinica ImplArt
Endereço e Contatos
Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112
Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista