Tratamento dentário e câncer: o que é preciso saber sobre esse assunto tão importante para a saúde e o conforto do paciente.

A dentição é importante para a mastigação, alimentação, digestão e absorção de nutrientes.

Para evitar problemas mais sérios e minimizar os desconfortos orais durante o tratamento oncológico é fundamental que o paciente procure tratamento dentário primordialmente desde o início.

O dentista vai avaliar as condições de dentes, gengivas, mucosas e ossos para identificar problemas em fase inicial e dar orientações úteis para que o paciente consiga passar por essa fase sem descuidar da saúde bucal.

Pessoas que estão em tratamento contra o câncer, como por exemplo a quimioterapia e radioterapia frequentemente apresentam alterações bucais, sendo as principais:

Mucosite

Inflamação da mucosa da boca e da garganta. Em consequência podem surgir úlceras e feridas dolorosas tanto quanto desconfortáveis.

Xerostomia

Conhecida como boca seca. O sintoma está relacionado com alterações nas glândulas salivares e por conseqüência da baixa produção de saliva.

Cáries

Podem surgir em virtude de boca seca e higienização oral inadequada (pacientes em tratamento podem sentir dor ou náusea ao escovar os dentes).

Infecções

Pacientes em tratamento contra o câncer frequentemente apresentam baixa imunidade e portanto estão suscetíveis a ter infecções orais.

Sangramento

Sangramentos nas gengivas e mucosas orais podem ocorrer em virtude de baixa no número de plaquetas.

Alterações de paladar

O tratamento contra o câncer pode desencadear alterações nas papilas gustativas e por conseqüência o paciente pode não sentir o sabor de determinados alimentos.

Leia mais: alimentos que fazem bem para a saúde bucal

Algumas dicas uteis são:

• Utilizar escovas de cerdas macias
  • Utilizar antissépticos sem álcool para evitar irritação da mucosa
  • O dentista pode indicar sessões de laserterapia para tratar a mucosite (o laser de baixa potência tem ação terapêutica anti-inflamatória, analgésica e cicatrizante. Quase sempre não tem contra indicação).
  • Para ajudar a estimular a produção de saliva, o paciente pode mascar gomas sem açúcar e se hidratar bem. O dentista pode receitar lubrificantes orais (conhecidos como saliva artificial) para reduzir os efeitos de boca seca.
  • Sangramentos são sinais de alerta e o paciente deve buscar atendimento odontológico a fim de identificar o que está causando. Algumas vezes pode estar relacionado com acúmulo de placa bacteriana nos dentes, o que irrita a gengiva. O dentista pode remover isso rapidamente em consultório dentário.
  • Infecções devem ser tratadas apenas com acompanhamento médico/odontológico.
  • Implantes dentários podem ser indicados para pessoas em tratamento contra o câncer, porem apenas depois de uma avaliação muito criteriosa do dentista e o médico, ponderando o risco benefício. Muitas vezes é preferível que o paciente se recupere bem, principalmente sua imunidade.
  • É recomendado a suspensão de tratamento ortodôntico com aparelho durante o tratamento oncológico para que evite irritação das mucosas e facilitar a higienização oral.

Se você ficou com alguma dúvida, então entre em contato conosco através de um dos canais abaixo.