Saúde Bucal

Depois de um tratamento de canal deve-se fazer restauração ou núcleo e coroa de porcelana?

Primeiramente, vamos entender o que é e quando é necessária a realização de um tratamento de canal.

O tratamento de canal é um procedimento realizado por um dentista para remover a polpa dentária danificada, infectada ou morta. Isso ocorre geralmente devido a uma cárie profunda ou fratura no dente. Durante o procedimento, a polpa é removida, o interior do dente é limpo e, em seguida, é preenchido com um material de obturação. O objetivo do tratamento de canal é salvar o dente e aliviar a dor ou infecção associada. É importante procurar nosso especialista em tratamento de canal (endodontista) se houver sintomas de necessidade de tratamento de canal, como dor persistente, sensibilidade ao calor ou frio, inchaço da gengiva ou presença de abscesso.

Essa técnica é em suma a importante alternativa que o dentista tem para manter o dente e não precisar extraí-lo e realizar um implante dentário. Quando o tratamento de canal é realizado com sucesso, logo depois é necessário avaliar o grau de comprometimento da coroa dentária (parte visível do dente).

É nesse momento que se decide entre uma restauração simples ou então a instalação do núcleo com coroa de porcelana. A maioria dos dentes que recebem tratamento de canal precisarão de núcleo intrarradicular e uma coroa de porcelana.

Quando será necessária a coroa de porcelana?

Em casos de dentes do fundo da boca:

Para os dentes do fundo da boca, quase sempre será necessário um núcleo de reforço e depois a coroa de porcelana. Em caso de dentes do fundo muito íntegros, nos quais o especialista em canal faz só um furinho mínimo para tratar o dente, pode-se então fazer um núcleo e um bloco de porcelana.

Jamais vamos fazer só uma restauração simples nos dentes do fundo da boca, para restaurá-lo definitivamente após um tratamento de canal. A resina apesar de inicialmente parecer bonita, não é resistente e pode fraturar em pouco tempo.

Quando a resina quebrar o canal vai se infiltrar de novo e poderá haver dor, fratura do dente ou fratura da raiz, com alto riso de perda do dente. Se o dente infiltrar e permanecer resistente você precisará tratar o canal do dente de novo.

Em casos de dentes da frente da boca:

Em casos de dentes da frente da boca, quase sempre será necessário um núcleo de reforço logo após um tratamento de canal. A indicação da coroa de porcelana ou coroa de zirconia pura vai depender de quanto sobrar de dente saudável após o tratamento de canal.

Nos casos em que a estrutura da coroa dentária está pouco comprometida, um núcleo estético e uma restauração simples podem finalizar o tratamento. Isso desde que o dente seja reforçado com um núcleo dentário.

Coroa de porcelana para os dentes da frente

Restaurações pequenas para dentes que não receberam tratamento de canal

Em dentes que não sofreram tratamento de canal, podemos realizar:

  • Obturação em resina,
  • Próteses parciais
  • Blocos de porcelana (onlays e inlays)

Observação: blocos dentais e restaurações de metal não são mais usados

Em pequenas reconstruções, a restauração simples é capaz de reconstruir a forma dental necessária para o paciente voltar a mastigar, falar e sorrir normalmente. Além disso, a restauração tem a função de proteger o dente e dar resistência suficiente para aguentar a carga mastigatória a qual será submetido.

Coroas de porcelana para reabilitação oral prontas para instalação

Quais são os materiais disponíveis para a coroa de porcelana?

Hoje em dia há diversos materiais para elaborar coroas de porcelana. Observe que há vários tipos de porcelana que tem diferentes formas de elaboração, diferente estética e resistência. Portanto siga os links abaixo para mais informações:

Restauração de dentes com grande comprometimento

Já nos casos em que a coroa dentária está inteiramente comprometida, a estrutura dentária precisa ser reproduzida através de uma coroa de porcelana. A coroa dental pode ser feita sem o tratamento de canal. A coroa do dente, primeiro é realizada em resina plástica (coroa provisória) e logo depois é finalizada em porcelana (coroa definitiva).

Canal no dente antes e depois

O tratamento de canal é uma intervenção odontológica essencial quando há danos na polpa do dente, causados por cárie profunda, trauma ou infecção. Antes do procedimento, o paciente pode experimentar dor intensa, desconforto ao mastigar, sensibilidade prolongada ao calor ou frio, e até mesmo inchaço na área afetada. O dente pode apresentar escurecimento devido à morte da polpa.

Durante o tratamento, a polpa danificada é removida, e o canal do dente é limpo, desinfectado e preenchido para evitar futuras infecções. Este processo alivia a dor e salva o dente de necessitar de extração.

Após o tratamento de canal, a dor é significativamente reduzida ou eliminada. O dente tratado pode necessitar de uma restauração ou coroa para garantir sua funcionalidade e estética, especialmente se for um dente posterior que suporta forças significativas ao mastigar. Com os devidos cuidados e higiene oral, um dente tratado pode durar tanto quanto os outros dentes naturais, restaurando a saúde oral e melhorando a qualidade de vida do paciente.

Esta imagem representa esquematicamente o avanço da cárie na estrutura do dente, que pode chagar ao nervo dental, e então criando a necessidade de tratar o canal do dente.

Quando é necessário o pino de reforço na raiz (núcleo)?

A coroa protética precisa de um reforço interno bastante resistente para aguentar a carga mastigatória e para se manter fixa ao longo dos anos. Esse reforço é chamado de núcleo, que é instalado dentro da raiz tratada e portanto serve como pilar para a instalação da coroa protética.

O pino de reforço será necessário SEMPRE que o canal for tratado, independente da região do dente. O núcleo serve para: vedação conta bactérias, Reforço da raiz, Apoio para o futuro dente de porcelana. Não confunda pino de reforço da raiz (núcleo), com pino de implante (no osso). São tratamentos diferentes.

Posso ficar sem o núcleo no dente (pino)?

Você até pode finalizar seu dente com uma resina comum sem colocar núcleo e coroa de porcelana. Porém espere uma durabilidade limitada do tratamento. Em algum momento seu dente vai quebrar ou vai começar a ter uma leve sensibilidade devido à reinfiltração de bactérias nos canais.

Coroa metalocerâmica x coroa zircônia com aplicação cerâmica

Materiais dos núcleos

Hoje em dia todavia, o núcleo pode ser confeccionado em metal ou fibra de vidro, ou em zircônia. Como já falamos, a instalação de um núcleo na raiz é obrigatória nos casos em que é preciso a instalação de uma coroa protética completa ou que se constate uma grande fragilidade do dente remanescente.

Imagine que o dente que é mantido após o tratamento de canal é naturalmente um dente que precisa de mais cuidado. O dente com canal tratado continua portanto sujeito a ter cárie, principalmente se o paciente não tiver os cuidados adequados de higiene oral.

O tratamento de canal também altera a estrutura do dente, tornando-o mais frágil e sujeito a fraturas do que um dente com polpa saudável. O paciente precisa ter a consciência de que esse dente não pode ser submetido a esforços exagerados, mesmo quando tem uma coroa de porcelana.

Conclusão

O tratamento de canal é a remoção da polpa dentária (tecido encontrado dentro da raiz do dente) que está infeccionada, danificada ou morta. Esse comprometimento da polpa normalmente acontece por causa de uma cárie profunda ou por fratura acidental do dente.

Caso ainda tenha dúvidas, agende uma consulta ou então entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo.

Endereço e Contatos da ImplArt, considerada como a melhor clínica de estética de dentes no Brasil. (The best dental clinic in Brazil)

Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112

Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista

11 3262-4750

Ver comentários

  • Juliana Souza diz:

    Fiz uma canal.. e meu dente ficou com um buraco.. fui ao dentista e ele me recomendou a fazer uma restauração com pino.. mais meu dente está ficando escuro.. será que ele fica branco e essa restauração resolve?

    • Equipe ImplArt diz:

      Olá Juliana, agradecemos seu contato. Seria necessário avaliar o motivo e o grau do escurecimento do seu dente para te dizer se é possível clareá-lo apenas com a substituição do pino. Atualmente existem materiais extremamente estéticos, tanto para confecção do pino, como para a composição da restauração. Abçs

      • Queria tirar uma dúvida depois de fazer o canal. Colocar o pino e o bloco. E o meu bloco quebra depois de 1 ano eu posso pedir a clínica em questão pra colocar outro bloco sem custo ?

        • Implante Dentário e Estética Dental Blog diz:

          Alexandre acreditamos que vale o bom senso nessas horas. Você já conversou a respeito dessa falha no bloco com o dentista que fez o tratamento? Os motivos para a fratura de um bloco são variados. Por isso, não necessariamente o culpado é o dentista em si. Pode haver uma falha no material do bloco, ou na forma que ele foi colado no dente or exemplo. EM outros casos pode ter aparecido uma cárie no mesmo dente, ou a estrutura do dente não resistiu ao esforço do material. Portanto leve à clínica seu questionamento e ente chegar a um consenso.

    • Oii... Fiz canal com restaurácao em 2dentes coloqueii pino e a coroa com resinar mas com 6mes caii, oq devo fazer? Posso querer que o dentista que fez o trabalho pô de novo? ????

  • Boa tarde, já fiz meu canal e agora será realizado um bloco. Sendo que eu estou em dúvida se devo fazer com resina ou metálico, qual você me indicaria ?

    • Equipe ImplArt diz:

      Olá Meyre, agradeço seu contato. Acredito que você esteja se referindo à uma restauração quando diz bloco. As restaurações metálicas são resistentes, porém inestéticas por serem de cor escura. As restaurações em resina são estéticas por se assemelharem a tonalidade dos dentes, porém exige cuidados com relação a ingestão de alimentos muito pigmentados. A resina é um material que pode manchar ao longo do tempo com alimentos e bebidas muito pigmentadas, como café, vinho, cenoura, beterraba, etc. Também pode sofrer fraturas com alimentos muito duros.

    • Francisca Rodrigues diz:

      Meu dentista colocou dois blocos juntos. So que um quebrou depois de um ano so quer era provisorio. Agora ele disse que tem um dente e tem que fazer a extração dele.

  • Olá Boa noite, estou fazendo um tratamento de xanal. Uma dúvida que tenho São as quantidades de procedimentos que devem ser feitos após o canal, que são : coroa provisória sem pino, núcleo de preenchimento, coroa total em cerâmica. São mesmo necessários todos esses procedimentos após o tratamento de canal? Tudo isso ficou em 1400 reias

    • Equipe ImplArt diz:

      Olá Mariana, agradeço seu contato. Sim, normalmente todas essas etapas são necessárias. Abçs.

  • Já faz um mês que fiz meu tratamento de canal. A restauração está marcada para quarta feira (dia 3 de maio). Não fiz antes por que o tratamento de canal foi muito caro e o dentista não fazia a restauração, ele fez apenas o tratamento de canal. Meu dente já pode estar comprometido? Eu sinto uma leve Dorzinha como se fosse uma raiz puxando (não exatamente uma dor, mas uma sensação de repuxo).

    • Equipe ImplArt diz:

      Olá Dayane, tudo bem? Aconselho você relatar essas sensações ao seu dentista antes de iniciar as restaurações. Abçs

    • Tb fiz o canal a mais de 1 mês. Você conseguiu fazer a restauração?

  • Oi sou Tatiana diz:

    Fiz um tratamento de canal .
    Foi colocado um fio de fibra de vidro q é o núcleo.
    Tem q fazer uma coroa .mais achei q a estética ficou perfeita.
    Será necessário a coroa ?

    • Equipe ImplArt diz:

      Olá Tatiana, tudo bem? Sim, é necessário finalizar com a Coroa definitiva.

  • Vou fazer um canal no dente da frente, pode fazer uma restauração no mesmo dia?

    • Equipe ImplArt diz:

      Olá Luana, tudo bem? Isso depende muito do planejamento do seu caso. Depende da saúde da polpa dentária, por exemplo. Algumas pessoas precisam fazer o tratamento em mais de uma sessão, outras em apenas uma. Estamos a disposição.

  • Olá, enquanto se faz tratamento ortodôntico não se pode colocar a coroa definitiva? Porque tem que colocar uma provisória já que a face que vai a coroa não é a mesma que vai ser colado o braquete.

    • Equipe ImplArt diz:

      Olá Ana, tudo bem? Normalmente a coroa definitiva só é confeccionada depois da finalização do tratamento ortodôntico, principalmente porque a coroa fica melhor ajustada de acordo com a nova posição dentária. Abçs.

  • felipe elias diz:

    ola fiz o canal no dente 21 para fazer a coroa total dele, porem ja tem 1 mes e meio, posso ja fazer esse porcedimento de coroa total? meu dente ja estava escurecendo e agora ta ficando pior.

    • Equipe ImplArt diz:

      Olá Felipe, obrigado pela visita. É difícil opinar sem conhecer detalhes do seu caso. Sugiro que converse com o dentista que está lhe atendendo.

  • Rose andrade diz:

    Olá boa noite, fiz um canal no dente 24, parte superior,tem uma semana, e gostaria de saber se tenho q fazer a restauração desse canal, e qual seria a melhor opção! Obrigado!

    • Equipe ImplArt diz:

      Olá Rose, tudo bem? Sim, é necessário fazer a restauração definitiva deste dente para evitar problemas com o tratamento de canal realizado.

  • Olá, fiz um canal, o dentista que fez o canal falou que precisava fazer um bloco (restauração feita em laboratório).
    Fui em outro dentista e o mesmo me falou que precisava fazer uma coroa, pois se eu fizesse só o bloco não iria funcionar...
    Agora estou em dúvida, até por que a diferença é muito alto.

    • Equipe ImplArt diz:

      Olá Júnior, agradecemos seu contato. É difícil opinar sobre qual é a melhor restauração nesse caso sem conhecer detalhes do seu tratamento de canal.

Post recente

Test Drive do Sorriso – Projeto Digital o que é ?

Já imaginou poder visualizar o resultado final de um tratamento estético dental antes mesmo de…

1 mês atrás

Qual o melhor material para enxertos ósseos dentários

Qual o melhor material para o enxerto ósseo? Esta é uma pergunta frequente dos pacientes…

1 mês atrás

7 Perguntas Cruciais Antes de Fazer um Implante Dentário

Descubra as 10 perguntas essenciais sobre implante dentário que você deve fazer ao seu especialista…

1 mês atrás

Renovando Sorrisos: O Avanço dos novos Implantes Dentários já chegou!

A solução ideal para a substituição de dentes ausentes é o implante dentário, que não…

2 meses atrás

Como é a sequência do implante total com prótese protocolo Branemark?

O Implante dentário total com prótese protocolo é um tratamento reabilitador muito comum que ajuda…

2 meses atrás

Desafios para os Implantes Dentários em Pacientes Diabéticos

Descubra como o cuidado com implantes dentários pode ser seguro e eficaz para pacientes com…

2 meses atrás