O irrigador dental, também conhecido como Waterpik pode ajudar na higiene oral em alguns casos que apresentem dificuldades com as técnicas convencionais.

A importância de uma boa técnica de higiene oral

Todos sabemos da importância de se ter uma rotina de bons hábitos de higiene oral para manter os dentes e gengivas saudáveis ao longo da vida. Escovar os dentes após as refeições é fundamental para retirar partículas alimentares da superfície dos dentes e evitar o acumulo de biofilme e placa bacteriana.

Além disso, o uso regular de fio dental, pelo menos uma vez ao dia ajuda a remover resíduos de alimentos das áreas mais difíceis de alcançar, como os espaços interdentais.

No entanto, existem algumas pessoas que não conseguem usar o fio dental corretamente, ou aquelas a qual o fio dental não é o melhor recurso para higienizar a boca, como é o caso de usuário de prótese dentária, coroas, próteses fixas sobre implantes dentários ou pessoas com aparelho ortodôntico.

Além disso, pessoas em tratamento de problemas gengivais podem ter sensibilidade e sangramento ao usar fio dental. Pensando nesses casos, a indústria desenvolveu o irrigador dental para higiene bucal.

Irrigador dental é bom? Para que serve um irrigador dental?

O irrigador dental é um dispositivo que projeta jato de água que ajudam na remoção física de partículas de alimentos, especialmente na região interdental.

O jato direcionado de água funciona como um fio dental de água (water flosser). Esse conceito já era bem consolidado nos Estados Unidos há alguns anos com o Waterpik, e por um tempo esse aparelho era quase que restrito a esse mercado. Mas felizmente hoje existem várias opções de irrigador dental no Brasil em farmácias ou pela internet.

Funcionalidades para usuários de aparelhos ortodônticos e próteses dentárias

As pessoas que usam aparelho ortodôntico convencional frequentemente têm uma preocupação extra com a higiene bucal, já que suas peças tendem a reter resíduos alimentares.

Para ajudar na tarefa de limpeza dos dentes e do aparelho, o dentista pode indicar o uso de irrigador dental. O fio de água alcança as partes mais difíceis dos dentes e do aparelho.

Da mesma maneira, alguns tipos de prótese dentária inviabilizam o uso de fio dental, e o irrigador oral é altamente indicado para ajudar na sua limpeza e manutenção.

É o caso, por exemplo, da prótese protocolo all on four, que é um tipo de prótese total fixa sobre implantes dentários. A pessoa que usa esse tipo de prótese precisa ter cuidados de higiene oral como parte do plano de manutenção da prótese e dos implantes.

A linha divisória entre a prótese e a gengiva requer atenção, pois partículas alimentares podem ficar impactadas nesta região. O uso diário de um irrigador facilita a remoção dessas partículas debaixo da prótese protocolo.

Qual melhor irrigador dental?

Felizmente hoje temos várias opções de irrigadores dentais, que variam de tamanho (portátil ou doméstico), diversidade de ponteiras indicadas para determinadas necessidades (higiene bucal diária, manutenção de implantes dentários, limpeza de aparelho ortodôntico), regulagem de pressão, alimentação (manual, pilha, tomada) e preço.

Por isso é importante adquirir o equipamento que mais se adequa as necessidades e o dentista poderá ajudar nessa escolha. Os aparelhos portáteis têm a vantagem de ser transportado em viagens.                                                        

O irrigador dental não substitui a escovação

É importante salientar que a escovação é a mais importante maneira de higienizar a boca e não deve ser abandonada. O irrigador é um ótimo recurso para limpeza das regiões interdentais e sub gengivais, mas não deve ser usado isoladamente. Juntos, será mais fácil manter a boca saudável, prevenir cáries, gengivite e doenças periodontais, e preservar um sorriso mais bonito.

Endereço e Contatos

Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112

Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista

11 3262-4750

11 3262-4750

contato@implart.com.br

clinica_implart

ImplanteDentarioClinicaImplArt

@implart

ClinicaImplart