Implantes Dentários

Implante Dentário: os 5 piores problemas com implantes

Os implantes dentários são uma alternativa mais moderna para a falta de dentes do que próteses e pontes móveis, mas podem apresentar problemas. Os implantes são usados para substituir as raízes dos dentes e por conseqüência a reposição de dentes perdidos, também conhecidos como próteses ou coroas.

As próteses sobre implantes devem combinar com os dentes naturais remanescentes do paciente, para que pareçam naturais e exijam menos manutenção do que as próteses tradicionais.

Imprevistos podem acontecer

Os implantes dentários são uma solução eficaz para substituir dentes perdidos, proporcionando estabilidade e funcionalidade. As próteses sobre implantes são feitas para se integrarem perfeitamente aos dentes naturais restantes, garantindo uma aparência natural e exigindo menos manutenção do que as próteses convencionais.

No entanto, é importante estar ciente de que problemas podem ocorrer durante o processo de implantação, exigindo cuidados adicionais e possíveis ajustes.

Apesar de todas as vantagens dos implantes dentários, os implantes não são a melhor opção para algumas pessoas. Em alguns casos, podem haver alguns problemas com o implante dentário. Antes que opte por implantes dentários, é importante compreender os riscos para poder decidir o que é melhor para você. Aqui estão portanto as 5 piores complicações do implante dentário que devem ser evitados:

1. Problemas com fraturas de implante

Antes de mais nada converse com seu cirurgião dentista sobre seus problemas dentários. Isso certamente ajudará no planejamento da cirurgia. Se você, por exemplo, range os dentes ou aperta (bruxismo), pode colocar muita pressão nos implantes, aumentando o risco de fratura. Outra causa de fratura no implante ocorre em virtude da sua colocação em posição errada, que por conseqüência pode aumentar a pressão ou estresse sobre ele.

Em caso de fratura, o que deve ser feito?

Após uma fratura, os implantes devem ser substituídos. Significa que o paciente tem de passar novamente por todo o processo de instalação do implante, cicatrização e elaboração do dente.

Observação

Não confundir fratura no implante (que está dentro do osso) com fratura do dente, fratura da prótese ou então problemas nos componentes protéticos (peças que compõem as próteses).

Implante fraturado e removido

Fraturas nas próteses geralmente não afetam os implantes, bastando então substituir as próteses afetadas.

2. Infecção no Implante e complicações

Às vezes, as infecções podem ocorrer como uma das complicações do implante dentário. Toda vez que alguém faz uma cirurgia ou tem alguma inserção de peças artificiais no corpo, eventualmente há chances de o organismo não reagir bem. Em alguns casos (raros), é provável que haja uma infecção no implante.

Se houver bactérias ao redor do implante, é provável que ocorra inflamação no implante problemas na forma como o implante se integra ao osso (osseointegração). Isso significa que o implante inflamado provavelmente não fixará corretamente ao osso. Mesmo que isso aconteça, uma infecção pode acontecer após algum tempo e danificar a união entre o implante e o osso do paciente, levando à perda do implante.

Cuidados pré operatórios

Por isso na ImplArt antes da cirurgia de implante, é realizada higiene oral completa, controle de todas as infecções e doenças dentárias para reduzir os riscos de infecção no implante. Após o implante dentário, o paciente deve higienizar sua boca corretamente bem como com certa frequência.

Veja orientações sobre a higiene do implante dentário. Caso perceba sinais de inflamações, inchaço, dor, bem como sangramento no implante, notifique o dentista especialista o mais rápido possível para evitar infecções.

Fale com a ImplArt por WhatsApp: (011)99598-1866

Implante dentário dentro do osso

3. Parestesia – Riscos de lesão no nervo mandibular

Lesões no nervo da mandíbula são outras complicações eventuais do implante dentário. Podem ocorrer em virtude de mal planejamento e execução na instalação do implante. Na parte posterior do osso da mandíbula inferior há um importante nervo, chamado nervo mandibular ou alveolar inferior, que algumas vezes passa perto da gengiva.

A proximidade é maior nos casos em que o paciente permaneceu sem os dentes do fundo de baixo por muitos anos e por consequência sofreu uma atrofia do osso (diminuição do volume). Na maioria das pessoas que precisam substituir um dente por um implante imediato na arcada inferior (extração e implante no mesmo momento), isso não ocorre.

Isto porque a presença de um dente antigo, mesmo avariado e cariado, ajuda a preservar a estrutura do osso. Em casos de doenças gengivais avançadas, como por exemplo a doença periodontal, também pode haver uma grande perda óssea.

A proximidade do nervo mandibular pode ser um fator de risco se a medida do osso não for feita corretamente. Podem ser usados implantes curtos para diminuir esse risco.

O planejamento é fundamental

Por isso é importante realizar seu procedimento de implante com uma clínica especialista responsável, que deverá solicitar exames para planejamento. Os mais comuns são radiografia panorâmica e a tomografia computadorizada que ajudam a medir as estruturas e posicionar corretamente o implante.

Hoje podemos até realizar a cirurgia do implante guiada por computador, que nos ajuda a planejar exatamente a posição do futuro implante dentário, evitando danos aos nervos inclusive sendo menos invasiva.

O que pode ser feito no caso de lesão do nervo?

Já recebemos casos mal planejados, com posicionamento do implante dentário dentro do nervo, comprimindo ou mesmo rompendo-o. Quase sempre há indicação da remoção do implante para reparar o dano.

No entanto, infelizmente nem todas as recuperações de problemas nos nervos bucais são possíveis. Dependendo do tipo de lesão, permanecerá uma sequela parcial ou total. Os principais sintomas são: sensação de formigamento de alguma área da boca ou a perda de algum grau de movimentação. Poderá haver também a falha na integração do implante a temida rejeição ou perda dos implantes.

4. Problema de perda óssea no implante

Embora a perda óssea em um implante dentário possa acontecer, às vezes trata-se de uma ocorrência mais rara hoje em dia. Em virtude do avanço dos materiais dos implantes e da técnica de cirurgia para implante.

As perdas ósseas podem ocorrer em implantes que sofreram infecções durante seu período de cicatrização, conforme explicado acima. Também pode haver perda de osso em casos de implantes antigos, que eram menos favoráveis para a manutenção do osso saudável ao longo do tempo.

Antigamente até se acreditava ser normal perder osso progressivamente com o tempo ao redor de um implante, em um processo chamado de saucerização.

Tecnologia, qualidade e procedência

Os implantes dentários mais modernos tem aperfeiçoamento de formatos também no encaixe da prótese que evitam essas diminuições de osso e problemas. As melhores conexões implante-dente hoje são as chamadas: conexões internas tipo cone-morse.

Nelas, o vedamento bacteriano para esses encaixes entre implante e o pilar do dente é praticamente perfeito. Além disso o implante cone-morse oferece uma tecnologia chamada Platform switch, no qual a conexão do pilar é menor do que a largura do implante, e evitam problemas.

O formato afasta as bactérias da área de cicatrização do osso. Os implantes dentários que hoje tem as melhores conexões de encaixe são os Implantes Straumann, Implantes cone-morse Neodent (nacional), Implantes SIN (nacional).

Se o implante dentário estiver doendo, sangrando ou mole avise um especialista em implantes dentários (implantodontia).

5. Aumento nos fatores de risco – saúde e hábitos do paciente

Mesmo com todos os cuidados técnicos, fatores da saúde do paciente podem aumentar o risco do paciente ter problemas com o implante dental.

Má higiene dental, fumo, doenças que atrapalham a cicatrização (diabetes), problemas de mobilidade do paciente (por exemplo um AVC), podem causar complicações de implantes dentários no curto e longo prazo.

Alguns pensam que por realizar implantes dentários não precisam mais visitar o dentista. Mesmo entre nossos pacientes é o que mais ocorre.

A importância de voltar ao consultório depois da reabilitação com implantes

Apesar da orientação de retorno constante, há pacientes que demoram anos para voltar e fazer alguma manutenção no implante dental. Resíduos de alimentos, tártaro ou placa bacteriana ao redor de um implante causarão inflamação nas gengivas, podendo causar infecção, perda óssea e até a perda do implante. Em caso de pacientes com mobilidade reduzida, poderá ser necessário ter ajuda para a higiene oral.

Análise de cada caso e estudo das condições de saúde são importantes para o sucesso de uma reabilitação oral com implantes

Imagine que um paciente com mal de Alzheimer ou doença senil poderá se esquecer se escovou os dentes. Um paciente com AVC, ou mesmo hospitalizado sedado ou em coma precisará de alguém para limpar sua boca também.

Vale a pena passar pela cirurgia de implante dentário?

Seu dentista deve sempre certificar-se de que sua condição de saúde geral é favorável para realizar seus implantes. Por isso poderá solicitar exames ou mesmo da participação de seu médico para garantir a segurança da cirurgia dos implantes, bem como seu sucesso a longo prazo.

Conclusão – Implantes dentários são bons e confiáveis, mas precisam ser bem planejados e executados

Implantes dentários são uma alternativa moderna para substituir dentes perdidos. Eles funcionam como raízes artificiais e suportam próteses ou coroas. As próteses sobre implantes devem ser feitas para se adequar aos dentes naturais do paciente e exigem menos manutenção do que as próteses tradicionais.

Neste texto abordamos apenas problemas em implantes dentários. Porém, a boa notícia é que a taxa de falha do implante dentário é extremamente baixa. Especialmente nas mãos de um dentista confiável especializado em implantes dentários.

Venha conhecer nosso trabalho! A Clínica ImplArt tem 22 anos dedicados à implantodontia e reabilitação oral. Podemos esclarecer em consulta sobre preço médio de implante dentário, próteses fixas e outros tratamentos reabilitadores.

Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112

Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista

11 3262-4750

Ver comentários

  • Após ter feito o procedimento de reparação de perda óssea, o implante apresentar problemas pode ser feito o procedimento de carga imediata?

    • Implante Dentário e Estética Dental Blog diz:

      A possibilidade de fazer um novo implante com carga imediata vai depender de alguns fatores, entre eles quanto osso se formou, qual a na região do dente, qual o prazo de tratamento. Porém mesmo que todas as características estejam favoráveis, fazer carga imediata sempre embute um risco a mais nas chances de sucesso.

  • ANA RITA DA CUNHA MELO diz:

    Fiz um implante,ficou vermelho e agora sai pus. Voltei ao dentista e mandou fazer bochecho com água morna e sal. Levei uma panorâmica e disse que está tudo bem.

    • Implante Dentário e Estética Dental Blog diz:

      A saída de pés em um implante é um sinal de alerta, mas não quer dizer obrigatoriamente que há algo errado.
      Poderia ser por exemplo um componente de implante solto.
      Caso a situação persista, deve ser investigada pois pode levar à perda do implante e do enxerto.

  • Fiz os implantes para protocolo, depois de tudo pronto uma dentista usou o martelo para sacar a prótese provisória que ela colou de maneira errada.
    Após esse evento os implantes tiveram perda óssea, minha pergunta é: Esse martelo pode ser usado em implantes, ele foi usado insistentemente por ela durante mais de uma hora. Isso pode ter afetado o implante?

    • Implante Dentário e Estética Dental Blog diz:

      Olá, os implantes podem sofrem perda óssea por trauma de mordida ou por infecções.
      Um evento de remoção por martelo não deveria causar isso, mas podem causar a fratura de componentes.
      Porém há algo estranho em sua história: Próteses tipo protocolo são em sua maioria aparafusadas ou seja para serem removidas basta remover os parafusos.
      Por outro lado, como você relata o uso do martelinho, sua prótese deve ser cimentada / colada.

  • Valdines santos alves santana diz:

    Fiz um implante teve regeiçao tive retirar o implante e colocar outro e fiz mas um ao lado. Agora minha boca e queixo ta adormecido o dentista passou um remedio pra tomar de 8 em 8 horas ja tomei duas caixa e nao resolveu nada o que devo fazer diz ele que nao pegou o nervo mas se ta adoemecido tipo nesteziado e formigamento to com medo de nao voltar o naomal

  • Fiz um implante a 8 dias ,e minha cabeça dói muito ainda
    Ja tomei remédios p dor e anti-inflamatórios,
    E como se fosse uma pressão e tb umas agulhas na cabeça
    Na colocação do pino ,após a época de colocar a prótese sinto q qdo ele encosta no fundo dói muito ,e ainda No parafusamento da a impressão de que o pino e muito comprido ,o pino deve mesmo ficar Bastante encostado na raiz? Não poderia fazer um pino menor p não pressionar tanto a raiz ?
    Existe um controle de aperto nessa parafusacao,mais frouxo ou mais apertado ,qdo o dentista sabe a hora de parar de rodar o pino ( parafuso ?
    Pq dói muito qdo encosta no fundo e parece q é daí q reflete a dor ,pq fica empurrando a gengiva

    • Implante Dentário e Estética Dental Blog diz:

      Sentir dores em implantes dentários não é comum. Pode haver inflamações nas gengivas e nos pinos de implante dentário.
      Implantes dentários longos são bons em geral par fixar melhor a prótese e não causam dor profunda.
      Converse com seu implantodontista a respeito para tentar descobrir a causa.

  • Adilson Figueira diz:

    Gostei da sua matéria muito boa e gostei mais ainda da sua atenção estou fazendo também o tratamento de implante vou fazer um vídeo no meu canal do Youtube para falar sobre isso meu canal é ( Adilson Figueira ) tenho mais de 2 milhos de inscrito quando fazer o vídeo posso divulgar seu consultório já que moro em Goiânia e ai é em São paulo tenho muito inscritos do meu canal

    • Implante Dentário e Estética Dental Blog diz:

      Obrigado por divulgar nosso trabalho com implantes dentários

  • Ronaldo Santos Feijó de melo diz:

    Fiz um implante não ficou centralizado e ficou muito perto do outro dente, acredito que haverá uma força contrária por não ter ficado centralizado, procede?

    • Implante Dentário e Estética Dental Blog diz:

      O posicionamento correto do implante é fundamental para que o tratamento evolua bem.
      Favorece a estética da coroa dentária e da gengiva ao redor do dente artificial.
      Favorece a longevidade e evita sobrecargas ao implante.
      Ajuda a ter o contato correto com os dentes vizinhos e a passagem do fio dental.
      A cirurgia guiada é uma técnica disponível hoje para realizar os casos de implante dental com mais precisão.

  • Luiz Alves de Faria diz:

    Eu fiz um tratamento dentário , extrai 8 dentes foi feito uma cirurgia pra correção na gengiva , foram colocados 4 implantes posteriormente colocar um protocolo.
    Qual o tempo de recuperação e a probabilidade de sucesso nesse tratamento.

  • tenho uma curiosidade, depois do protocolo pronto e já instalado e o paciente não gostou , pq ao falar os dente do protocolo não aparece, dando a impressão que a pessoa não tem dente superior e apesar da pessoa ter gostado da mastigação mas não gostou da aparecia pq os dente só aparece se a pessoa der um sorrisão. Tem como concertar esse erro? depois de 30 dias da colocação?

    • Implante Dentário e Estética Dental Blog diz:

      Se os dentes da prótese protocolo não aparecem no sorriso ou ao falar podem haver algumas causas:
      1- a prótese não tem volume suficiente na região da gengiva e não da sustentação ao lábio. Caso houvesse mais volume ali o lábio ficaria mais para cima e favoreceria o aparecimento dos dentes.
      2 - Pode ser um erro do laboratório de Prótese
      3 - Poderia ser um "erro" de julgamento do dentista.
      4 - Em alguns casos a anatomia do paciente é assim mesmo e não há maneira de mostrar mais os dentes.

      • Jean Carlos diz:

        Meu caso foi parecido com o seu, porem o dentista refez e deu mais volume , ficou perfeito.

  • Wanderley Ciuffi diz:

    Minha prótese total superior não está boa porque sempre que me alimento mordo os lábios da boca. O que devo fazer?

    • Implante Dentário e Estética Dental Blog diz:

      Se for uma prótese superior nova leva um certo tempo até que os lábios e bochechas se acostume um novo formato. Até lá pode ser que você fique mordendo seus lábios. Mas se isso estiver acontecendo com uma prótese antiga seria melhor você fazer uma nova

Post recente

All on 4 Implants in Brazil: affordable Smiles

Topics in this articleWhy choose All on 4 Implants in Brazil?The cost of All on…

1 mês atrás

Fico sem dentes durante o tratamento com implante?

Fico sem o dente durante o tratamento com implante dentário? Esta é uma dúvida freqüente…

1 mês atrás

Vídeo de lentes de contato para os dentes: o que são?

As lentes de contato para os dentes são finas camadas de porcelana ou resina composta,…

1 mês atrás

Vídeo: cirurgia de implante dentário

Tópicos deste artigoA cirurgia para colocar implantes dentários Vídeo demonstra cirurgia de implante dentário A…

1 mês atrás

Album de fotos – Implante dentário e estética dental – ImplArt

TópicosTransformações sorriso a sorriso1. O poder das imagens2. Tipos de casos3. A importância de conhecer…

1 mês atrás

Entenda a perda óssea dentária e prevenção

Pontos explicados neste artigo:O que é perda óssea dentária?Principais causas da perda óssea dentáriaTratamento para…

5 meses atrás