
O que é Reabertura do Implante Dentário: Entenda o Procedimento
A reabertura do implante dentário é uma etapa prevista no tratamento de implantes, também chamada de “segunda fase cirúrgica”. Trata-se de um procedimento simples e localizado, cujo objetivo é expor o topo do implante (parafuso inserido no osso) que eventualmente ficou recoberto pela gengiva durante o período de cicatrização óssea (osseointegração).
Isto pode ser necessário pois, após a cirurgia do implante dentário, ao longo do processo de cicatrização, pode haver o crescimento do tecido gengival sobre a região do implante, sem que haja qualquer prejuízo ao processo. Caso isso aconteça, depois que o osso já se integrou ao implante, essa pequena cirurgia é feita para permitir que o componente de cicatrização (cicatrizador ou pilar de cicatrização) seja colocado, preparando o local para receber a coroa ou prótese definitiva.

Quando a reabertura do implante dentário deve ser realizada?
Segundo Dr. Roberto Markarian, implantodontista e diretor da Clínica ImplArt, o momento exato da reabertura varia de acordo com cada caso clínico, tipo de implante, qualidade do osso e técnica utilizada. Na Clínica ImplArt, por exemplo, esse tempo pode variar de 1 mês até 6 meses após a colocação do implante.
Em implantes com cicatrização mais rápida (como em alguns modelos importados, por exemplo o implante Straumann iExcel ou o Straumann Slactive), esse período pode ser mais curto, pois em condições ósseas ideais estes implantes permitem cicatrização em 21 e 45 dias, respectivamente.
Como é feita a cirurgia de reabertura do implante dentário
A reabertura visa expor o topo do implante recoberto pela gengiva e para isso é feita uma incisão pequena e localizada. O corte é mínimo e envolve apenas na área da gengiva que recobre o implante. A gengiva é então afastada levemente para expor o topo do implante. Dessa maneira, um cicatrizador ou pilar de cicatrização é inserido, para moldar os tecidos gengivais e permitir o acesso quando da colocação da coroa.

Cicatrização gengival após reabertura do implante dentário
Segundo Dr. Roberto Markarian, implantodontista e diretor da Clínica ImplArt, depois da reabertura e colocação do cicatrizador, a gengiva ao redor precisa de algumas semanas para cicatrizar adequadamente. É nessa fase que os tecidos gengivais se moldam para formar um perfil saudável e estético em torno do implante.
Durante esse processo, é comum que apareça uma “casquinha branca” ao redor da incisão gengival. Isso pode causar preocupação, mas vale esclarecer:
Essa casquinha de coloração esbranquiçada é uma formação natural de tecido de cicatrização (fibrina, células de regeneração), semelhante à crosta que aparece em cortes na pele.
Muitas pessoas confundem essa “casquinha branca” com pus ou infecção, mas não é desde que não haja mau cheiro, dor intensa, inchaço ou presença de secreção purulenta. Esse tecido branco não deve ser removido manualmente, pois faz parte do processo natural de cura, diz Dr. Roberto Markarian. Entretanto, se houver dúvidas, ou alterações como odor desagradável, secreção ou dor persistente, Dr. Markarian orienta que deve ser agendada uma consulta para verificação.
Finalização: colocação da prótese definitiva
Uma vez que a gengiva esteja bem cicatrizada ao redor do cicatrizador, realiza-se a moldagem digital na ImplArt para confeccionar a coroa ou prótese fixa em protótipo que dará origem ao estudo estético e posteriormente à prótese definitiva. Essa prótese será instalada sobre o implante, e o resultado final é pensado para conciliar estética e função.
Caso o paciente opte por realizar a Coroa Dentária em Zirconia Pura CADCAM ou Prótese fixa em Zirconia ou mesmo Prótese Protocolo, terá um tratamento ágil e rápido justamente pela alta tencologia envolvida e a agilidade no processo de execução da Clínica ImplArt.

Material técnico por DR. ROBERTO MARKARIAN – CRO-SP 73.583
Idealizador e Diretor da Clínica Odontológica ImplArt. – Perfil do Linkedin do Dr. Roberto
Dr. Roberto Markarian é referência em implante dentario, lentes de contato e próteses dentárias computadorizadas no Brasil. Além de ter experiencia de mais de 10.000 implantes instalados, é pesquisador, e produz conhecimento que vai para o mundo todo publicado em renomadas revistas científicas na área da Odontologia. Responsável por fomentar conhecimento e alta tecnologia aplicado em todos os tratamentos oferecidos pela Clínica Odontológica ImplArt.
Guia da reabertura do implante dentário

Vivian Markarian
Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.
Deixe um comentário