Saiba o que fazer quando a prótese dentária machucando a gengiva, pois a prótese dentária não deve machucar ou causar feridas na boca. Existe um tempo tolerável de adaptação à uma nova prótese, mas isso não pode se estender por muito tempo, muito menos atrapalhar a mastigação e a fala.

O que fazer quando a prótese dentária está machucando a gengiva ou a prótese machuca a língua?

A prótese dentária tem que ser concebida para melhorar a vida da pessoa edêntula, não causar sofrimento.

Se a prótese dentária machuca ou até mesmo há feridas na boca por causa da prótese, algo não está correto. Logo a seguir estão listados alguns dos principais motivos para isso:

Prótese dentaria mal adaptada machucando

Isso ocorre por mal planejamento da prótese, mudanças naturais que ocorrem com os tecidos ósseo e gengival ao envelhecer (principalmente em pessoas totalmente edêndulas) ou desgaste do material da prótese.

Outro sinal de prótese mal adaptada é sentir a dentadura folgada / prótese dentária folgada por falta de retenção.

O usuário de prótese móvel deve ter em mente de que a prótese precisa ser trocada a cada 4 ou 5 anos. Isso porque a base da prótese, que a parte que entra em contato com a mucosa gengival, é feita de acordo com a moldagem retirada da boca. Ou seja, a prótese é fabricada para se adaptar aos tecidos de cada pessoa.

Acontece que ao passar dos anos, ocorrem modificações no osso maxilar e por consequência da gengiva. Na prática, há uma perda gradual de osso, chamada reabsorção óssea e a gengiva acompanha esse remodelamento. Mas a prótese dentária não.

A base da prótese fica então mais larga do que o osso e a pessoa sente a prótese dentária frouxa, dificultando a mastigação e muitas vezes até sentindo a prótese dentária machucando a gengiva.

Prótese dentária folgada o que fazer?

Quase sempre a melhor conduta é fazer uma nova prótese com base ajustada ao atual formato ósseo e gengival. Mas dependendo do caso, quando a prótese está bem conservada e com pouco desajuste, é possível fazer um reembasamento da prótese para usa-la por mais algum tempo. O procedimento consiste na aplicação de uma resina na base da prótese para aumentar seu volume e assim melhorar o apoio da prótese sobre a gengiva/osso.

Prótese dentária nova machucando durante a fase de adaptação

Apesar de não ocorrer com todas pessoas, é normal que haja um certo desconforto nos primeiros dias de uso da nova prótese dentária. Isso porque os tecidos ainda estão se acomodando ao material rígido da base da prótese.

Nesta fase de adaptação, o dentista protesista deve ser consultado para realizar ajustes se necessário.

No entanto, existe uma porcentagem de próteses novas que machucam durante a fase de adaptação por alguma falha no processo, que pode ser desde uma distorção da moldagem, ou então por falha durante as consultas de provas e refinamentos. Por isso é muito importante relatar ao dentista tudo que está sentindo na ocasião dessas consultas para prova.

Quanto tempo leva para se adaptar com uma prótese dentária?

Isso varia de pessoa para pessoa, mas existem algumas recomendações sobre o que fazer para se acostumar com a prótese dentária e para passar por essa fase mais rapidamente, como por exemplo:

  • Nos primeiros dias ingerir alimentos pastosos e macios. Aumentar a textura gradualmente ao decorrer dos dias.
  • Dormir sem a prótese para descansar a gengiva. Durante o dia, aumentar o período de uso gradualmente, começando por 6 horas na primeira semana.
  • O dentista também pode receitar remédio para gengiva machucada por prótese, como por exemplo analgésico.
  • Existe um recurso moderno que é confeccionar a prótese nova copiando a prótese antiga, ajustando apenas a base. Isso facilita a adaptação com a nova prótese, pois a pessoa já está acostumada com o formato. A cópia é feita por scaner e digitalização do modelo.

Dentadura machucando por uso contínuo

O usuário de prótese móvel é orientado a retirar sua prótese durante a noite, em média 8 horas de desuso para evitar compressão excessiva dos tecidos proporcionar um descanso para gengiva e mucosas.

Prótese dentária machucando gengiva por excesso de carga

Por mais que seja bem planejada e executada, uma prótese dentária nunca vai ser como uma dentição natural. Se até mesmo com dentes naturais pode haver dor ao mastigar alimentos muito duros, com o uso de uma prótese não seria diferente.

O usuário de prótese dentária precisa ter em mente de que alimentos duros e fibrosos devem ser consumidos com cautela (previamente cortados, por exemplo), pois eles geram uma sobrecarga na prótese, que em seguida é transmitida para a mucosa que pode machucar ou ficar com gengiva inchada por causa de prótese.

Hiperplasia gengival

O usuário de prótese móvel pode apresentar em algum momento uma condição chamada hiperplasia gengival, que é um crescimento excessivo de tecido gengival sob a prótese dentária. Isto ocorre principalmente em pessoas que usam prótese por muito tempo. A hiperplasia gengival é uma reação do organismo com intuito intensão de compensar a perda óssea que ocorre gradualmente em edêntulos.

Essa gengiva é flácida, e, portanto, mais suscetível a machucar, ficar inchada e dolorida. Nestes casos pode ser indicada uma cirurgia para remover o excesso de tecido gengival.

Porque é importante trocar a prótese ou não utilizar uma prótese machucando a gengiva?

A prótese que machuca dificulta a alimentação, atrapalhando a ingestão de nutrientes e interferindo na saúde em geral.

Ela também afeta a autoestima e bem estar do usuário.

Além disso, existem problemas mais sérios que podem surgir. Existem estudos que relacionam os traumas constantes na mucosa bucal com o desenvolvimento do câncer bucal.

Ajustes caseiros podem piorar a situação

Em nossa rotina diária, não é raro atender pessoas que tentaram realizar algum ajuste na prótese em casa. Isso não é recomendado pelo dentista, pois com o intuito de melhorar a situação, na realidade pode ocorrer o contrário e a situação piorar causando inflamação prótese dentária.

Caso esteja com a prótese dentária machucando, suspenda uso, principalmente se estiver com dor, sangramento, gengivas inchadas ou inflamadas, e agende uma consulta de emergência com o dentista para relatar seus desconfortos. O dentista deve avaliar a situação e realizar os ajustes para melhorar o uso da prótese. Somente ele possui o conhecimento técnicos e os materiais adequados para realizar esses ajustes.

O que é bom para curar feridas na gengiva?

Em primeiro lugar, suspenda o uso da prótese pelo maior tempo que conseguir e procure ajuda do dentista. Ele avaliará se a ferida é causada por prótese ou por outro motivo, como por exemplo uma infecção ou aftas. Caso seja problemas com a prótese, realizará ajustes e receitar pomada para gengiva machucada pela prótese ou remédio para gengiva inflamada pela prótese.

Prótese fixa sobre implante é uma boa escolha

A prótese dentária fixa sobre implantes dentários pode ser uma ótima para pessoas que sofrem com prótese machucando. Esse tipo de prótese dental não apresenta mobilidade, e além disso os implantes diminuem consideravelmente a perda óssea.

Na consulta com o Implantodontista será avaliado a qualidade e o volume ósseo. Estando em condições favoráveis, o cirurgião então planeja a quantidade de implantes necessários para suportar a prótese fixa, que pode ser 2 até 6 unidades em média.

Durante a fase de cicatrização, o paciente utiliza uma prótese provisório ou até mesmo sua antiga dentadura adaptada para ser usada como provisório.

Após o período de cicatrização, a prótese definitiva é instalada.

Conheça os materiais mais modernos para prótese fixa:

Protocolo em zircônia para maxilar superior completo

Implante total com prótese em zircônia

Implante de todos os dentes

Muitas pessoas que trocaram a prótese móvel por uma prótese fixa sobre implantes relatam a alegria de usar uma prótese que não mexe e não machuca. Também a experiencia de poder mastigar com mais segurança e sentir melhor o sabor dos alimentos pela ausência de palato de acrílico cobrindo o céu da boca.

Se você ficou com alguma dúvida ou gostaria de saber mais detalhes sobre o tratamento de prótese fixa sobre implantes, entre em contato conosco ou então agende uma consulta clicando abaixo.

Endereço e Contatos

Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112

Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista

11 3262-4750

11 3262-4750

contato@implart.com.br

clinica_implart

ImplanteDentarioClinicaImplArt

@implart

ClinicaImplart