É possível realizar implante em quem está em tratamento ortodôntico ou que já finalizou o alinhamento dos dentes com aparelho ortodôntico?

A combinação das técnicas, a instalação do implante e o uso do aparelho, alcança melhores resultados estéticos e funcionais.

Em geral, os dois procedimentos, implante e aparelho ortodôntico, podem ser realizados e muitas vezes são até complementares um ao outro. A colocação do implante é indicada para preenchimento eventuais espaços pela ausência de um dente. Enquanto que o aparelho ortodôntico melhora o espaço e o alinhamento dos dentes após a colocação de um implante.

O procedimento cirúrgico para colocação do implante é preferencialmente realizado após a finalização do alinhamento dos dentes com aparelho, em que existe um panorama mais realista do posicionamento dentário.

Se durante o tratamento ortodôntico estiver faltando um dente, ou um espaço exagerado é apresentado, é possível utilizar uma coroa adesiva provisória para melhorar o aspecto estético.

Pode fazer implante usando aparelho?

Em alguns casos o implante pode ser feito ainda durante o tratamento ortodôntico, bastando apenas retirar provisoriamente o aparelho para permitir o acesso ao local e a recolocação logo em seguida.

Nos casos de falta de espaço suficiente para implantes, é possível usar aparelho ortodôntico para abrir lugar para implante dentário, ou seja, colocar aparelho antes do implante.

Conheça o aparelho ortodôntico invisível

Conheça o aparelho dentário mais rápido e confortável

Quem tem implantes dentários pode usar aparelho ortodôntico?

Essa é uma questão muito comum nos pacientes que desejam realinhar os dentes, mas já possui um ou mais implantes na boca.

O aparelho pode ser indicado para quem tem implante dentário? A resposta é sim. Entretanto, o aparelho é programado para não exercer qualquer tipo de força sobre o implante e a coroa (dente protético), já que esses não podem ser movimentados.

Inclusive muitas pessoas pensam que o aparelho pode ser uma solução para movimentar um implante que foi mal colocado.

Mas isso não é possível, porque os implantes osseointegrados se ligam ao osso e não existe ligamentos periodontais que permitam essa movimentação.

Quando bem posicionado, o ortodontista pode usar o implante para ancoragem no tratamento ortodôntico, ou seja, ele é utilizado como apoio para tracionamento de dentes naturais. Isso demonstra o quão forte é a ligação entre implante de titânio e osso.

Em geral se os espaços dos dentes ausentes já estiverem bem definidos, os implantes dentais podem ser feitos. Entretanto se ainda ocorrerá grande movimentação no local, então o ortodontista e o implantodontista vão decidir juntos o melhor momento.

Posso usar aparelho mesmo faltando dentes?

Sim, o aparelho tem por objetivo alinhar os dentes existentes, e os espaços que sobraram podem ser preenchidos posteriormente com os implantes dentários, que é a melhor técnica existente para reposição de dentes perdidos ou ausentes. Alguns casos de más formações ósseas como no lábio leporino podem requerer o trabalho multidisciplinar entre o implantodontista e o ortodontista.

Endereço e Contatos

Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112

Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista

11 3262-4750

11 3262-4750

contato@implart.com.br

clinica_implart

ImplanteDentarioClinicaImplArt

@implart

ClinicaImplart