Implantes dentários são eficientes para substituir dentes perdidos e a sua manutenção é uma dúvida frequente dos paciente.

Um implante dentário saudável é composto de várias partes que permitem que ele funcione como um dente natural.

Vamos entender como os implantes dentários funcionam e como mantê-los saudáveis e duradouros.

Os cuidados diários e visitas regulares ao dentista fazem parte do plano de manutenção para ter implante dentário saudável por muito tempo

Muitas pessoas não imaginam que um dia podem precisar de implantes. Entretanto, os dentes podem ser perdidos por várias razões, como por exemplo doença periodontal, lesões, acidentes, cáries ou infecções.

O implante dentário é a maneira mais eficiente e natural para substituir um dente perdido, pois é fixado diretamente no osso e se bem cuidado torna uma parte permanente da estrutura da boca.

O que compõe um dente de implante dentário?

partes de um implante dentario
Principais partes de um implante dentário

Em resumo o tratamento com implante dentário para um dente é composto por três partes:

  • 1 – o pino que é inserido no osso cirurgicamente que é o implante propriamente dito (pode ser fabricado em titânio ou cerâmica). Ele atua como a raiz de um dente natural.
  • 2 – A segunda peça chamada pilar tem a função de conectar o dente ao implante.
  • 3 – A terceira e muito importante é o dente, a coroa dentária protética, que imita forma e aparência de um dente natural e pode ser fabricada em resina, zircônia e porcelana.

A manutenção do implante dental, quando existir, é feita normalmente na coroa dentária que pode precisar de um reparo, cimentarão ou colagem do dente.

O pino do implante dentário raramente precisa de manutenção especifica.

Os implantes dentais são compostos por peças que são submetidos a forças constantes durante o uso (mastigação), e por isso precisam de uma verificação constante.

Na ImplArt Odontologia a coroa para implante é totalmente fabricada por métodos computadorizados.

Após a colocação do implante no osso, o dentista rosqueia uma tampa chamada cicatrizador que ajuda a proteger a área na fase de cicatrização. Passado esse período de cicatrização óssea e gengival, a tampa do cicatrizador é substituído pelo pilar de conexão e sobre o pilar a coroa dentária.

Nesse momento em geral é posicionado um dente provisório sobre o implante.

Em alguns casos o pilar padronizado não é indicado, e neste caso pode ser feito um pilar personalizado em zircônia que atenda às necessidades anatômicas de cada paciente.

manutenção do implante dentario
Manutenção do implante dentario com instrumentos especiais

Quais são os cuidados para manter o implante dentário saudável

De acordo com estudos, com os cuidados preventivos, um implante dentário pode durar décadas sem apresentar problemas. O dentista vai passar recomendações dos cuidados que devem ser realizados, mas por sorte os cuidados diários não são tão diferentes do que são aqueles com dentes naturais.

Manutenção do implante dentário pelo paciente

A recomendação básica é escovar a coroa assim como escova os dentes naturais. Utilizar fio dental (se o tipo de coroa permitir), se atentando a não deixar algum pedaço dele preso na coroa ou na linha da gengiva utilizado uma escova de cerdas macias, sem usar muita força para não causar retração na gengiva.

Outro dispositivo que ajuda na higienização diária é a escova interdental ou unitufo para limpeza da região do pilar, como por exemplo em próteses do tipo protocolo, sempre com movimento suaves e cuidadosos.

Manutenções dos implantes dentários pelo dentista

As visitas ao dentista devem ser regulares também para o paciente de implantes orais.

Solicitamos a nossos pacientes que retornem entre 6 meses a 1 ano para que possam ser examinados seus implantes e também os demais dentes da boca.

limpeza do implante dentario
A limpeza do implante dentario deve ser feita com frequência diária

Nessa consulta de retorno em geral solicitamos uma radiografia panorâmica para avaliar a saúde e integridade do nível ósseo ao redor do implante para garantir que não haja alguma infecção (periimplantite).

Temos que estar atentos também às gengivas ao redor dos implantes para procurar sinais de inflamações.

As próteses dos implantes dentais precisam de verificação e inspeção para soltura de parafusos, trincas e fraturas dos dentes.

Em casos de implante de todos os dentes a conduta é remover a prótese dentária protocolo, e higienizar todos os implantes, bem como a prótese dentária, restabelecendo o seu aspecto limpo e normal.

Já para o implante de um único dente, não realizamos a remoção da prótese dentária durante a consulta de manutenção. Portanto o implante individual é considerado um dente normal na boca.

ImplArt Odontologia

Se você ficou com alguma dúvida sobre preço da manutenção de implante, melhor procedimento clinico, entre em contato conosco ou então agende uma consulta com a nossa equipe, Ficaremos felizes em recebê-lo!

Endereço e Contatos

Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112

Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista

11 3262-4750

11 3262-4750

contato@implart.com.br

clinica_implart

ImplanteDentarioClinicaImplArt

@implart

ClinicaImplart

Open chat