A prótese fixa sobre dentes é uma solução eficaz para suprir dentes ausentes, mas existem algumas desvantagens se ela for comparada aos implantes dentários com coroa.

A principal e a mais preocupante desvantagem é a reabsorção óssea que ocorre ao longo dos anos e pode comprometer a estética bem como a saúde do paciente.

Mas o paciente tem a alternativa de trocar sua prótese fixa sobre dentes por implante com coroa para individualização da prótese.

Sobretudo, a forma de instalação da prótese fixa sobre dentes é muito diferente da colocação de implantes com coroa.

Então veja na imagem a seguir como é esse procedimento.

A imagem mostra a ausência de um dente e a indicação da prótese fixa para preencher esse espaço. A instalação desse tipo de prótese exige o desgaste dos dentes vizinhos para que eles sejam usados como suporte. Observe que a peça protética é inteiriça e o paciente não consegue passar fio dental entre os dentes.

Como dito anteriormente, o grande problema desse tipo de prótese é o avanço da perda óssea que acontece ao longo do tempo.

Isso ocorre porque o osso que sustentava o dente ausente não tem mais função e o organismo inicia um processo de reabsorção desse osso.

Tanto tecido ósseo como gengiva vão se recolhendo ao longo tempo e a prótese não acompanha esse movimento, portanto, um espaço extra pode surgir entre a prótese e os tecidos.

Tudo isso causa um grande comprometimento estético do sorriso.

Além do prejuízo estético, há certamente risco para a saúde do paciente.

O desgaste dos dentes vizinhos para instalação da prótese fixa deixa os dentes fragilizados e sujeitos a fraturas, doenças periodontais bem como infiltração bacteriana.

O recolhimento do osso e gengiva expõe as raízes dos dentes vizinhos, deixando-as suscetíveis a cáries e proliferação bacteriana nas polpas dentárias.

Nesse caso, o paciente pode precisar passar por um tratamento de canal ou até mesmo extrair os dentes.

A grande vantagem em substituir a prótese fixa sobre dentes por implante com coroa certamente é a paralisação da reabsorção óssea.

A inserção do pino de implante no osso substitui a raiz do dente perdido.

Ou seja, o organismo entende que o osso ali na região ainda tem função de suporte.

Veja esses exemplos na imagem a seguir:

implantes_tipos

Existem ainda outras vantagens do implante com coroa:

• A possibilidade de utilizar fio dental;
  • A preservação da integridade dos dentes vizinhos (que não precisam sofrer desgastes);
  • A proteção do tecido ósseo e gengival contra doenças periodontais e infiltrações;
  • É mais resistente e durável em relação à prótese fixa sobre dentes;
  • O restabelecimento da função mastigatória e da segurança para falar e sorrir;
  • Resultado certamente estético. A coroa protética imita cor, textura e formato dos dentes vizinhos e ficam indistinguíveis no conjunto do sorriso.

Observações:

É recomendada a substituição da prótese fixa sobre dentes por implante com coroa o quanto antes para evitar perda óssea;

Se o paciente usa prótese fixa sobre dentes por muitos anos e há perda óssea, será avaliado para saber se implante com coroa é viável.

O implante dentário inegavelmente precisa de volume ósseo para ser instalado.

Portanto pode ser necessário reconstruir o volume perdido com enxerto ósseo e gengival.

Os dentes que foram utilizados como suporte da prótese fixa precisam de avaliação para determinar se poderão ser mantidos ou extraídos.

Se for constatado que eles poderão ser mantidos, o dentista pode restaura-los com coroa protética para dar forma e proteção ao dente.

Em caso de dúvidas, agende uma consulta ou então entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo.