Dentaduras confortáveis, que não machucam e com aparência natural são o sonho mais procurado pelas pessoas que perderam todos os dentes para reabilitar seu sorriso.

Dentaduras modernas e elaboradas com técnicas avançadas oferecem um sorriso completo e natural

As dentaduras elaboradas com as técnicas mais recentes melhoram a estética do sorriso e da mastigação, além de trazer mais conforto ao usuário por ser uma prótese total concebida para ser mais fácil de adaptar.

Para muitas pessoas, a dentadura é o melhor recurso para completar o sorriso e melhorar a mastigação quando lhe faltam todos os dentes na arcada dentária. No entanto, é comum ouvir relatos associando as dentaduras com dificuldade de adaptar, ou de dentadura machucando gengiva, dentadura folgada, ou dores com dentadura nova.

Graças ao avanço dos materiais e das técnicas de moldagem, as novas dentaduras são mais confortáveis, mais fáceis de adaptar. Acima de tudo são dentaduras mais bonitas (se parecem muito mais com dentes naturais), e também mais resistentes aos desgastes e fraturas.

Quais são os materiais e as técnicas mais modernas das dentaduras?

As técnicas de moldagem são muito mais avançadas. Mas porque isso resulta em uma melhor dentadura?

A técnica de moldagem por escaneamento intraoral é método avançado de obtenção da moldagem da boca. É possível captar até os mínimos detalhes da topografia da gengiva e volume ósseo. Nos casos de moldagem convencional, os materiais de moldagem são muito mais precisos, diminuindo as chances de distorção.

Quanto mais precisa é a moldagem, melhor será a acomodação base da prótese sobre aos tecidos para retenção da nova dentadura.

Com relação aos materiais de composição da dentadura, as próteses mais modernas são fabricadas com dentes de acrílico mais fortes e mais naturais. Existem marcas nacionais, como também marcas importadas (consideradas melhores). Duas grandes marcas de dentes importados e que se destacam pela qualidade são Trilux, italiana e Ivoclar, alemã.

Os melhores dentes de uma prótese total são fabricados com 3 a 4 camadas que reproduzem transparências e degradê de cores encontrados em dentes naturais.

O que é dentadura 3D?

Trata-se de uma ferramenta chamada Copy Denture de software CAD/CAM utilizado em laboratório de prótese dentária digital. Esta ferramenta serve para copiar dentadura antiga e criar dentaduras modernas.

Um scanner faz a leitura da prótese antiga ou da modelagem e cria um molde digital computadorizado. O projeto digital permite fazer ajustes para melhorar a prótese. Com um molde digital (CAD/CAM) da sua dentadura, são realizados pequenos ajustes e aperfeiçoamentos no desenho, mas o Design é mantido ao máximo das características originais da prótese antiga para facilitar a adaptação da nova dentadura.

E para pessoas que desejam transformar sua dentadura móvel em uma dentadura fixa há a opção da fixação com implantes dentários totais no osso.

Qual a diferença da dentadura com dentes de resina e implantes com prótese de dentes de porcelana?

Apesar do grande avanço nos materiais e nas técnicas de produção de dentaduras modernas, a prótese fixa em implantes é ainda a forma de reabilitação oral que mais se aproxima a funcionalidade e estética dos dentes naturais.

Entretanto, a colocação de implantes com dentadura fixa não é uma opção para todas as pessoas, seja por preço, por pouca disponibilidade óssea (perda óssea avançada) ou ainda outros motivos. Para estes casos, a prótese móvel (dentadura) é, portanto, um recurso bastante considerado.

A prótese total sobre implante com dentes de porcelana é o procedimento que certamente entrega melhores resultados, seja pela estética, pela função (por ser fixa, por não apresentar mobilidade (a pessoa sente mais segurança para mastigar) e também pela durabilidade que é superior com dentes de porcelana.

A dentadura tipo prótese móvel precisa ser trocada em média a cada 5 anos, porque os tecidos bucais (osso e gengiva) sofrem modificações e a base de retenção da dentadura não se ajusta a essas mudanças. As pessoas então podem experimentar mobilidade e desconforto.

Com relação a aparência, a escolha por materiais mais modernos de alta tecnologia, como dentes importados de tripla camada, proporciona à dentadura um aspecto muito semelhante à prótese fixa, e uma das poucas desvantagens seria então a forma de retenção.

A outra diferença entre dentadura e protocolo (implantes), é que a primeira não é capaz de impedir a perda óssea progressiva (reabsorção óssea), enquanto que a segunda quase sempre impede essa progressão.

Qual é a melhor pra mim: implante com prótese fixa ou dentadura moderna?

Cada pessoa precisa ser avaliada em particular para saber qual é o modelo de prótese dentária mais adequada. Em geral, a prótese dentária protocolo sobre implantes dentários é a melhor escolha para pacientes mais exigentes com os resultados estéticos e durabilidade, mas é preciso avaliar muitos aspectos (físicos e hábitos) antes de afirmar que os implantes são a melhor opção para determinadas pessoas.

Com a prótese dentária tipo protocolo não há contato da prótese com as gengivas, melhorando mastigação e estética do sorriso, sem trauma das gengivas e dores. Permitem o contato livre da língua com o céu da boca (palato), e não há bordas externas tocando as bochechas.

A prótese protocolo em porcelana ou protocolo de zircônia têm muitas vantagens, como melhor aparência estética e durabilidade superior.

Dentadura fixa com pinos de implante dentário

É a dentadura semi fixa, ou seja, ela é retida sobre dois implantes, ao invés de prótese total sobre vários implantes distribuídos na arcada. A prótese sobre dois implantes pode ser removida em casa para higiene bucal. Essa técnica também é conhecida como Overdenture.

Esse modelo de prótese dentária é uma opção para pessoas que têm dificuldade de retenção de dentadura móvel. Os implantes garantem melhor fixação da prótese, porém como são apenas dois, ainda permitem algum a movimentação na boca. Saiba mais sobre a técnica de Overdenture.

Dentadura de silicone ou dentadura flexível

É um modelo bastante procurado, principalmente porque está associada a mais conforto para o usuário. Mas esse tipo de prótese dentária tem indicação limitada, especialmente quando se busca uma prótese de desempenho a longo prazo.

Essa modalidade de dentadura não deve ser usada por longo tempo em pessoas com ausência total de dentes em uma arcada. O material utilizado na composição da dentadura de silicone pode realmente ser mais confortável no início, porém é o modelo que mais causa dificuldades de mastigação, dificuldade permanente de adaptação e fraturas quando caem. Leia mais sobre prótese flexível.

Dentadura fixa valor, dentadura preço, dentaduras modernas preços e dentadura de encaixe com dois pinos preço

Preço e valores de próteses só podem ser fornecidos em consulta presencial. São muitos aspectos que o dentista precisa avaliar, como saúde bucal, condição dos tecidos ósseo e gengival, hábitos do paciente, preferencias por determinadas técnicas.

Ou seja, a técnica e o material escolhido influenciam no valor total do tratamento e isso só pode ser estabelecido depois da avaliação de cada caso.

Endereço e Contatos

Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112

Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista

11 3262-4750

11 3262-4750

contato@implart.com.br

clinica_implart

ImplanteDentarioClinicaImplArt

@implart

ClinicaImplart