Implante dentário dói?

Talvez essa seja a questão mais comum quando o assunto é o planejamento de implantes dentários. O medo de sentir dor pode ser, em resumo, o ponto crucial na decisão entre passar ou não pela cirurgia. Algumas pessoas podem pensar que implante dentário dói por causa da perfuração do osso para inserção dos implantes, e que isso deve ser uma experiência muito dolorida.

Na realidade o osso nessa região possui pouca ou nenhuma terminação nervosa. Portanto a dor vai estar mais associada à habilidade técnica do cirurgião e a sensibilidade individual de cada pessoa. A dor é uma coisa muito relativa e certamente difere de pessoa para pessoa.

Algumas pessoas podem sentir mais dor do que outras. Mas em geral, a colocação de implantes dentários costuma ser mais simples do que muita gente imagina. Inclusive pode ser menos desconfortável do que outros procedimentos odontológicos, como o tratamento de cáries, extração dentária e tratamento de canal.

Além disso, todo o procedimento cirúrgico é realizado sob anestesia local e o paciente não deve sentir nenhuma dor. Também existe uma preocupação das pessoas se implante dentário dói após o procedimento. Porém no período pós operatório de implantes dentários o paciente é orientado a utilizar medicamentos prescritos caso sinta dor e inchaço.

Além disso também recebe orientações sobre alimentação, higienização bucal e esforços nos primeiros dias. Quase sempre o paciente é liberado para realizar suas atividades normais já no dia seguinte, claro com algumas ressalvas que serão passadas pelo dentista.

O planejamento da cirurgia tem papel importante na cirurgia dos implantes

Os implantes dentários devem ser colocados por um dentista implantodontista, que é o especialista na reabilitação com implantes dentários.

O profissional sério e comprometido estará empenhado em minimizar as possibilidades do seu paciente experimentar qualquer desconforto ou para que este seja o menor possível. O planejamento minucioso do implantodontista também é fundamental para a redução dos desconfortos.

Quando bem planejada, a cirurgia é então realizada de forma mais precisa, evitando danos adicionais e desnecessários aos tecidos ósseo e gengival.

A cirurgia guiada de implantes

Isso é chamado de cirurgia guiada de implantes, na qual a gengiva não precisa ser cortada para expor o osso alveolar e permitir a escolha da localização do implante. Em virtude de planejamento prévio, apenas uma pequena abertura na gengiva é realizada no local exato da incisão dos implantes.

A chance de erros na cirurgia dos pinos ou problemas na cicatrização também são menores. Por isso implante dentário dói menos com a técnica de implantes guiados, tanto na anestesia que é menor, quanto durante a cirurgia e ainda oferecem um pós operatório mais tranquilo.

Portanto a técnica cirúrgica empregada pelo implantodontista e sua habilidade em manipular os tecidos ósseo e gengival são fundamentais para recuperação e conforto do paciente. No entanto é importante ressaltar que, como qualquer cirurgia, dor moderada, leve inchaço e pequeno sangramento são considerados normais nos primeiros dias.

O mais importante a destacar que o medo de passar por isso e o mito de que implante dentário dói não podem ser maior do que a possibilidade de ter o sorriso transformado pelos benefícios dos implantes dentários.

Leia mais:

Endereço e Contatos

Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112

Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista

11 3262-4750

11 3262-4750

contato@implart.com.br

clinica_implart

ImplanteDentarioClinicaImplArt

@implart

ClinicaImplart

Open chat