O consumo de maconha pode interferir na cicatrização de implantes?

Há muito tempo é conhecido que consumo de cigarros convencionais prejudicam a osseointegração dos implante dentários de titânio. Osseointegração é a cicatrização dos implantes no osso. 

Agora um estudo brasileiro, publicado em revista internacional em 2008, demonstrou que fumar maconha também pode prejudicar a cicatrização dos implantes dentários.

A pesquisa foi conduzida em ratos de laboratório, que receberam implantes de titânio similarmente aos implantes odontológicos. Alguns dos ratos foram submetidos a inalação frequente de fumaça de THC (tetra hidro cannabinoides).

Após o sacrifício dos animais, verificou-se que os implantes inseridos nos ratos “consumidores” de maconha apresentavam uma cicatrização óssea pior dos implantes se comparados aos ratos que não foram submetidos à fumaça de cannabis.

De acordo com o estudo, os resultados poderiam então indicar que o mesmo efeito prejudicial pode ocorrer em implantes dentários instalados em humanos consumidores de cannabis. Se tornaria dessa maneira um fator de preocupação para a expectativa de sucesso ou falha do tratamento com implantes.

Veja abaixo o trecho do artigo publicado: Cannabis sativa smoke inhalation decreases bone filling around titanium implants: a histomorphometric study in rats

cannabis e implantes dentarios maconha
all_on_4_four

Se você ficou com alguma dúvida sobre colocar implantes dentários, cirurgia de implantes dentários, cicatrização de implantes dentários, medo da cirurgia de implantes, agende uma consulta e conheça a nossa clínica com estrutura completa. Então entre em contato conosco através de um dos canais abaixo:

Endereço e Contatos

Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112

Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista

11 3262-4750

11 3262-4750

contato@implart.com.br

clinica_implart

ImplanteDentarioClinicaImplArt

@implart

ClinicaImplart

Open chat