Bifosfonatos – alendronato de calcio e os implantes dentais
Alguns medicamentos utilizados para tratamento possuem substâncias da classe dos bifosfonatos, que em suma têm a função de fortalecer a matriz óssea tornando-a mais resistentes à fraturas.
Interferência entre o alendronato de cálcio e o implante dentário
O paciente interessado em colocar implantes dentários, primeiramente passa por uma criteriosa avaliação do cirurgião implantodontista para assegurar que ele é um bom candidato a recebê-los.
Um dos critérios avaliados é o uso contínuo de medicamentos, principalmente os utilizados para tratamentos de doenças relacionadas com a perda mineral óssea, como a osteoporose e alguns tipos de câncer.
Entretanto, a formação óssea em excesso na região da mandíbula e dos maxilares dificulta a nutrição do osso e a perfuração para colocação de implantes dentários. Nessas condições pode causar uma osteonecrose e dessa maneira a perda definitiva dos implantes, além de outras complicações.
Leia as dúvidas frequentes sobre implantes dentários.
Portanto, o uso contínuo destas substâncias é contra indicado nos meses anteriores e posteriores a cirurgia para colocação de implantes dentários. Antes de mais nada, é extremamente importante que o paciente seja sincero em declarar ao cirurgião implantodontista sobre qualquer medicamento que esteja tomando.
Sobretudo, o tratamento deve ser feito em integração com o médico que receitou o medicamento. Ele deve avaliar possibilidade de suspendê-lo por um determinado tempo (pelo menos três meses antes e três meses após a cirurgia).
O médico também devera solicitar exames laboratoriais para que haja monitoramento das substâncias no organismo. Além disso, solicita exames de imagem para avaliar as atuais condições ósseas da mandíbula bem como maxilares.
Principais substâncias da classe dos Bifosfonatos que podem estar presentes em medicamentos e merecem atenção antes que ocorra a cirurgia de implantes dentários:
- Alendronato de sódio
- Etidronato de sódio
- Ibandronato de sódio
- Pamidronato
- Risedronato de sódio
- Tiludronato de sódio
- Ácido zoledrônico
- Clodronato
- Ácido Alendrônico
Clinica ImplArt
A Clínica ImplArt é composta por profissionais especialistas em implantes dentários, tendo realizado milhares de procedimentos com seriedade e resultados muito satisfatórios. Então venha nos fazer uma visita!
Endereço e Contatos da ImplArt, considerada como a melhor clínica de estética de dentes no Brasil. (The best dental clinic in Brazil)
Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112
Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista
Escrito por: Dr. Markarian – Implante Dentário
Comentários (4)
Deixe um comentário Cancelar resposta
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Peço por favor que se puder me responda essa pergunta..sou do Rio…faço uso do medicamento Protus 2g todos os dias para osteoporose..ha dois anos..fiz enxerto e levantamento de face…ha seis meses…e em julho colocarei os pinos para daqui ha 6 meses colocar o dentes..corro algum risco de necrose e perda dos implantes? Muito obrigada..Estou pensando em desistir..já paguei meus implantes…e agora so falta essa etapa..mas depois que li este artigo estou com medo.
Olá Valéria, obrigado pela sua visita. Você deve relatar ao seu dentista o uso deste medicamento para que ele avalie os possíveis efeitos e o risco x benefício de se realizar o enxerto ósseo e os implantes dentários concomitantes ao medicamento.
boa tarde
estou tomando residronato de sodio a 2 meses , quanto tempo tenho que esperar para fazer implante ?
Os alendronatos permanecem no osso por muitos anos, não existe um tempo seguro para realizar os implantes Segundo os estudos científicos. Entretanto conversando com seu médico tentaremos minimizar os riscos.