O aparelho ortodôntico fixo pode ajudar a resolver problemas estéticos e funcionais nos dentes. Entre os problemas dentários mais comuns na ortodontia temos a ausência dentária, a agenesia dental, o apinhamento dentário, os problemas de crescimento nos ossos da boca.

Contudo, um tratamento com aparelho ortodôntico mal conduzido certamente pode trazer graves consequências ao paciente, inclusive a perda dentária. 

Isso ocorre geralmente por má conduta de profissionais que não são especializados em ortodontia, portanto não possuem conhecimento especifico necessário para executar e acompanhar o tratamento.

Qual o especialista que cuida de aparelho dentário fixo?

O ortodontista é um dentista com especialização em ortodontia, ou seja, só ele possui conhecimento para realizar o tratamento ortodôntico com segurança. Parece exagero, mas existem clínicas que se utilizam de profissionais não especializados para conduzir o tratamento, ou com dentistas sem especialização em ortodontia, ou até pior, com auxiliares que sequer são dentistas. 

Os tratamentos com aparelho ortodôntico realizados por profissionais sérios e especializados começam, antes de tudo, com planejamento detalhado. É possível portanto determinar a duração do tratamento até que se chegue ao resultado pretendido, com todas as etapas explicadas ao paciente.

É sempre bom lembrar também que o tratamento com aparelho ortodôntico precisa de supervisão de um dentista clínico geral ou especialista que irá acompanhar a evolução do caso podendo realizar tratamentos clínicos quando necessário.

Ainda, em casos nos quais faltem dentes e envolva um planejamento com futuras próteses ou implantes dentários, o envolvimento de um especialista em prótese (Protesista), ou um especialista em implante dentário (implantodontista) podem ser necessários.

Saiba mais sobre tratamentos ortodônticos

Quais são os erros mais comuns em um tratamento ortodôntico fixo

Veja alguns problemas que podem surgir durante ou depois de um tratamento com aparelho ortodôntico mal conduzido:

  • Movimentação inadequada dos dentes. A mordida pode ficar aberta ou fechada demais. Os dentes tortos, encavalados ou na posição errada;
  • Aplicação de força exagerada;
  • Duração do tratamento mais longo que o necessário;
  • Contaminação dos materiais utilizados;
  • Falta de controle para evitar cáries e doença periodontal;
  • Dores e estalos na articulação têmporo-mandibular;
  • E no pior dos casos, a perda dentária.

Por que pode ocorrer perda de dentes em decorrência do tratamento ortodôntico mal conduzido?

A força do aparelho ortodôntico exercida de forma errada sobre os dentes pode causar a reabsorção da raiz dentária e perda óssea. Portanto, a falta de sustentação óssea dos dentes leva a sua perda. 

Por isso é muito importante que você procure clínicas de confiança e saiba se o profissional dentista é especializado em ortodontia. Desconfie de ofertas tentadoras, como por exemplo, clínicas que oferecem aparelhos gratuitos ou muito baratos e cobram “apenas” mensalidades de manutenção, ou técnicas milagrosas.

Jamais se submeta a um tratamento ortodôntico sem necessidade (para acompanhar uma moda) ou realizado por profissionais não especializados.

O que preciso fazer após um tratamento com aparelhos

Após um tratamento com aparelhos você poderá precisar de alguma complementação com recursos de odontologia estética como clareamento dental, facetas de porcelana, resinas e é claro uma boa limpeza nos dentes.

Observe que as consequências de um tratamento errado com aparelhos podem ser desastrosas e irreversíveis. Agende uma consulta e então conheça a Clínica ImplArt Day Clinic e a nossa equipe especializada. Ficaremos felizes em atendê-lo!