Skip to main content
admin ajax.php?action=kernel&p=image&src=%7B%22file%22%3A%22wp content%2Fuploads%2F2021%2F12%2FDente siso doendo 50kb

Sinto medo de extração do siso: o que fazer para me acalmar?

Muitas pessoas quando recebem a indicação de extração do siso ficam preocupadas, ou mesmo com medo, pensando que tirar o siso dói muito ou que pode haver riscos em extrair o siso. Então, como perder o medo de arrancar o siso?

Sabemos que a indicação da extração de dente é uma notícia desagradável para a maioria das pessoas, mas muitas vezes, a extração do siso é inevitável. Isto pode ser necessário, não apenas para preservar a saúde bucal, como também para melhorar a qualidade de vida.

Saiba que atualmente exames como radiografia panorâmica e tomografia computadorizada, permitem que o cirurgião veja a situação na qual se encontra o siso, e avalie e planeje a cirurgia de forma segura.

Atualmente procedimentos como extração do siso ou tratamento de canal, que costumavam causar apreensão aos pacientes, tem se tornado cada vez mais simples e amenos aos pacientes.

Adicionalmente, casos recentes de complicações após a extração de dentes do siso, que saíram na midia, têm amedrontado ainda mais os pacientes que precisam desse procedimento, entretanto vamos ao longo do texto explicar como o procedimento pode ser feito com segurança.

Por que tirar o dente siso?

O dente do siso é o termo popular para se referir ao dente terceiro molar. A maioria das pessoas possui dois na arcada inferior e dois na arca superior, em ambos os lados. Eles nascem entre 15 e 25 anos de idade, porém muitos jovens da atualidade já não desenvolvem esses dentes.

A falta de espaço suficiente para esses dentes erupcionarem é a principal causa de problemas com os terceiros molares na boca. Quase sempre, nesse movimento eles ficam totalmente ou parcialmente impactados e inclinados, ou seja, não saem completamente pela gengiva.

Esses dentes mal posicionados podem causar sobreposição ou deslocamento dos dentes vizinhos, dificultar a escovação e por isso também são mais suscetíveis a desenvolver cáries.

Sinto medo de extração do siso- o que fazer para me acalmar
O dente do siso muitas vezes fica mal posicionado e por isso tem que ser removido

Além disso, podem causar dores faciais, dores de cabeça (pela compressão de nervos, dependendo da sua posição dentro dos ossos maxilares).

Terceiros molares que não conseguem erupcionar por completo e ficam parcialmente presos geram um incomodo muito comum, que é uma porção de gengiva sobre a coroa do dente.

Nesta condição a gengiva machuca facilmente durante a mastigação ou escovação, e também favorece quadros constantes de infecções, inflamações, dores, inchaço, sangramentos na região no local e mau hálito. Esse problema é chamado de pericoronarite e precisar de atendimento com dentista de urgência.

Ao contrário dos demais dentes, os sisos ao serem extraídos, não precisam ser repostos com implantes dentarios. A ausencia dos siso, não irá afetar a função mastigatória, e por isso não há necessidade de realizar a cirurgia de implante dentario.

Por causar tantos problemas para a saúde bucal e para o bem estar, a extração de dentes do siso muitas vezes se torna indispensável. Mas calma: como muita atenção e planejamento profissional, esse procedimento tem tudo para ser bem sucedido com atendimento humanizado do dentista.

Estou muito nervoso porque vou tirar o dente siso. É tranquilo fazer a extração do siso?

Em primeiro lugar, é preciso entender que esse procedimento vai representar uma melhora para sua saúde bucal e bem estar. Muitas vezes, a extração do siso é até necessário para evitar o surgimento de problemas nos outros dentes no futuro.

O dentista vai planejar seu tratamento com muito cuidado, a fim de diminuir ao máximo qualquer desconforto que você possa sentir.

Antes de mais nada, todo paciente é submetido a exames radiológicos que vão indicar o posicionamento do dente. Com base nessas imagens, o cirurgião dentista vai planejar a melhor forma de retirá-lo causando o menor dano aos tecidos para favorecer uma recuperação mais rápida.

Este procedimento cirúrgico é feito sob anestesia local. O medicamento é injetado com uma agulha muito fina e o paciente sente uma picadinha na gengiva. O bloqueio sensível é instantâneo e durante o procedimento o que você vai sentir é apenas um movimento que o dentista precisa fazer para remover o dente.

A duração do procedimento vai depender muito da posição do dente – que interfere diretamente no acesso ao dente, em média dura de 30 a 60 minutos. Após a cirurgia, o paciente recebe orientações pós cirúrgicas, inclusive sobre a medicação para utilizar em caso de dor.

Existem ansiolíticos específicos que ajudam a acalmar o paciente para a extração do siso sem prejudicar sua capacidade de responder aos comandos do dentista. No entanto, a prescrição desses medicamentos deve ser feita por um médico, portanto é importante consultar antes de realizar a cirurgia.

Em casos de Odontofobia (termo que define o medo de dentista) e que muitas vezes a pessoa deixa de realizar procedimentos importantes para manter a saúde bucal, o procedimento para quem tem medo extrair siso pode ser realizado sob sedação.

E posso tomar calmante antes da extração do siso?

Sim, existem ansiolíticos específicos que acalmam e não retira a possibilidade de o paciente responder aos comandos do dentista durante a extração do siso, ajudando a passar por esse procedimento com mais tranquilidade. Porém, sua prescrição só pode ser realizada por um médico, e, portanto, deve ser consultado antes de realizar a cirurgia.

Posso tirar os 4 sisos de uma vez, em apenas uma cirurgia?

Esse procedimento é possível, mas é evitado pensando no bem estar do paciente durante a recuperação pós operatória. Ao extrair quatro dentes de uma vez, você vai ter quatro áreas em diferentes pontos da arcada com tecido gengival se recuperando após a manipulação cirúrgica. Ou seja, mesmo com todos os cuidados, você vai ter uma certa dificuldade para se alimentar e realizar a higienização.

Por isso, sempre que possível a cirurgia em realizada em etapas, como por exemplo extração de dois dentes de cada vez.

Uma dica importante é escolher um profissional que traga confiança a você, e que atue de forma a realizar a cirurgia com precisão e segurança, com base nos exames solicitados.

Se você ficou com alguma dúvida sobre extração do siso, entre em contato com a nossa equipe ou agende uma consulta. Atendemos também por TeleOdontologia (Consulta Online).

Endereço e Contatos da ImplArt, considerada como a melhor clínica de estética de dentes no Brasil. (The best dental clinic in Brazil)

Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112

Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista

11 3262-4750

e4a866273b935661cac2c6ad61c15fef

Escrito por: Dr. Markarian – Implante Dentário

Sobre o Autor: O Dr Markarian é o responsável pela Clínica de Implante Dentário – ImplArt. É especialista em Implantodontia e Prótese Dentária. Possui também titulações acadêmicas como Mestrado e Doutorado. Produz continuamente artigos científicos e capítulos de livros com impacto internacional. Já realizou mais de 10.000 tratamentos com implante dentário e reabilitação oral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Escanear o código