O Cigarro pode prejudicar a velocidade da osseointegração, pode ainda causar a perda de enxerto ósseo ou também  provocar a rejeição do implante dental.

Na rotina de uma clínica especializada em implantodontia, é muito comum receber pacientes fumantes.

Ainda mais em nosso caso que somos uma clínica focada em reabilitação oral, pois a incidência de problemas dentários é maior.

Também é comum que o cigarro tenha sido um dos causadores dos problemas dentários do paciente, embora o fumante raramente o admita.

Na maioria das vezes o cigarro está presente há mais de 10 anos e em grande quantidade. Apesar de haver outras doenças envolvidas com o cigarro, vamos pensar somente nas consequências na boca.

Entretanto, se houver uma combinação de higiene oral pobre, cigarro, bactérias e predisposição genética, o resultado pode ser catastrófico.

Problemas dentários causados pelo cigarro

Os sinais e sintomas causados pelo cigarro são comuns:

• Dentes com mobilidade
    • Dentes manchados pela nicotina
    • Dentes que se movimentaram de sua posição original
    • Sangue e pús na gengiva
    • Raízes dentárias expostas
    • Dores nos dentes

Enfim, sintomas clássicos de doença periodontal em estados variáveis, além de comprometimento estético

O planejamento do tratamento na maioria das vezes envolve em primeiro lugar a remoção dos focos de infecção, por exemplo em dentes com cáries e a remoção de placa bacteriana e tártaro.

No próximo passo, em seguida são posicionadas próteses provisórias e são realizadas as restaurações.

Portanto, a reconstrução da boca, que é também chamada de reabilitação oral só ocorre depois que tudo está limpo.

fumo_e_implante_dentario

Resposta da cicatrização com uso de cigarro

Observe que o fumante tem que saber de antemão que seu caso sempre será complicado, pois entre os motivos estão:

• Perda óssea decorrente da infecção periodontal
    • Resposta de cicatrização é lenta devido ao fumo
    • Comprometimentos estéticos como dentes manchados
    • Maior chance de perder implantes por rejeição
    • Maior chance de infecção em enxertos

As dificuldades biológicas fazem com que os tratamentos tenham sempre maior possibilidade de complicações e problemas, pois as toxinas do cigarro vão interferir com a química intercelular da cicatrização óssea.

Por isso na maioria das vezes evitamos técnicas arrojadas como enxertos ósseos grandes, implantes com carga imediata ou rápida.

Ainda, Orientamos o paciente a parar de fumar literalmente e a utilizar os artifícios de quem quer parar de fumar por pelo menos 15 dias antes da cirurgia e até 2 meses depois de realizada.

Entretanto, isto não significa que os problemas do cigarro não podem atingir implantes depois de realizados. Pelo contrário, os implantes podem sofrer infecções também.

O FUMO É UM VENENO PARA A BOCA,

e as fotos atrás das caixas de cigarro são verídicas, pelo menos podemos dizer para as da boca.

Quando vejo um grupo de jovens fumando, o que é muito comum, já imagino que haverá ainda muitos pacientes para a implantodontia.

Hoje, por sorte, já temos em nossa clínica um bom histórico de pessoas que pararam de fumar para realizar seu tratamento dentário e implantes com mais segurança.

Mas é claro, tudo depende do quão importante é o tratamento para a pessoa.

cigarro_eletronico

Efeitos do cigarro eletrônico nos dentes: Manchas, inflamação gengival- gengivites. pigmentação no tártaro.

Cigarro eletrônico e a saúde bucal

Os cigarros eletrônicos estão na moda.

Principalmente os jovens estão aderindo a essa nova tendência de fumo, acreditando que não faz mal à saúde.

A respeito da saúde bucal podemos dizer que estamos detectando problemas nos dentes dos fumadores de cigarro eletrônico.

Os corantes que contém e sua química são diferentes de um cigarro normal mas isso não quer dizer que sejam melhores.

Os efeitos na saúde bucal causados pelo cigarro eletrônico aparecerão daqui a algumas décadas e por enquanto são imprevisíveis.

O cigarro eletrônico também faz mal aos implantes e ao enxerto ósseo.

Portanto, em caso de dúvidas, agende uma consulta ou entre em contato conosco, pois Ficaremos felizes em atendê-lo.

implante_dentario