Skip to main content
resina_manchada Restaurações de resina podem se arranhar com pasta de dente

Restaurações de resina podem se arranhar com pasta de dente

Restaurações de resina são bastante consolidadas na odontologia. Atualmente existe uma série de resinas de alta tecnologia e desempenho que permitem ao dentista a realização de diversos trabalhos para restauração dentária, alcançando resultados esteticamente satisfatórios e aspectos comparáveis com dentes naturais.

Porém, a resina ainda é um material que demanda certos cuidados para que seu efeito seja preservado pelo maior tempo possível. Um dos cuidados é com relação ao manchamento do material restaurado. A resina é passível de alteração de tonalidade com a ingestão de alimentos e bebidas muito pigmentadas, tais como café, vinho, cenoura, beterraba, açaí, condimentos, etc.

Além de alimentos e bebidas, o fumo também mancha a resina com o tempo, portanto o habito deve ser abandonado. Alimentos ácidos tem potencial para agredir a superfície da resina que pode se tornar opaca e sem brilho. Outro cuidado é com relação a escovação. As restaurações de resina arranham com pasta de dente, especialmente as que contem partículas abrasivas.

Leia sobre troca de restaurações

Portanto é recomendado o uso de escovas de cerdas macias e com movimentos mais leves, sem impor muita força. Também é indicado o uso de enxaguantes antissépticos sem álcool na composição, pois o álcool pode danificar a resina.

O paciente com restaurações ou dentes em resina devem ter cautela com alguns hábitos, como por exemplo roer unhas, mastigar objetos ou ingerir alimentos muito duros, bruxismo dental, pois a resina pode sofre fratura quando submetida à uma carga exagerada. Com esses cuidados básicos, as restaurações e dentes de resina podem durar por muito tempo.

Se você ficou com alguma dúvida sobre restaurações de resina, custos, preço, melhor tratamento, entre em contato conosco através de um dos canais abaixo:

Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112

Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista

Link para chegar na Clínica ImplArt usando o Waze

11 99598-1866

16894177497efdb1dfa7700203ec7bef-96x96 Restaurações de resina podem se arranhar com pasta de dente

Roberto Markarian

Com vasta formação acadêmica – que inclui Mestrado, Doutorado (PhD) e Pós-Doutorado, o Dr. Roberto Markarian é especialista em Implantodontia e Prótese Dentária. À frente da Clínica ImplArt, centro de referência nacional em reabilitação oral estética e implantologia, soma mais de 25 anos de prática clínica e um histórico superior a 12.000 implantes e reabilitações concluídos com sucesso. Atuando também como pesquisador e docente, assina artigos em periódicos científicos internacionais de alto impacto e capítulos de livros de renome global, como a publicação na Springer Nature sobre Inteligência Artificial na Prótese Dentária (2026, DOI: 10.1007/978-3-032-24895-4_10) e na Wiley sobre Implantodontia Digital e Cirurgia Guiada por Computador (2022). Pioneiro na introdução da implantodontia digital e das cirurgias guiadas no Brasil, fundamenta sua atuação na premissa de que a excelência médica nasce da união entre ciência avançada, tecnologia de ponta e foco na satisfação do paciente. CRO-SP 73583.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Escanear o código