Skip to main content
calculadora para anestesia local odontologia

Calculadora online para anestesia odontológica

Atenção: Esta Calculadora para anestesia local Odontológica destina-se para uso profissional, exclusivamente para dentistas e estudantes de Odontologia.

A ferramenta tem como finalidade calcular as doses máximas de sais anestésicos, e número máximo de tubetes, para pacientes levando em consideração o tipo de anestésico, o peso corporal do paciente, e concentração do anestésico.

Após digitar os dados na fórmula você obterá a quantidade máxima de anestésico que pode ser administrado ao paciente, e já tem o cálculo do número de tubetes necessário para atingir tal quantidade de medicamento.

Calculadora online grátis para a quantidade de anestésico em função do peso corporal do paciente

O uso desta ferramenta é gratuito, está em estágio experimental (Beta), e portanto deve ser usado apenas como referência. Por isso seja prudente e realize também os cálculos manualmente, e verifique a bula o anestésico que deseja usar.

Caso detecte incorreções nos resultados destas formas, por favor nos avise nos comentários iremos realizar as correções necessárias.

Caso goste dos resultados, ou queira sugerir alterações, mande um recado na seção de comentários !

Cálculo de Dosagem Anestésica em Odontologia

Calculadora de Dose Anestésica para Odontologia




Resultado:

  • Estão sendo considerados parametros de referência encontrados em: Malamed, Stanley F. Handbook of local anesthesia. Elsevier Brasil, 2004.

Dados que não estão sendo levados em consideração nesta ferramenta de calculo de anestesia odontológica

Os dados desta tabela não devem ser consideradas como prescrição nem indicação de uso. A escolha da medicação como anestésicos odontológicos é uma prerrogativa do cirurgião dentista deve levar em consideração a teoria gerais da saúde do paciente indicação do caso clínico.

Além disso esta calculadora não considera:

  • idade do paciente
  • doenças pré-existentes
  • medicações sendo administradas, e suas possíveis interações
  • presença e tipo de vasoconstritor associado
  • marcas comerciais de anestésicos
  • tipo de procedimento a ser realizado, nem a sua duração
  • diferentes apresentações comerciais, com diferentes concentrações de sais e vasoconstritores.

Doses máximas de sais anestésicos locais que estão sendo levados em consideração nesta fórmula

AnestésicoDMR – Dosagem Máxima Recomendada (mg)
DMP – Dosagem Maxima pelo Peso do paciente (mg/kg) (C)
Lidocaína (com ou sem vasoconstritor)
300mg (C)
4.4
Prilocaína (com ou sem vasoconstritor)
400mg (A, B, C)
6.0
Mepivacaína (com ou sem vasoconstritor)
300mg (A, C)
4.4
Articaína (com vasoconstritor)500mg (C)7
Bupivacaína (com vasoconstritor)90mg (C)1.3
Fontes: (A)Mendonça, R. G., et al. “Verificação e análise da dose máxima anestésica local aplicada em 60 casos no ambulatório da clínica odontológica da Universidade Estadual de Feira de Santana.” Rev CTBMF, Recife 3.4 (2003): 35-43. (B) Carvalho, Bárbara, et al. “O emprego dos anestésicos locais em Odontologia: Revisão de Literatura.” Revista brasileira de odontologia 70.2 (2014): 178.(C)Malamed, Stanley F. Handbook of local anesthesia. Elsevier Brasil, 2004.

Principais Anestésicos Locais de Uso Odontológico

Os anestésicos locais mais utilizados na Odontologia são a lidocaína, a articaína, a prilocaína a mepivacaína e a bupivacaína.

Quais são os vasos constritores utilizados juntamente com anestésicos odontológicos e quais são as funções

Os vasoconstritores mais comumente utilizados em anestésicos odontológicos incluem:

  1. Adrenalina ou epinefrina
  2. Noradrenalina ou norepinefrina
  3. Levonordefrina ou neocoberfina
  4. Fenilefrina

Estes agentes vasoconstritores têm várias funções importantes quando adicionados a soluções anestésicas locais, incluindo:

  • Equilibrar as ações vasodilatadoras intrínsecas dos anestésicos locais, o que ajuda a prolongar o efeito da anestesia ao reduzir a absorção sistêmica do anestésico​​.
  • Construção dos vasos sanguíneos na área de aplicação, o que limita o sangramento e melhora o campo operatório para o dentista​​.
  • Prolongamento do efeito anestésico, ao reduzir a taxa de absorção do anestésico pelo sistema circulatório, permitindo uma maior concentração do anestésico na área desejada por mais tempo​​.

O uso de vasoconstitores não está sendo previsto na formula utilizada.

Conclusão

Os vasoconstritores são adições críticas à solução anestésica, otimizando a eficácia da anestesia local em procedimentos odontológicos e maximizando o conforto do paciente.

Criamos inicialmente esta calculadora para uso interno de nossa clínica, mas caso tenha achado esta ferramenta útil, compartilhe com outros amigos e colegas !

e4a866273b935661cac2c6ad61c15fef

Escrito por: Dr. Markarian – Implante Dentário

Sobre o Autor: O Dr Markarian é o responsável pela Clínica de Implante Dentário – ImplArt. É especialista em Implantodontia e Prótese Dentária. Possui também titulações acadêmicas como Mestrado e Doutorado. Produz continuamente artigos científicos e capítulos de livros com impacto internacional. Já realizou mais de 10.000 tratamentos com implante dentário e reabilitação oral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Escanear o código