Skip to main content
dente mole dentes moles o que causa

Dente mole: o que é, porque acontece, tratamentos e soluções possíveis

Ter um dente mole é normal quando você é criança. Porém se você for adulto, ter um dente permanente mole pode significar um problema.

Os dentes saudáveis tem apenas uma mínima (quase invisível) movimentação que pode ser considerada normal, e ocorre pela flexibilidade do ligamento que une o dente ao osso. Fora isso, os dentes não se movem em uma boca saudável. Portanto se você perceber mobilidade, sensibilidade ao morder ou tocar o dente com o dedo, você deve comparecer para uma consulta odontológica com urgência.

Há tratamentos para dentes moles, que podem ajudar a firmá-los mas o sucesso dos procedimentos dependem da causa. A maioria dos casos de dentes moles em adultos podem acontecer por má higiene dental prolongada, doença periodontal e gengival avançada, traumas, bruxismos, durante a gravidez, ou induzida por problemas de saúde.

Aprenda neste texto sobre dentes adultos que estão amolecidos, quais as causas e como tratar um dente mole.

Quando o dente fica mole o que pode ser?

Os dentes ficam moles essencialmente porque perderam de suporte estrutural e estão em processo de soltura do osso e da gengiva. Você pode notar que um dente parece estar mole ao escovar, usar fio dental ou comer. Além da mobilidade aparente, você também pode sentir sangramento, coceira ou inchaço nas gengivas e recessão gengival.

Em outras situações o dente está firme, mas você percebe que ele está se deslocando com o tempo, em relação ao seu lugar original, e ficando torto ou saliente. Este deslocamento sem causa aparente também é um sinal de alerta.

É normal o dente ficar mole?

Não é normal que um dente fique mole e todas as possíveis causas devem ser investigadas para identificar qual o motivo específico que deixou o dente mole.

dentes moles com perda ossea
Imagem de dentes superiores afetados por doença gengival, perda ósse a e retração. A falta de sustentação no osso do dente causou a moiblidade dos dentes da frente.

O que fazer quando o dente fica mole?

O ideal é agendar um exame com nossos especialistas se você notar que um dente amoleceu. Se deixada sem tratamento, a condição pode piorar gradualmente e causar danos à raiz, osso do maxilar e às gengivas, o que pode levar à infecção. Por isso, contate-nos imediatamente se você notar algum dos seguintes sintomas:

  • Uma dor de dente muito forte
  • Feridas na língua ou nos lábios
  • Mudanças na forma, cor ou inchaço das gengivas
  • Sangramento nas gengivas ao morder ou mastigar
  • O aparecimento de pús na boca
  • Mau hálito ou gosto ruim na boca frequente
  • Esmalte dentário escurecido
  • Placas Brancas ou escuras aderidas aos dentes
  • Mobilidade dentária excessiva
  • Dentes com sensações estranhas como pulsando ou formigando
  • Dores de cabeça frequentes
  • Dentes entortando sem causa aparente

O QUE CAUSA DENTES MOLES EM ADULTOS?

Os dentes adultos são feitos na natureza para durar a vida toda, se forem bem cuidados. Entretanto, se você tem um dente permanente mole, precisaremos investigar o motivo clinicamente.

Abaixo discutiremos as principais causas de dentes moles na dentição permanente / adultos.

DOENÇA GENGIVAL / PERIODONTAL

A doença gengival ocorre como o resultado de uma má higiene dentária contínua. Se você não escovar os dentes (e gengivas) corretamente, não usar fio dental e não fizer limpezas de rotina no dentista, o tártaro e as bactérias podem se acumular sob as gengivas e causar uma infecção – a doença periodontal. Além disso, a doença periodontal avançada pode fazer com que as gengivas se afastem dos dentes.

Entretanto, a doença periodontal é tratável quando detectada precocemente e, se o seu dente mole for resultado de uma doença gengiva inicial, há uma boa chance de que ele possa se firmar com o tratamento periodontal e melhora na sua higiene bucal.

dente mole por doença gengival
Comparação entre a estrurura de um dente normal, e dentes com progressivos graus de doenças gengivais. Conforme avança a doença periodontal, o dente tem menos sustentação e com isso vai ficando mais mole.

Fique também atento aos sinais da doença periodontal:

  • Sangramento nas gengivas : Se você tem doença gengival, o sangramento nas gengivas durante a escovação é um dos sintomas mais comuns.
  • Gengivas inchadas: As gengivas com a doença periodontal podem inchar, fazendo com que pareçam ligeiramente salientes e volumosas, podendo causar dor e sensibilidade. Essa gengiva inchada normalmente também sangra. Além disso, o inchaço pode piorar após irritação nas gengivas, seja pela escovação ou por certos tipos de alimentos ou bebidas.
  • Retração gengival: Quando a doença gengival progride, você pode notar que as gengivas se afastam deixando o dente mais longo. Dependendo do tamanho e localização, a retração gengival pode ser alarmante e criar problemas estéticos em seu sorriso.

Prevenindo a doença Periodontal

A melhor maneira de prevenir a perda de um dente adulto por doença periodontal é o atendimento odontológico adequado. Isso significa na prática que é necessário realizar exames regulares e limpeza profunda, bem como cuidados pessoais diários com os dentes e gengivas. Note que se descobrirmos o problema no início, provavelmente poderemos firmar seu dente mole e salvá-lo com o tratamento correto.

Se você quiser discutir uma opção de tratamento para um dente mole por doença periodontal em nossa clínica, oferecemos serviços especializados para pacientes com odontofobia. Você verá que nossa equipe é atenciosa e profissional quando entrar em contato conosco para marcar uma consulta.

dente mole e perda ossea 3
Nesta imagem da radiografia de um paciente com vários dentes moles, podemos comparar o que está acontecendo internamente no osso. Em azul delimitamos o nível ósseo atual, enquanto que em laranja destacamos como deveria ser se não houvesse perda óssea. Neste caso a mobilidade foi causada por perdas ósseas escondidas debaixo da gengiva e doença periodontal.

Acidentes e traumas podem amolecer os dentes

Uma queda, batida ou acidente de carro/moto/bicicleta são formas comum de os dentes permanentes lascarem, quebrarem, se amolecerem ou até se caírem. Além disso, ranger ou apertar os dentes por bruxismo pode forçar e desgastar o esmalte a ponto de os dentes ficarem amolecidos. Se o seu dente mole for resultado de bruxismo ou apertamento na mordida, nós poderemos tratar o problema com um protetor bucal especial (placa de mordida) antes que seus dentes fiquem permanentemente danificados.

Entretanto em casos nos quais os dentes ficaram desgastados além de moles, precisaremos agir com tratamentos reabilitadores e reconstrutores dos dentes.

A gravidez pode causar alterações nos dentes

Durante a gravidez, alterações nos níveis hormonais podem afetar o periodonto – os ligamentos e ossos da boca que sustentam os dentes e os mantêm no lugar. Por isso em algumas mulheres, os dentes podem ficar soltos quando o periodonto é afetado.

Felizmente, essas alterações devem desaparecer após o nascimento do bebê. Ainda assim, consulte-nos se tiver dentes moles durante a gravidez, para poder descartar outros fatores desencadeantes, como doenças gengivais mais complicadas.

E lembre-se: é seguro ir ao dentista durante a gravidez! Os tratamentos dentários preventivos, diagnósticos e restauradores são seguros durante a gravidez.

A Osteoporose pode prejudicar os dentes

A osteoporose é uma doença que enfraquece os ossos do corpo e facilita sua fratura, pois causa osteopenia. Os ossos do quadril, da coluna e do punho são afetados com mais frequência pela osteoporose, mas a doença pode enfraquecer qualquer osso do corpo, inclusive os maxilares.

“Uma pesquisa sugere uma ligação entre a osteoporose e a perda óssea na mandíbula”, relata o NIH dos Estados Unidos . O osso da mandíbula sustenta e dá firmeza aos dentes. Quando o maxilar se torna menos denso, pode ocorrer perda dentária, uma ocorrência comum em pessoas mais idosas .”

Uma observação: alguns medicamentos usados em tratamentos para osteoporose e osteopenia (alendronatos/bifosfonatos), podem ser conflitantes com cirurgias dentárias, por isso temos que saber de todo o seu histórico médico.

tratamentos mais comuns e eficientes para dentes moles
A limpeza profunda das gengivas é um dos tratamentos mais comuns e eficientes para dentes moles.

Fumar abala os dentes?

O cigarro causa amolecimento dos dentes porque prejudica a saúde e o funcionamento normal das gengivas e do osso que sustenta os dentes. O cigarro aumenta a temperatura da boca, favorece o acúmulo de placa bacteriana e reduz as defesas do organismo contra as infecções. Esses fatores podem levar à inflamação e à destruição do tecido gengival e do osso alveolar, expondo as raízes dos dentes e facilitando a ação de bactérias cariogênicas. O resultado é o enfraquecimento gradual e a perda dos dentes ao longo dos anos.

Os dentes podem ficar moles após o uso do aparelho alinhador ou aparelho fixo?

Sim, embora a sensação de dente mole que você possa sentir após o uso do aparelho pareça um pouco incômoda, não se assuste! Ter a sensação de movimento nos dentes após o uso de aparelho é bastante normal.

O objetivo do tratamento ortodôntico é alterar a posição dos dentes desalinhados. Isto é realizado ao longo de um período de meses a anos – tudo depende da movimentação necessária de cada dente para um alinhamento saudável e de quão bem você segue o plano de tratamento. Durante o tratamento com aparelho ortodôntico ou alinhador transparente, seus dentes se moverão gradualmente e, em seguida, se acomodarão na posição ideal durante esse período.

Quando meus dentes deixarão de ficar moles após o aparelho?

Assim como era normal que seus dentes ficassem mais móveis durante o osso do aparelho, isso também é esperado logo depois de sua finalização. Isso ocorre porque seus dentes estão presos ao maxilar por ligamentos. São tecidos bem finos mas resistentes e flexíveis, que desempenham um papel importante no alinhamento dos dentes! Também é necessário tempo para que o osso alveolar (o osso que segura as raízes dos dentes) endureça ao redor de cada dente. Então, sim, os dentes se mexem depois do aparelho – mas não para sempre! Muitos pacientes com aparelhos ortodônticos e alinhadores transparentes começam a sentir os dentes mais firmes dentro de alguns dias a algumas semanas.

A sensação de dente com mobilidade é a razão pela qual é TÃO importante usar uma contenção depois que o aparelho ou as placas alinhadoras transparentes forem feitas, especialmente enquanto os dentes ainda estão se acomodando em sua posição final.

É possível recuperar um dente mole?

Um dente mole pode ser tratado ? Na maioria dos casos sim, mas tudo depende do motivo pelo qual o dente está solto, e do grau em que está afetado.

Isto significa na prática que se o problema é incial, será tratado mais facilmente, enquanto que se for um problema mais avançado, com um grau de mobilidade muito grande, será mais difícil ou até impossível recuperar o dente.

Veja a seguir um resumo das principais causas dos dentes moles e possíveis tratamentos mais comuns:

  • Se um dente estiver amolecido devido a uma doença gengival, ele poderá ficar firme novamente com uma higiene dental consistente e adequada, caso seja um problema inicial. Nesses casos uma limpeza profunda com nossos dentistas é normalmente a melhor opção de tratamento.
  • Se um dente estiver mole devido a um trauma, e tiver uma grande mobilidade, provalemente não ficará firme novamente. Dependendo da gravidade e do tipo de dano ao dente, podemos ter que removê-lo e substituí-lo por um implante dentário ou prótese fixa. Em casos de impactos mais leves podemos tentar imobilizar os dentes por um tempo. A imobilização envolve unir o dente mole aos dentes adjacentes para ajudar a protegê-lo. É considerada uma solução temporária, pois a ligação com resina composta não dura muito.
  • Se um dente estiver com mobilidade durante a gravidez, ele provavelmente se firmará sozinho após o término da gravidez. Mesmo assim, é uma boa ideia visitar-nos se um dente estiver com mais mobilidade durante a gravidez para confirmar a causa.
  • Se um dente estiver solto devido à osteoporose, você terá algumas opções de tratamento. O enxerto regenerativo de osso e gengiva podem ajudar a reconstruir o osso e o tecido ao redor dos dentes. Depois de reconstruídos, os implantes dentários podem ser instalados para fortalecer e restaurar o seu sorriso.
  • Dentes moles por diabetes : Pessoas que vivem com diabetes podem achar que a doença gengival piora devido aos efeitos da doença. Tratamentos eficazes para diabetes reduzirão esse problema.
dente mole por trauma
Esta paciente sofreu um trauma praticando esporte que amoleceu todos os dentes da frente. A solução foi realizar uma contenção temporária, que irá segurar os dentes por algum tempo até que se firmem novamente. O caso está com acompanhamento de mais de 8 anos, com sucesso.

Como fixar e tratar um dente mole?

Como a causa mais comum de dente mole em adultos é a doença gengival, os principais tratamentos periodontais resolvem esse problema subjacente. Entretanto algumas outras manobras e tratamentos podem ser possíveis, de forma cirúrgica ou não cirúrgica:

Tratamentos não cirúrgicos para dentes amolecidos

  • Imobilização-Splintagem- Contenção: Se o dente estiver solto devido a uma batida ou trauma, podemos tentar imobilizar o dente, ou conjunto de dentes.
  • Limpeza Profunda:  Se um dente estiver solto devido a má higiene dentária e/ou doença gengival, o podemos tentar salvar o dente através de uma limpeza profunda. Durante uma limpeza profunda, um higienista dental removerá a infecção que se espalhou pela linha da gengiva, causando retração gengival. Depois que a infecção for eliminada, há uma boa possibilidade de que as gengivas cicatrizem e se contraiam ao redor do dente, permitindo sua maior fixação.

Tratamentos cirúrgicos para dentes moles

  • Enxerto ósseo dentário: Envolve a colocação de osso sintético ou natural ao redor da raiz enfraquecida para ajudar a regenerar novo tecido ósseo e gengival. Este procedimento é comum quando há doença periodontal, que enfraquece o osso que envolve a gengiva doente. Mas antes de fazer, a doença tem que estar controlada. O enxerto ósseo nem sempre é possível, portanto cada caso precisa ser avaliado.
  • Cirurgia de limpeza interna das gengivas : Em casos de doença gengival avançada, precisaremos em alguns casos, remover o tecido gengival problemático. A cirurgia pode ser a única opção para prevenir maior perda óssea na boca e impedir a progressão da doença periodontal. Portanto, é realizada para eliminar o cálculo que se acumulou nas bolsas profundas da gengiva, facilitando a limpeza. Se tudo correr bem e o procedimento for um sucesso, suas gengivas ficarão bem ajustadas ao redor dos dentes e secas, porém ainda retraidas.
  • Regeneração tecidual guiada (RTG): Este procedimento cirúrgico adota o uso de membranas regenerativas, que estimulam a regeneração tecidual onde foram destruídos pela periodontite. 

Porém , se o dente não puder ser salvo, pode ser necessário extraí-lo e substituí-lo por um implante dentário.”

Quais dentes podem ficar abalados?

Como a doença gengival é o resultado de bactérias presas à gengiva ao comer alimentos, o problema pode afetar e potencialmente afrouxar todos os dentes:

  • Dente molar mole: Esses são os dentes do fundo, os maiores, que usamos para triturar nossos alimentos, portanto, costumam ser locais onde as bactérias podem se acumular e as doenças gengivais podem se instalar. Nos dentes molares a perda óssea ocorre na região de bifurcação das raízes, também chamada da zona de furca.
  • Dente da frente amolecido: Os dentes da frente são os primeiros a receber um trauma durante uma queda, e são os mais comumente afetados por batidas na face.
  • Dente do siso inflamado e mole : Um dente do siso mais solto pode ocorrer porque eles surgem tarde na vida, e muitas vezes nascem em posições inclinadas que favorecem o acúmulo de bactérias. 

Após um tratamento bem sucedido para fixar o dente o que devo fazer?

Após um tratamento bem-sucedido, você precisará de cuidados consistentes e de longo prazo com seus dentes e gengivas, para evitar que a doença faça com que seus dentes se soltem novamente.

Os cuidados consistentes incluem escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, usar fio dental diariamente, evitar alimentos açucarados e adotar uma dieta equilibrada. Além disso, é importante fazer visitas regulares ao dentista para limpezas profissionais e exames odontológicos. Seguir essas práticas ajudará a manter seus dentes firmes e saudáveis a longo prazo.

E se eu não quiser tirar meu dente mole, o que acontece?

Deixar o dente mole na boca é um pedido comum de alguns pacientes que querem preservar ao máximo os dentes. Entretanto em alguns casos, pode não ser possível.

Isto ocorre pois alguns dentes estão tão comprometidos que começam a fazer mal ao corpo. O organismo por sua vez começa a querer expulsar o dente que passa a funcionar como um corpo estranho. A região fica cada vez mais irritada, com inflamação, pús e inchaço. Internamente no tecido está havendo uma gradual perda óssea e de gengiva, que por sua vez pode contaminar os dentes vizinhos.

Nesses casos é melhor remover logo esse dente antes que faça mais danos a sua boca e aos dentes ao redor!

Nós seremos os primeiros a sugerir a manutenção de seus dentes caso isto seja possível !

dentes moles unidos e ferulizados
Nesta imagem é possível ver que o dentista realizou uma união entre dentes que estavam moles com resina, um material da cor do dente. O intuito era tentar frear o avanço da perda óssea e doença periodontal. Neste caso o tratamento preventivo não foi eficiente e o paciente precisou realizar implantes da arcada completa.

Como arrancar um dente mole?

A técnica de remoção de um dente permanente mole depende da causa do problema e da avaliação do dentista. Nossos cirurgiões estão acostumados a remover dentes infectados nessas condições e sem causar dor alguma aos pacientes. De forma geral o dente mole também é mais fácil e rápido de remover do que um dente mais firme, justamente porque está mais solto.

Não é recomendado tentar arrancar o dente em casa, pois isso pode causar dor, sangramento, infecção e danos aos tecidos adjacentes. Além disso, a perda de um dente permanente pode afetar a estética, a mastigação, a fala e a saúde dos outros dentes. Por isso qualquer remoção tem que ser planejada em conjunto com o tratamento que irá repor o mesmo dente.

Como prevenir que dentes permanentes fiquem moles?

Qualquer causa de um dente amolecido é um motivo potencial de preocupação, mas a causa principal (doença gengival) é quase totalmente evitável através de uma simples higiene.

A ideia de um dente adulto amolecido pode ser preocupante, mas existem algumas maneiras fáceis de diminuir o risco de desenvolver dentes moles. 

  1. Pratique uma boa higiene bucal. Pode parecer óbvio, mas nunca é demais ressaltar a importância de uma boa higiene oral diária. Escovar por dois minutos pelo menos duas vezes ao dia e usar fio dental diariamente pode ajudar muito a proteger sua saúde bucal. 
  2. Faça uma limpeza profissional a cada 6 meses. Embora a escovação em casa seja essencial, ela não substitui uma limpeza profissional. Além de ser mais completa, uma limpeza profissional também dá ao dentista a chance de detectar precocemente problemas de saúde bucal. 
  3. Evite produtos de cigarro. Fumar ou mascar tabaco regularmente é uma das principais causas de doenças gengivais. Cortar o tabaco pode reduzir significativamente o risco de doenças gengivais e câncer bucal. Além disso já sabemos que os cigarros eletrônicos, os famosos vapes também fazem mal aos dentes.
  4. Faça tratamentos para evitar ranger dos dentes (bruxismo). Se você range ou aperta os dentes com frequência, uma placa de mordida (também chamada de protetor dentário ou protetor noturno, ou placa mio-relaxante) pode ajudar a proteger o dente mole contra danos. 
  5. Use um protetor bucal ao praticar esportes de contato para proteger os dentes.

E no final do dia se não for possível firmar os dentes soltos, teremos algumas opções que veremos a seguir.

Opções para substituir um dente perdido

Um dente perdido certamente pode mudar a aparência do seu sorriso. Quer a perda de um dente seja resultado de uma doença gengival, lesão, cárie dentária grave ou uma condição genética, a falta de um dente pode causar vários problemas. Independentemente da forma como um dente é perdido, isso pode impactar negativamente o alinhamento dos dentes ao longo do tempo e causar uma série de problemas no futuro se não for substituído.

Às vezes, o valor dos seus dentes não é percebido até que eles sejam perdidos e, infelizmente, os dentes não duram para sempre. Até a perda de um único dente pode ter um impacto negativo na sua saúde oral e na sua confiança. A falta de um ou mais dentes também pode afetar a fala, a capacidade de mastigar os alimentos, a integridade do maxilar e causar o deslocamento lento dos dentes para alguns dos espaços vazios. Felizmente, existem várias opções excelentes disponíveis para substituir o dente ou dentes perdidos e ajudar a restaurar o seu sorriso, incluindo:

Placas miorelaxantes e protetores bucais

Dentes moles às vezes são causados ​​quando as pessoas rangem os dentes enquanto dormem (bruxismo). Nesse caso, o dentista coloca no paciente um protetor bucal que protege contra o ranger e os danos decorrentes durante o sono. Sem estresse adicional sobre os dentes, um dente mole pode cicatrizar e ficar firme novamente.

Implantes dentários

Se o dente não puder ser salvo, um implante dentário oferece uma solução permanente. Introduzidos na década de 1980, os implantes costumam ser a primeira escolha do dentista para substituir um dente porque são resistentes e duradouros. No entanto, para ser candidato, você deve ter osso e tecido mole suficientes para fixar o implante. Pacientes com doenças ou danos dentários graves podem não ser bons candidatos para implantes sem um procedimento para restaurar o osso. Além disso, a área deve cicatrizar antes que o dentista possa colocar uma tampa ou coroa no implante, um processo que pode levar três meses.

Pontes fixas

Antes da introdução dos implantes dentários, os dentistas frequentemente usavam pontes para substituir dentes perdidos. Uma ponte fixa fixa-se aos dentes adjacentes e funciona bem mesmo em pacientes com perda óssea. Além disso, não é um procedimento cirúrgico e não requer o longo tempo de cicatrização que um implante exige. Isso o torna uma opção para pacientes que desejam substituir dentes moles o mais rápido possível.

Para pacientes com vários dentes moles ou perdidos, as próteses parciais permanentes ou removíveis podem ser uma opção, especialmente se os dentes adjacentes forem saudáveis. As próteses parciais utilizam uma estrutura metálica e podem tornar-se permanentes ao serem fixadas aos dentes circundantes com cimento dentário e coroas.

Conclusão

Se você é adulto e está com dúvida sobre a possível causa, quer saber sobre opções de tratamento para seu dente mole, podemos ajudar. Nossa equipe altamente qualificada oferece atendimento para pacientes com medo de dentista, em nossa clínica odontológica de alta tecnologia. Temos experiência e ajudaremos a tornar todas as consultas odontológicas indolores e confortáveis.
Normalmente, um dente mole que ainda está preso tem uma causa como doença gengival avançada, ranger excessivo de dentes e lesões físicas na área.

Você pode facilmente agendar uma consulta em nossa clínica especializada, convenientemente bem próximo à Avenida Paulista em São Paulo.

Escanear o código
Open Chat
e4a866273b935661cac2c6ad61c15fef

Escrito por: Dr. Markarian – Implante Dentário

Sobre o Autor: O Dr Markarian é o responsável pela Clínica de Implante Dentário – ImplArt. É especialista em Implantodontia e Prótese Dentária. Possui também titulações acadêmicas como Mestrado e Doutorado. Produz continuamente artigos científicos e capítulos de livros com impacto internacional. Já realizou mais de 10.000 tratamentos com implante dentário e reabilitação oral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Escanear o código