Implantes Dentários

Implantes dentários que não deram certo

Os implantes dentários alcançaram um alto nível de qualidade, tanto nos materiais utilizados, quanto no domínio das técnicas por parte dos profissionais implantodontistas. Isso faz com que os procedimentos sejam cada vez mais seguros e com altas taxas de sucesso.

Quais as consequências para implantes dentários que não deram certo?

A porcentagem de sucesso hoje em dia passa dos 90%, mas há uma variação nessa porcentagem dependendo da região onde é realizado o implante dentário. A chance de insucesso em implantes colocados na parte superior da arcada dentária é eventualmente maior que na parte inferior.

O bom profissional trabalha para que a chance de insucesso seja quase inexistente. Entretanto, mesmo sendo raro, em alguns casos o implante pode não dar certo. Em parte dos casos onde há chance de insucesso, o profissional implantodontista consegue identificá-lo com antecedência e deixa o paciente ciente dessa possibilidade.

Normalmente com um segundo plano para tentar solucionar o problema (já que há solução para muitos casos de perda de implante). A cirurgia nesses casos só é feita depois de avaliar todas as alternativas.

Atualmente há diversos tipos de implantes dentários disponíveis, e análise de qual o recomendado para cada caso, pode ajudar nas chances de sucesso.

Os implantes dentários mais modernos, como Straumann, oferecem recursos que estimulam a cicatrização do implante. Ao longo dos anos, foram desenvolvidos implantes dentarios com formas e composições diferentes, de tal forma a sempre buscar melhor estabilização inicial e durabilidade ao longo da vida. Atualmente há a opção de implante dentário Slactive com cicatrização rápida de 1 mês.

Principais motivos que podem levar a perda do implante:

  • Quando não houve a osseointegração esperada;
  • Má qualidade óssea;
  • Superaquecimento no osso durante a colocação do implante;
  • Infecções ou doença periodontal em torno do implante (geralmente ocasionada por higiene oral precária);
  • Pouca densidade óssea – não houve osso suficiente para sustentação do implante e o osso pode rachar;
  • Paciente com patologias sistêmicas – exemplos: diabetes, osteoporose;
  • Maus hábitos do paciente – tabagismo, bruxismo (ranger de dentes) ou morder objetos duros, como tampas de caneta.

O primeiro sinal de que o implante não foi bem sucedido é quando ele apresenta mobilidade já nos primeiros meses após a cirurgia. Por menor que seja a mobilidade, é necessário que se tome as providencias imediatamente porque a mobilidade é progressiva e tende a aumentar. Outros sinais de insucesso no implante dentário: dor, inflamação na gengiva ou sangramento.

Saiba mais sobre Implantes Dentários

Casos em que há soluções na perda do implante

Se o implante for perdido por falta de osseointegração, pode-se refazer o implante com o mesmo calibre depois de alguns meses ou colocação de um implante de calibre maior, pois o osso se forma novamente sozinho, para alcançar uma área maior no osso do paciente.

É necessário que o paciente tenha paciência se houver a perda de um implante. Na maioria dos casos existe solução, porem é preciso esperar a reação natural do organismo para que o osso se regenere e torne possível o reimplante.

O que é fundamental para o sucesso do implante?

É preciso que o profissional implantodontista seja bem treinado e tenha domínio das técnicas, e que os materiais utilizados sejam de boa qualidade. Mas também é necessária a colaboração do paciente e que ele tenha consciência do papel dele nos resultados. Essa dupla é a principal responsável para que tudo dê certo e permaneça assim. Principais pontos que garantem o sucesso de um implante dentário:

  • Deve ser realizado por um dentista especialista em implante dentário sério (implantodontista);
  • Os materiais utilizados para os implantes e próteses sobretudo devem ser de boa qualidade;
  • O paciente seguir rigorosamente as instruções de medicação, alimentação e higiene oral no período pós-operatório;
  • O paciente ter cuidado com a mastigação nos primeiros meses. O esforço na mastigação deve ser leve no início e ir aumentando aos poucos;
  • O profissional implantodontista esperar o tempo correto para colocação da prótese definitiva e que ela seja adequada ao modelo do implante;
  • O paciente não fumar depois de colocar o implante;
  • O paciente deve se comprometer em comparecer as consultas de manutenção no tempo determinado pelo implantodontista.

Se as recomendações forem respeitadas e o implante for colocado por um profissional especializado, a expectativa é que o(s) implante(s) supra(m) a falta do(s) dente(s) funcionalmente e esteticamente por muitos anos.

Conheça a Clínica ImplArt. Nossa equipe especializada já realizou milhares de reabilitações com implantes dentários com ótimos resultados e pacientes satisfeitos. Entre em contato conosco e agende uma consulta:

Endereço e Contatos da ImplArt, considerada como a melhor clínica de estética de dentes no Brasil. (The best dental clinic in Brazil)

Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112

Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista

11 3262-4750

Ver comentários

  • Fiz um implante mas nao ficou natural,a gengiva ficou roxa fiz uma outra cirurgia para tirar o roxo mas nao saiu,gostaria de saber se tem jeito no meu caso

    • Implante Dentário e Estética Dental Blog diz:

      Depende da origem de sua gengiva roxa, se seria por algum metal na região ou por pigmentação. Venha fazer uma avaliação e iremos verificar.

    • Nivio Martins Linhares diz:

      Bom dia! Fiz um implante substituindo o canino superior esquerdo há aproximadamente 45 dias. Ainda não coloquei o dente definitivo. Nos últimos dias percebi um aumento da sensibilidade na região do implante e, percebi, com auxilio de um pequeno espelho que a gengiva retraiu um pouco, expondo o pino implantado. Pode ser sinal de rejeição? De antemão, obrigado pela atenção.

      • Equipe ImplArt diz:

        Olá Nivio, agradecemos o seu contato. É necessário se certificar de que o que você está vendo é o cicatrizador, e não o implante. Pelo seu relato, não há indícios suficientes pra determinar se está havendo uma rejeição, até porque 45 dias é um período muito curto. De qualquer forma, você pode relatar ao seu dentista qualquer desconforto que esteja sentindo.

  • Sofro muito com ima Ponte fixa e implants tinha pouco recurso na parts superior nao tinha nenhum dente o dentists pode fazer um milagre

    • Equipe ImplArt diz:

      Olá Leda, eu precisaria conhecer mais detalhes do seu caso para opinar sobre um tratamento mais adequado as suas condições ósseas.

      • Sônia aparecidada Silva diz:

        Estou em tratamento de implante,, ten um mês q fiz a colocação dos pinos,,o uso da próteses provisória pode atrapalhar o sucesso do implante?

        • Equipe ImplArt diz:

          Olá Sônia, obrigado pelo contato. Normalmente não, se o seu dentista usou esta técnica é porque ele concluiu que você teria uma boa resposta ao tratamento. Provavelmente ele também lhe deu as orientações sobre mastigação e higiene oral nesta fase, então a principio não há com o que se preocupar.

        • Nilza Maria de Paulo Pereira diz:

          fiz uma cirurgia para colocar os pino e agora depois de 4meses voltei pa reabrir só que um dos pino não deu certo e o dentista apenas tirou o pino e fechou e disse que não vai precisar colocar outro e que daqui a um mês já vai estar cicatrizado e que já vai fazer o molde,e será colocado os dois dentes em apenas um pino. É seguro isso?

          • Implante Dentário e Estética Dental Blog diz:

            Na maioria dos casos colocar dois dentes em um só implante não é considerado seguro a longo prazo.
            Porém há exceções como:
            1 - um implante no canino suportando adicionalmente um incisivo lateral,
            2 - um implante dentário no incisivo central (dente da frente) contendo também um incisivo lateral,
            3 - Um incisivo inferior, suportando outro incisivo.

      • Mariana da Conceição Ferreira diz:

        Fiz um procedimento no dia 20 .10 22
        Ainda estou com a boca dormente e sentindo muita dor. Ainda não cicatrizou sinto minha bochecha inchada por dentro. O procedimento foi na parte inferior doa 2 lados esquerdo e direito

        • Especialista ImplArt diz:

          com 20 dias de pós operatório ainda podem ocorrer sintomas como o seu

  • Fiz um implante na parte superior.... demoraram um ano pra por... e agora o perdi.... e o dentista não soube me explicar o que houve...só disse que vai pôr de novo...mas estou com medo pois meu osso já está frágil..

    • Equipe ImplArt diz:

      Olá Márcia, agradeço sua visita ao blog. Sobre a perda do seu implante, é difícil opinar sem conhecer detalhes do seu caso. Infelizmente a perda de implantes dentários é uma coisa que pode acontecer, mesmo com todos os cuidados profissionais e do paciente. Sugiro que você exponha suas dúvidas e expectativas ao dentista que lhe acompanha. Mas ao que parece, o procedimento dele está correto.

  • Boa noite
    Eu queria saber porque não posso fumar depois de colocar um implante e quanto tempo depois de coloca-lo posso voltar a fumar

    • Equipe ImplArt diz:

      Olá Lucia, tudo bem? O fumo pode atrapalhar a cicatrização dos implantes (osseointegração). Também pode prejudicar a saúde e estabilidade dos implantes dentários e dentes naturais ao longo dos anos. Por isso o ideal é que, se possível, você abandone o habito de fumar. Abçs.

  • luiza cruz diz:

    depois de um ano e com um dente provisório simplesmente o dente caiu o dentista falou que num tinha mais o que fazer ia colocar uma prótese não entendi nada

    • Equipe ImplArt diz:

      Olá Luiza, tudo bem? Você ficou bastante tempo com um dente provisório, não? O dente provisório não é preparado para durar tanto tempo, por isso caiu.
      O ideal é que seja colocado o dente definitivo o quanto antes possível. Me parece que a conduta de seu dentista é correta. Abraços.

  • Zeilton Barros de Novaes diz:

    Precisei fazer um implante na parte superior de cinco dentes ele colocou três implantes, mas um implante ele não utilizou porque ficou torto, mas pro céu da boca e utilizou os dois implantes na prótese. Esse procedimento é recomendado?

    • Equipe ImplArt diz:

      Olá Zeilton, tudo bem? Infelizmente é difícil dar uma opinião sem conhecer detalhes do seu caso.
      Recomendo que você exponha suas dúvidas ao dentista que está lhe atendendo.

  • Maria ap dantos diz:

    Olá Boa noite coloquei o pino e não fui no Dentista para continuar e estão em outro estado já tem um ano que estão com um provisório, tem algum problema, acho que retorno em dois meses pra ele continuar o implante pode da erado pois não confio em outro.

    • Equipe ImplArt diz:

      Olá Maria, agradecemos seu contato. Recomendamos que você retorne ao dentista o quanto antes para continuar seu tratamento.

  • Boa noite!! Estou em processo de implante coloquei os pinos e pelo que estou vendo está ok porém com 2 semanas voltei a fumar infelizmente não aguentei. ..Mas segundo meu dentista disse estar bem a cicatrização. ..Só queria saber se é normal a gengiva no começo ficar desconfigerada devido a eu arrancar tudo em cima e colocar todas prótese. Obrigado

    • Equipe ImplArt diz:

      Olá Alex, tudo bem? Não entendemos muito bem sua questão. Com relação esse problema com a gengiva, procure orientação com o seu dentista.

  • Olá coloquei dois implante nós dois dente da frete os centrais,estou com um provisório de resina sobre o pilar já tem 5 meses um eu não sinto nada ,o outro toda vez q faço atividade física ou fico com muito calor ,sinto ele lateja lá dentro ,depois para quando meu corpo volta ao bormal, isso é rejeição será q vou perde um implante

    • Equipe ImplArt diz:

      Olá Kelly, tudo bem? Essa sensação de latejamento por si só não significa que você vai perder o implante dentário. Mas qualquer desconforto que esteja sentindo, você deve relatar ao dentista que está lhe acompanhando. Abçs.

  • Mara Lúcia Fritsch Silva diz:

    Olá eu fiz um implante de protocolo estranho os dente iNéri ores e coloquei a prótese que ra grande e desconfortável Onde perdi os pinos. Dois meses depois foi colocado novamente onde novamente fizerao na grande novamente e não tenho mastigação e sinto dor e quando comento com o meu dentista ele diz que é normal. A pro tese inferior e maior que a superior. Na sua opinião oque faço?

    • Equipe ImplArt diz:

      Olá Mara Lúcia, é difícil opinar sem conhecer os detalhes do seu tratamento, mas se você está sentindo dor, procure conversar com seu dentista porque a prótese deveria lhe trazer conforto e qualidade de vida e não dores. Abçs.

      • Adriana da Glória Pereira diz:

        Fiz implantes no mesmo dente por 3 vezes e perdi elas 3 vezes. O que será que está acontecendo? Já vou tentar pela quarta vez.

        • Implante Dentário e Estética Dental Blog diz:

          em casas de perdas subsequentes implantes no mesmo lugar muito provavelmente algum fator interferindo que não foi descoberto. Pode ser desde um exame de sangue alterado até algum fator local que foi ignorado. Vale a pena realizar exames completos que podem incluir consultas médicas e também conosco

Post recente

Test Drive do Sorriso – Projeto Digital o que é ?

Já imaginou poder visualizar o resultado final de um tratamento estético dental antes mesmo de…

1 mês atrás

Qual o melhor material para enxertos ósseos dentários

Qual o melhor material para o enxerto ósseo? Esta é uma pergunta frequente dos pacientes…

1 mês atrás

7 Perguntas Cruciais Antes de Fazer um Implante Dentário

Descubra as 10 perguntas essenciais sobre implante dentário que você deve fazer ao seu especialista…

2 meses atrás

Renovando Sorrisos: O Avanço dos novos Implantes Dentários já chegou!

A solução ideal para a substituição de dentes ausentes é o implante dentário, que não…

2 meses atrás

Como é a sequência do implante total com prótese protocolo Branemark?

O Implante dentário total com prótese protocolo é um tratamento reabilitador muito comum que ajuda…

2 meses atrás

Desafios para os Implantes Dentários em Pacientes Diabéticos

Descubra como o cuidado com implantes dentários pode ser seguro e eficaz para pacientes com…

2 meses atrás