O aumento de coroa clínica é um procedimento cirúrgico simples realizado no consultório dentário com o intuito de aumentar a área supra gengival do dente, ou seja, aumentar a área visível do dente acima da gengiva.

O que é aumento de coroa clínica?

Dente fraturado, com cárie ou infiltração próximo ou abaixo da linha da gengiva, pode necessitar aumento da coroa clínica para expor as bordas atingidas.

Também ajuda a aumentar o comprimento de coroas cujos remanescentes são pequenos e não dão sustentação para coroas de porcelana. Essas coroas baixas podem ficar caindo constantemente, por isso após uma aumento de coroa clínica as coroas ficam mais fixas.

Quando a pessoa sofre fratura dental muito próxima ou dentro da gengiva, além de fazer um tratamento ou retirada da lesão, é necessário restaurar o dente. Indica-se então colocar um bloco ou coroa de porcelana para devolver a funcionalidade do dente.

aumento_de_coroa
Figura ilustrativa de um aumento de coroa clínica antes e depois

Aumento de coroa ajuda na estética do sorriso

A cirurgia gengival também é um recurso para regularizar a aparência dos dentes ou nivelar da gengiva, e para melhorar a aparência do sorriso gengival. Serve também para expor uma parte cariada de um dente que foi danificado debaixo da gengiva, deixando-o mais resistente. Esse procedimento também evita que tratamentos como a restauração em resina ou prótese dentária fixa sejam acometidos por infiltração de cárie.

cirurgia_aumento_de_coroa_clinica2
Cirurgia de aumento de coroa no tratamento estético dental

Aumento da coroa clínica para tratamento de sorriso gengival

O sorriso gengival é a exposição excessiva da gengiva quando a pessoa sorri ou ao falar. Não acarreta qualquer problema para a saúde bucal, no entanto traz um grande incomodo para a pessoa portadora dessa condição, afetando até mesmo sua autoestima. A cirurgia para aumento da coroa clínica é certamente uma das técnicas que pode ser indicada para o tratamento do sorriso gengival.

A cirurgia remove o excesso de gengiva, expondo parte da coroa dentária. Na prática, os dentes aparentarão maiores favorecendo dessa maneira a estética do sorriso. Para fazer o aumento de coroa a gengiva precisa estar livre de inflamações. Há outras formas de tratar o sorriso gengival como por exemplo usando o Botox.

cirurgia_aumento_de_coroa_clinica3
Aumento de coroa clínica para tratamento de sorriso gengival

Leia mais: test drive do sorriso

Como é a cirurgia de aumento da coroa clínica

Por meio de exame clínico e radiográfico, o dentista identifica a necessidade de remoção da gengiva e eventualmente o desgaste do osso para remodela-lo. A cirurgia de aumento da coroa clínica consiste em realizar uma abertura de parte da gengiva para em seguida remover uma porção óssea, devolvendo o espaço necessário.

A cirurgia também é uma técnica para retirada do excesso da gengiva por meio de um bisturi elétrico ou então de lâmina. O procedimento é realizado sob anestesia local e dessa maneira o paciente não sente nada. A gengiva então é suturada e o paciente recebe orientações para o período pós-operatório. Aumento de coroa: remoção de gengiva pode melhorar a estética, mas as indicações tem que ser estudadas

Conheça também a cirurgia de aumento de coroa clínica planejada por computador, neste artigo

Pós operatório da cirurgia de aumento de coroa

Basicamente é recomendável evitar alimentos quentes, ácidos e sólidos, bem como não fazer exercícios físicos nas primeiras 24 horas após o procedimento. A higiene bucal deve ser realizada com cautela nos três primeiros dias. Os pontos devem ser retirados entre 7 e 14 dias e a gengiva deve ficar completamente recuperada depois que se passar 20 dias após o procedimento.

O paciente deve avisar ao dentista sobre a evolução da cirurgia gengival. A cirurgia pode ser feita com sedação se o paciente tiver ansiedade, fobia ou medo. Se você ficou com alguma dúvida, então entre em contato conosco através de um dos canais abaixo.

Endereço e Contatos

Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112

Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista

11 3262-4750

11 3262-4750

contato@implart.com.br

clinica_implart

ImplanteDentarioClinicaImplArt

@implart

ClinicaImplart