Ficarei sem prótese dentária durante o enxerto ósseo?
Ficarei sem prótese dentária durante o enxerto ósseo? Essa é uma questão muito comum entre os pacientes que recebem indicação de enxerto ósseo antes do implante dentário. Mas antes de responder à esta pergunta, é necessário entender que existem diferentes técnicas de enxerto ósseo.
Cada uma possui sua complexidade e extensão, e isso influi diretamente nas orientações do período pós operatório, no tempo de recuperação, bem como na possibilidade de usar uma prótese provisória. A técnica de enxerto ósseo para colocar um implante não é igual ao enxerto em bloco para colocação de vários implantes em uma arcada completa, caso mais complexo.
Em muitos casos é possível fixar uma prótese provisória que não prejudique a recuperação e cicatrização do enxerto. O molde para a prótese provisória é também na maioria das vezes feito por um escaneamento intra-oral (Na ImplArt). Também permite que o paciente não fique sem dentes nesse ínterim, durante todo o tratamento.
Após o período de recuperação a prótese provisória é substituída pela prótese definitiva confeccionada com o material escolhido em conjunto pelo paciente e o dentista. A prótese definitiva pode ser de resina, metalocerâmica ou então em zircônia totalmente estética.
Tipos de enxerto
Enxerto particulado – em pó
O enxerto particulado é utilizado em pequenas reconstruções, como o preenchimento de um local em que houve perda óssea ou na técnica de levantamento de seio maxilar. Os biomateriais utilizados em enxerto ósseo particulado são implantados para substituir ou reparar tecidos atrofiados.
Podem ser de origem natural (pequena quantidade de osso triturado do próprio paciente ou de banco de tecidos para transplantes, ou ainda osso bovino liofilizado em pó). O enxerto particulado também pode ser de material sintético produzido anteriormente em laboratório.
É totalmente biocompatível e possui propriedades osteocondutivas (atração de células formadoras de tecido ósseo) ou materiais vítreos sintéticos (hidroxiapatita sintética). O enxerto particulado é depositado no local e em seguida recoberto por uma membrana de colágeno.
Em casos favoráveis, o implante dentário pode ser colocado no mesmo dia que o enxerto, em seguida uma prótese provisória. O material para enxerto em pó ou grânulos pode ser associado a telas de titânio para uma melhor conformação do formato final.
Leia mais: dúvidas frequentes sobre enxerto ósseo
Enxerto em bloco
Técnica indicada para reconstruções mais extensas. O enxerto com formato de bloco pode ser retirado de outra região do corpo do próprio paciente. Quando há necessidade de apenas um bloco pequeno, então o osso pode ser retirado da mandíbula. Antigamente, quando o dentista necessitava de mais osso, poderiam ser retirados ser retirados da bacia ou da calota craniana.
Porém estes métodos estão em desuso. Nenhum dos locais doadores sofre consequências por perda de osso. Os blocos são fixados no maxilar com parafusos de titânio e dessa forma permitirão a colocação de mais implantes dentários. A possibilidade de utilização de prótese nesse tipo de enxerto é avaliada caso a caso.
Enxerto impressos em 3D
Em breve estarão disponíveis na ImplArt enxertos ósseos com tecnologia computadorizada, impressos em 3D. Esta tecnologia inovadora permite utilizar materiais sintéticos que são modelados sob medida a partir de exames computadorizados como uma impressora 3D.
Endereço e Contatos da ImplArt, considerada como a melhor clínica de estética de dentes no Brasil. (The best dental clinic in Brazil)
Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112
Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista
Escrito por: Dr. Markarian – Implante Dentário
Comentários (6)
Deixe um comentário Cancelar resposta
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Eu ia fazer um emplante dentário,mas desistir, porque o especialista falou que eu precisava ficar,seis meses sem a prótese dentária, porque eu precisava de enxerto, fiquei até deprimida.
Hoje em dia o paciente não fica sem dentes durante o tratamento com implantes dentários.
Venha consultarmos e analisaremos o seu caso para traçar a melhor estratégia para implantar todos os dentes.
Gostaria de fazer o implante. Meu caso é de enxerto em bloco tenho poucos dentes na arcada inferior
EM sua consulta realizaremos todos os exames necessários para verificar qual a melhor conduta para finalizar seu caso mais rapidamente.
Fiz extração de um premolar por infeção na raiz,o dentista depois da extração do dente colocou osso ,disse para esperar de 4 a 8 meses para ele poder colocar ou pinho esperar quatro meses mais para colocar o premolar,e que por enquanto ficaria sem o dente,estou triste sorriu e se percebe a falta do dente.
Hoje em dia na Maria dos casos você pode fazer o implante dentário no mesmo dia da extração. Isto só não é feito quando existe um problema mais grave no osso que precisa ser regenerado. Também é possível realizar uma variedade de tipos de próteses provisórias para que você não fique sem o dente. Converse com o seu dentista respeito.