O que é enxerto ósseo dentário
O enxerto ósseo dentário pode ser indicado para pessoas que perderam um ou mais dentes devido a acidentes ou extrações e precisam reconstituir o sorriso com a colocação de implante dentário.
O enxerto ósseo dentário é um procedimento recomendado para pessoas que perderam um ou mais dentes devido a acidentes ou extrações e desejam restaurar seu sorriso através da colocação de implantes dentários. Esse procedimento é realizado para fortalecer e reconstruir o osso da mandíbula ou maxila, proporcionando uma base sólida para os implantes. Durante o enxerto ósseo, o cirurgião dentista utiliza material ósseo sintético, do próprio paciente ou de um doador, para preencher e regenerar a área afetada. Após a realização do enxerto ósseo, é possível prosseguir com a colocação dos implantes dentários e, assim, obter um sorriso completo e funcional.
Tópicos deste artigo sobre enxerto ósseo dentário
Enxerto ósseo é uma técnica utilizada para reconstruir uma área de osso que perdeu volume, altura ou espessura
Há alguns casos nos quais não é possível colocar implantes dentários sem antes fazer um enxerto ósseo para implante ou cirurgia de enxerto ósseo na gengiva. Algumas pessoas, quando perdem os dentes e não os repõem de forma imediata, sofrem uma reabsorção óssea, perda óssea – atrofia óssea.
Quando é preciso implante com enxerto osseo ?
Então o osso da região fica com menor espessura e altura ou então com defeitos no formato. No maxilar superior, pode ocorrer o aumento do tamanho do seio maxilar, em princípio impede a colocação de implante sem realizar o enxerto. Dessa maneira o enxerto ósseo serve para recompor a estrutura suficiente para a realização do implante, devolvendo o volume perdido ao osso atrofiado. Para essa técnica, o dentista tem a opção de utilizar material ósseo do próprio paciente, retirado da boca (para pequenas reconstruções) ou retirado de outros locais, como o osso da bacia (ilíaco) e calota craniana (para grandes extensões).
Em casos de enxertos menores, a técnica de enxerto ósseo pode ser realizada no próprio consultório com o uso de anestesia local. A maioria dos enxertos ósseos menores são muito simples e abrangem 80%dos casos, não requerem cirurgias adicionais, não causam dor nem trauma ao osso e gengiva. Já nos casos de áreas maiores, a intervenção cirúrgica é realizada em um hospital por uma equipe maior e multidisciplinar, sob anestesia geral.
Curiosidade: Alguns pacientes confundem os termos e chamam os enxertos ósseos de implantes ósseos.
Quais são os biomateriais utilizados em enxertos ósseos?
Existem algumas opções de biomateriais para os enxertos ósseos. Entre os materiais possíveis tem o enxerto ósseo xenógeno, quando o osso é proveniente de animais (osso liofilizado bovino – Genox, Bioss, Straumann Botiss), osso humano proveniente de bancos de ossos (transplante ósseo) ou então usar materiais vítreos sintéticos (hidroxiapatita sintética).
Entretanto, o material de enxerto com mais facilidade de regeneração é o enxerto ósseo retirado da própria pessoa (osso autógeno). O osso pode ser fragmentado ou em bloco.
Medo da cirurgia de enxerto ósseo?
Muitas pessoas tem medo de realizar um enxerto ósseo, mas de fato trata-se de um procedimento muito simples. Todos os materiais são seguros e passam por um controle rigoroso. Os enxertos ósseos menores não são invasivos e podem ser utilizados para complementar o osso ao redor de um implante recém colocado. O cigarro é um complicador para a realização de enxertos ósseos, diminuindo a chance de sucesso. Já em pessoas que perderam seus dentes há muitos anos podem ser necessários enxertos ósseos maiores. A Clinica Dentaria ImplArt tem a filosofia de evitar os enxertos ósseos e domina as técnicas alternativas como por exemplo:
- Implantes curtos e de diâmetro reduzido
- Implante + enxerto simultâneo
- Técnica guiada “all on four” para arcada total
- Implantes inclinados
- Cirurgias com ultrassom cirúrgico (piezo)
- Enxertos com tela de titânio
Técnica de levantamento do seio maxilar ou sinus lift
O levantamento do seio maxilar ou sinus lift é um procedimento cirúrgico para enxerto ósseo na região do maxilar superior. O objetivo é aumentar a quantidade óssea em altura para permitir a colocação de um implante dentário mais longo. Quando uma pessoa perde um ou mais dentes na arcada superior, há uma perda óssea em altura e o seio maxilar abaixa (fig.1). O procedimento é realizado dessa forma: Em primeiro lugar é realizada uma pequena abertura na gengiva na região lateral do defeito ósseo (fig.2).
Em seguida, no interior dessa abertura é colocado uma quantidade variável de material precursor de regeneração óssea (figs.3,4). A cirurgia é rápida e normalmente não demora mais que 30 minutos com um cirurgião experiente. Deve-se esperar um tempo de regeneração óssea entre 4 a 9 meses (fig.5), e então a colocação dos implantes e próteses (fig.6), porém realizamos exames radiográficos antes para verificar o andamento da regeneração óssea.
Materiais utilizados em enxerto osseo dentario
Nos dias de hoje temos uma variedade de materiais que podem ser utilizados para enxertia do seio maxilar:
- Osso liofilizado bovino – Genox
- Osso autógeno (da própria pessoa)
- Hidroxiapatita sintética (precursor ósseo)
- Osso homólogo de banco de ossos (transplante ósseo)
- Materiais vítreos sintéticos – Bioss
Leia mais: técnica de enxerto com plasma rico em plaquetas
Leia mais: técnica de enxerto com plasma rico em fibrinas
Estudos mostram que todos os materiais são favoráveis para este tipo de enxerto, dependendo somente da preferência do cirurgião.
É normal ter medo de fazer o enxerto ósseo ?
É comum sentir medo antes de um enxerto dentário. O procedimento pode parecer assustador, em realidade pode ser bem simples. É importante lembrar que o enxerto ósseo dentário é um tratamento comum para repor o osso alveolar perdido por conta da falta de dentes. O enxerto ósseo é geralmente feito com anestesia local e sedação consciente, o que significa que você estará acordado, mas relaxado e sem dor durante todo o procedimento. Se você ainda estiver preocupado, converse conosco sobre suas dúvidas e pergunte sobre as opções de sedação disponíveis para ajudá-lo a se sentir mais confortável durante o procedimento. Estamos aqui para orientá-lo a ajudá-lo!
Conclusão
Estudos mostram que todos os materiais são favoráveis para enxerto ósseos e a indicação correta, depende do tipo de reconstrução necessário para o caso e da preferência do cirurgião. Consideraremos na escolha fatores como biocompatibilidade, disponibilidade e propriedades físicas e químicas dos materiais. Será fundamental realizar uma avaliação detalhada de sua saúde geral, condições ósseas e expectativas de resultado.
O Dr. Roberto Markarian é especialista em implantes dentários e prótese dentária com milhares de implantes instalados. Devido à grande experiência clínica e cirúrgica, já conseguiu realizar inúmeros casos de reabilitação sem a necessidade de enxerto ósseo dentário e que haviam recebido indicações de enxertos por outros especialistas. Se você ficou com alguma dúvida, ou quer saber preços de enxerto ósseo dentário, entre em contato através de um dos canais abaixo ou agende um consulta conosco.
Endereço e Contatos da ImplArt, considerada como a melhor clínica de estética de dentes no Brasil. (The best dental clinic in Brazil)
Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112
Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista
Escrito por: Dr. Markarian – Implante Dentário
Comentários (10)
Deixe um comentário Cancelar resposta
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Meu nome é sheila perca Dos dentes como que eu para recuperar.
Olá Sheila precisaríamos avaliar seu caso para entender porque você estaria perdendo dentes e para pensar na melhor estratégia para recuperar-los.
Olá meu nome sheila tenho
periodentite, é minha raiz ficou esposta preciso de uma orientação o devo fazer
Fui em uma periodentista , e
Falou que tinha que fazer
enxerto gengival.
Olá Sheila, venha realizar uma avaliação periodontal!
Oi boa tarde meu sheila
eu tenho perca ossas
em quese todos os meus
que deveria um enxerto gengival, para depois
colocar próteses.
Olá Sheila venha por favor fazer uma avaliação na clinica para que possamos planejar seu tratamento gengival.
Bom dia.
Fiz enxerto ósseo em 2 posições no maxilar superior há mais de 1 ano.
Em uma das posições já foi colocado o implante, aparentemente sem problemas. A outra posição é ao lado da primeira, e houve infecção (gosto e odor horrível na boca). O local foi limpo, feito tratamento com antibiótico, e feito novo enxerto ósseo.
Até hoje estão sendo expelidos grãos do material precursor de regeneração óssea. Aparecem na minha garganta (creio que vindos do seio maxilar) e expelidos pela boca.
Também estou com uma secreção na garganta, tipo catarro, que ainda não teve sua origem diagnosticada (otorrino, pneumologista, gastro – vários exames de imagem).
Minhas dúvidas:
1. É normal haver grãos expelidos após mais de um ano?
2. Alguma possibilidade deste fato ser o causador do problema citado ainda não diagnosticado (secreção)?
Muito obrigado pela atenção.
Olá Cesar,
Pode haver a saída de grãos de material de enxerto ósseo dentário após vários meses da cirurgia ou mesmo alguns anos.
O motivo é que nem todo material de enxertia colocado se adere e estando solto pode ser expelido.
Entretanto a frequência desse evento deveria ir se reduzindo com o tempo.
Provavelmente estes enxertos e grãos não devem ter relação com as secreções em sua garganta . Entretanto tal fato tel que ser melhor estudado pelo médico.
Fiz um enxerto osseo em pó tem 8 dias e todos os dias saem grãos. Essa noite saiu bastante. Isso significa que deu errado?
A saída de alguns grãos, principalmente no começo não quer dizer que o enxerto ósseo dentário deu errado.
Parte do material de exerto ósseo não se adere ao leito, sendo expelido naturalmente.
Para evitar a perda de material de enxerto desnecessário evite fazer bochechos.