Mini implante ortodôntico é muito eficaz e ajuda na movimentação dentária com aparelho fixo. Entretanto deve ser planejado por especialistas

O mini implante ortodôntico é utilizado com frequencia cada vez maior por ortodontistas. Trata-se de pequenos parafusos de aço ou de titânio, com comprimento aproximado de 1 cm, que possuem na extremidade suportes para fixar o fio ortodôntico ou outros dispositivos do aparelho.

Estes implantes menores ajudam na realização de forças maiores na boca, além disso aposentaram o uso daqueles aparelhos antigos que abraçavam toda a cabeça das pequenas crianças (eram aqueles aparelhos apelidados de freio de burro).

mini_implante_ortodontico

Exemplo de mini implante com comprimento aproximado de 1 cm

Exemplos de implantes menores já posicionados de forma a otimizar as movimentações com aparelhos dentários fixos.

Indicação dos pequenos implantes

A indicação dos mini implantes é feita em conjunto pelo ortodontista (especialista em aparelhos) e o implantodontista (especialista em implante dental), em casos em que é necessária uma fixação maior para o aparelho ortodôntico, facilita a movimentação dos dentes e dessa forma a torna mais rápida e eficiente.

Instalação dos implantes pequenos para ortodontia

A instalação do mini implante ortodontico é rápida e indolor, sendo necessária somente anestesia local, e pode demorar entre 5 e 20 minutos em média. Portanto, não é necessário ter medo destes implantes menores, pois sua instalação é indolor e rápida. O mais importante é que seja colocado na posição correta, a ser indicada pelo ortodontista, para máxima eficiência. Depois de instalado o implante ortodôntico não incomoda e fica somente com a parte de trabalho aparente, e as roscas ficam internas, no osso. Deve ser escovado com frequência, mas mesmo assim pode haver ligeira inflamação gengival.

Integração ortodontia e implantodontia

Após o final do tratamento o parafuso é removido facilmente pelo implantodontista, e o aparelho deve ser removido pelo ortodontista. Qualquer dor, sensibilidade e mobilidade do implante ortodôntico é anormal e o paciente deve comunicar de forma imediata ao dentista. Não devemos confundir os mini implantes para ancoragem ortodônticas com implantes curtos para restauração dental.

Endereço e Contatos

Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112

Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista

11 3262-4750

11 3262-4750

contato@implart.com.br

clinica_implart

ImplanteDentarioClinicaImplArt

@implart

ClinicaImplart