Estar com dor de dente é uma das experiências mais desagradáveis que uma pessoa pode sentir. O Medo do dentista ou a impossibilidade de ir a uma consulta odontológica podem postergar a resolução de problemas dentários que seria fáceis de resolver.

Dor no dente: como aliviar?

Algumas vezes a dor começa de forma sutil, mas com o tempo pode se tornar latejante. O fato é que dores nos dentes atrapalham as mais simples rotinas diárias e do sono, ao ponto de não saber como conseguir dormir com dor de dente.

Nessas ocasiões, as pessoas tendem a buscar na internet dicas de como curar a dor de dente imediatamente ou então para conhecer alguma receita caseira para dor de dente. Muitas vezes para ganhar tempo até conseguir ir ao dentista, ou ainda mais, querendo evitar ir ao dentista.

Depressão e problemas dentários
Ansiedade e medo de dentista podem fazer uma pessoa procrastinar e evitar ir ao dentista. Mas uma espera longa demais pode resultar em graves problemas nos dentes

É possível encontrar na internet muitas maneiras caseiras e improvisadas que prometem alívio para dor dente, e algumas delas pode até mesmo ter um efeito provisório. Mas a recomendação é procurar um dentista para avaliar o caso e indicar um procedimento para tratar a causa do problema.

Dente doendo é apenas a consequência de algum problema

A dor é um sinal de que algo não está saudável ou funcional na sua boca, e existem muitos motivos que levam a um quadro de dor no dente. A maior parte das pessoas que busca por algo que seja bom para dor de dente caseiro na verdade esta a procura de aliviar dor de dente quebrado ou remédio para dor de dente furado, ou então dor de dente canal (que não deveria doer).

Isso por si só já mostra que existe um grande problema dental, e que uma medida caseira não é capaz de resolver a causa da dor, apenas um alivio momentâneo. Postergar a consulta com o dentista profissional certamente fará com que o problema só piore.

O principal motivo para dor no dente é quando a camada sensível está exposta, a dentina. Ela deveria estar sempre protegida pelo esmalte dentário, mas sua exposição acontece principalmente por cáries (buraco no dente), fraturas, desgastes, infecções e retração gengival (que gera sensibilidade dentária e dor) e cada um desses problemas precisa de tratamento adequado feito por um dentista.

Em sua consulta o dentista irá analisar qual o melhor tratamento a seguir, se seria uma restauração, um tratamento de canal ou a extração do dente.

dor no implante
Apenas o tratamento realizado pelo profissional cirurgião-dentista irá solucionar definitivamente o problema da dor.

Não consigo ir ao dentista imediatamente, o que fazer?

Algumas medidas podem ser tomadas a fim de aliviar a dor de dente. Realizar bochechos com água morna e sal pode trazer algum alivio e reduzir dores e inchaço na gengiva.

Mas essa mistura gera apenas um alivio provisório, já que não resolve a causa do problema que deve ser tratado com um dentista. Da mesma maneira, uma compressa fria na bochecha ajuda a reduzir inchaços.

Outros produtos que as pessoas costumam utilizar em casa pra aliviar dores nos dentes são:

Cravo-da-índia – possui uma substância chamada eugenol, que tem efeito anestésico e anti-inflamatório, favorecendo na diminuição da dor e de inchaço na gengiva. Também tem propriedades antimicrobianas, impedindo o crescimento de bactérias que causam a gengivite.

Extrato de Baunilha – assim como o cravo-da-índia, a baunilha contém eugenol e propriedades analgésicas e antissépticas. Além disso, ajuda no combate da deterioração dentária.

Alho – possui um composto chamado alicina que tem ação antimicrobiana (inibe crescimento bacteriano) e anti-inflamatória. Portanto, pode auxiliar nos casos de alguma infecção na boca e inchaços.

Própolis – alguns artigos científicos demonstraram que o extrato de própolis seria um coadjuvante nos quadros de periodontite e gengivite, com ação antimicrobiana, bactericida, antisséptica e anti-inflamatória. Também acelera a cicatrização dos tecidos e estimula o sistema imunológico.

Reforçamos, mais uma vez, que a utilização de procedimentos caseiros para aliviar a dor é provisória. É extremamente importante buscar o dentista o quanto antes para tratar o problema que está causando a dor evitar a piora da doença.

Agende sua consulta em nossa clínica odontológica para implantes e próteses dentárias clicando no botão abaixo.

Endereço e Contatos

Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112

Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista

11 3262-4750

11 3262-4750

contato@implart.com.br

clinica_implart

ImplanteDentarioClinicaImplArt

@implart

ClinicaImplart