Agenesia: dentes que não nasceram podem ser supridos com implantes?
Algumas pessoas podem não ter todos os dentes simplesmente porque um ou mais deles não se formaram como deveriam. Essa condição é chamada de agenesia dentária.
Aprenda mais sobre agenesia dos dentes
Trata-se de uma anomalia caracterizada pela ausência congênita de um ou mais dentes, não apenas na dentição decídua (mais rara), como também na dentição permanente (mais frequente).
Porque ocorre a agenesia dentária?
A agenesia pode ocorrer unilateralmente ou bilateralmente, sendo a primeira mais comum. Pode envolver qualquer um dos dentes, porém ocorre com mais frequência nos terceiros molares (sisos), pré molares e incisivos laterais superiores.
Qual a causa da agenesia de dentes ?
As anomalias quanto ao número de dentes ocorrem na fase de formação inicial dos genes dentais no momento em que ocorre o desenvolvimento fetal. A etiologia da agenesia é desconhecida, porém pode estar relacionada com:
- Modificações em determinados genes
- Fatores nutricionais
- Traumas
- Infecções e patologias virais como sarampo e rubéola
- Fatores hereditários
- Problemas de formação do lábio e ossos (fenda palatina e labio leporino)
- Problemas endócrinos
- Uso de substâncias como a talidomida, quimioterapia e radioterapia
Os dentes de leite (dentição decídua) normalmente nascem no período entre 6 e 33 meses de idade. A final desse período a criança deve ter dez dentes. Por volta dos 6 anos esses dentes começam a ser fisiologicamente substituídos por dentes permanentes. A troca completa ocorre entre 6 e 12 anos.
Se houver atraso no amolecimento de algum dente decíduo, é recomendado levar a criança ao dentista para diagnosticar o motivo do atraso e/ou ausência de erupção do dente permanente.
Uma radiografia panorâmica deve mostrar com clareza se a falta de algum dente permanente ocorre por agenesia (ausência do germe do dente) ou porque o ele não erupcionou devido a mal posicionamento ou por falta de espaço.
Leia mais sobre implantes dentários
Tratamento para agenesia. É possível repor um dente que não nasceu com implante dentários?
O tratamento para agenesia depende de cada caso. Ainda em crianças, quando o dente não erupcionou por falta de espaço, pode ser indicada a colocação de uma contenção para abrir o espaço adequado.
Quando o dente não se formou, o espaço pode ser fechado com um tratamento ortodôntico. Nesta fase os implantes não são recomendados, porque eles podem atrapalhar o desenvolvimento dos outros dentes.
Já em adultos, o dente que não erupcionou pode ser tracionado para fora com tratamento ortodôntico, quando seu posicionamento permite isso. Em alguns casos pode ser realizado o fechamento do espaço também com tratamento ortodôntico.
Dentes que não se formaram ou que estão impactados de tal forma que nunca irão erupcionar podem ser supridos com implantes dentários e uma coroa protética.
O paciente realiza um exame radiográfico para determinar se há dentes não erupcionados na região em que se pretende colocar os implantes. O dentista avalia se esse dente deve ser extraído para dessa forma permitir a colocação do implante dentário.
Outro aspecto avaliado é a condição óssea, já que para colocar implantes dentários é necessário que o paciente apresente bom volume ósseo, tanto em altura, como em largura. Essas características são facilmente identificadas através de exames radiológicos.
Se você ficou com alguma dúvida, então entre em contato conosco através de um dos canais abaixo.
Endereço e Contatos da ImplArt, considerada como a melhor clínica de estética de dentes no Brasil. (The best dental clinic in Brazil)
Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112
Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista
Escrito por: Dr. Markarian – Implante Dentário
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Deixe um comentário