Implantes Dentários

A fratura da raiz e a extração dentária é uma indicação para cirurgia imediata de implante

A fratura na raiz do dente normalmente acontece após um trauma, acidente, mastigação de alimento ou objeto muito duro, agressão física, queda ou em decorrência da fragilidade de tratamento de canal mal sucedido. Dessa forma, a perda dental poderá ser solucionada com a realização da extração e implante dentário na mesma cirurgia, na maioria dos casos.

O implantodontista deverá avaliar o caso, e verificar qual a melhor conduta a seguir, e qual o tipo de implante recomendados para o caso.

Tive fratura da raiz, terei que fazer um implante dentário ?

A fratura pode facilmente visualizada em exames radiológicos, como por exemplo a radiografia panorâmica ou tomografia computadorizada. Clinicamente uma raiz quebrada é em geral acompanhada de dor e pús na região.

A perda óssea que ocorre após a extração do dente e fratura da raiz

Dependendo do nível em que a fratura da raiz ocorreu, ainda é possível fazer um tratamento endodôntico para tentar manter o dente, mas na maioria dos casos a extração é a conduta mais indicada. Quando a extração é inevitável, então é recomendada a substituição deste dente o mais rápido possível para evitar problemas no futuro.

O maior destes problemas é certamente a reabsorção óssea, uma reação que ocorre com a ausência dos dentes. Se uma pessoa ficar sem um ou mais dentes, independente da forma que ocorreu a perda, o organismo inicia um processo de deterioração progressiva do tecido ósseo que sustentava esses dentes porque ele entende que esse osso não tem mais função. Este processo é portanto chamado de perda óssea.

A principio, a reabsorção óssea parece uma coisa simples, mas a perda de volume ósseo pode causar desalinhamento dos dentes remanescentes e dificultar tratamentos odontológicos no futuro.

Leia mais sobre carga imediata

A fratura da raiz e a extração dentária é uma indicação para cirurgia imediata de implante.

O pino de titânio, material totalmente compatível com o organismo, tem a função de substituir a raiz dentária. Dessa maneira o organismo entende que o osso ainda tem função de suporte e o volume ósseo permanecerá intacto. Em alguns casos, a tecnologia atual já permite a colocação um implante dentário, enxerto ósseo em conjunto com a coroa protética, em apenas um mês.

Portanto quando uma extração é realizada, a cirurgia de implante já pode ser planejada imediatamente para que a pessoa não fique sem dente e não tenha constrangimentos para falar e dificuldade para mastigar.

Conheça a Clínica ImplArt

Dirigida pelo Dr. Roberto Markarian, Mestre, Pós Doutor e Especialista em Implantes Dentários, a Clínica ImplArt Odontologia possui estrutura diferenciada. Conta com o moderno Sistema Cerec 3D, um laboratório de prótese próprio, um centro radiológico próprio bem como equipe formada pelas principais especialidades odontológicas. 

Para o paciente isso representa qualidade e agilidade nos tratamentos, porque ele realiza tudo que precisa em um único endereço. Em caso de dúvidas, agende uma consulta ou então entre em contato conosco. Ficaremos felizes em atendê-lo.

Endereço e Contatos da ImplArt, considerada como a melhor clínica de estética de dentes no Brasil. (The best dental clinic in Brazil)

Rua Cincinato Braga, 37 – cj 112

Bela Vista – São Paulo/SP – Região da Av. Paulista

11 3262-4750

Ver comentários

  • Patrícia Santos diz:

    E normal sentir dores após uma cirurgia de raiz?

    • Equipe ImplArt diz:

      Olá Patrícia, agradecemos sua visita. Sim, é normal sentir dor após uma cirurgia desta, mas suportável e não por muitos dias. Se este não for seu caso, você deve procurar ajuda do dentista o quanto antes.

      • Jocinei Pessoa Silva diz:

        Boa Noite ... Passei por uma avaliação e a Dra disse que vou ter que extrair meu dente que estar com um canal quebrado .
        Porém meu dente não doi , o que me faz achar que a raiz possa estar saudável o suficiente pra se refazer o canal sem ser necessário a extração .

  • Alan ribeiro diz:

    Minha esposa fez um tratamento de canal no passado,foi introduzido um pino e uma coroa, mais semana passada essa coroa caiu e ela foi ao dentista e ele pediu uma tomografia, ele descubriu que foi feito o canal e uma raiz e ficaram 2 sem fazer, como proceder agora?isso pode acarretar algo mais grave? Ela não sente dores.

    • Equipe ImplArt diz:

      Obrigado pela visita ao Blog, Alan. É difícil opinar sobre o que ocorreu com sua esposa sem conhecer os detalhes do tratamento. Recomendo que ela exponha essas dúvidas ao profissional que a está atendendo. abçs.

  • Liliane Rodrigues diz:

    Boa tarde, fiz um tratamento de canal no qual foi mal sucedido e o dentista perfurou meu dente. Minha duvida é: Posso extrair esse dente e por um implante, não pode ter bactérias na raiz desse dente ou mesmo no osso??

    • Equipe ImplArt diz:

      Olá Liliane, agradecemos seu contato. A conduta para os casos de perfuração radicular durante o tratamento de canal depende muito da forma e da localização em que ela ocorreu. Nem sempre é indicada a extração. E ainda que o implante dentário for a melhor indicação para o seu caso, ele só será colocado depois de um controle infeccioso que poderia comprometer o sucesso do tratamento. Converse com o seu dentista.

  • Olá meu nome é larissa eu estava fazendo um canal e falva apenas uma sessão para terminar então por eu está cuidando não era pra ter quebrado o meu dente então deixei de ir no dentista e agora o último pedaço do meu dente está mole mais um pouco ele cai e a metade do dente vai fica para dentro e eu estou com uma dor insuportável e ele está enchado o que deve ser feito

    • Equipe ImplArt diz:

      Olá Larissa, agradecemos seu contato. Você deve procurar seu dentista o quanto antes, pois esses sintomas podem ser sinais de infecção.

    • Estou no meio de uma quimioterapia e com suspeita de fratura de raiz, qual procedimento mais adequado nesse caso. Super obrigada!

  • Aline Silva diz:

    Olá! Há uns 5 anos fiz um tratamento endodontico, a Lima quebrou, e desde então tenho um pedaço dela no meu dente (15),depois do tratamento toda vez q fico gripada sinto um incômodo mto grande, fui em alguns dentistas e me disseram q é "normal", faço controle e mesmo ela estando lá está tudo tranquilo, não se movimentou, nem nada. Mas p minha infelicidade minha dentista está suspeitando de fratura radicular nesse dente, me pediu uma tomografia, estou desesperada... Desculpa o textão, mas agora vai a pergunta se tiver fraturado mesmo e for necessário a extração e implante, tenho q fazer imediatamente,(e se tiver o pq)ou posso esperar algum tempo?
    Desde já agradeço

    • Equipe ImplArt diz:

      Olá Aline, agradecemos seu contato! Uma fratura radicular é facilmente identificada através de um exame radiológico (que pode ser uma simples radiografia periapical ou até a tomografia, como sua dentista lhe sugeriu). A conduta a ser tomada diante disto depende muito da localização da fratura e do tempo decorrente entre a ela e o diagnóstico. Os exames radiológicos permitirão a sua dentista traçar um plano de tratamento adequado.

  • Tratei de canal uns 30 anos atras amo passado fiz clareamento nesses dentes, agora dois deles quebrou na raiz e dentista disse que tenho q fazer implantes. ..não tem como salcalis mesmo? Isso aconteceu pelo clareamento?

    • Equipe ImplArt diz:

      Olá Luciano. Um dente com canal tratado normalmente é mais frágil do que um dente saudável. A fratura poderia ocorrer, independente do clareamento. No seu caso, implante parece ser a melhor alternativa. Abçs

    • Bom dia.
      Eu tinha um dente que foi realizado um canal,14 anos depois fraturei meu dente,mas ficou a raiz, hoje eu extrair a raiz.
      Quanto tempo eu posso ficar sem essa raiz, posso ter problemas quando for colocar o implante daqui a 1 ano e meio a 2 anos?
      Vou colocar aparelho primeiro.

  • Eliete Ribeiro diz:

    Meu dente está com uma fratura na raiz.
    Este dente tinha um
    pino começou a inchar a gengiva o dente caiu.
    Foi aodentista. Porém não posso fazer implante.qual a solução?

    • Equipe ImplArt diz:

      Olá Eliete. Foi seu dentista quem lhe disse que não é possível colocar o implante?

  • Boa tarde

    Tenho uma pequena fissura no dente 11. em dezembro fui a dentista que disse pra não me preocupar que não era nada, em janeiro fiz panorâmica para retirada do aparelho fixo e comecei a sentir dores na gengiva atrás desse dente retornei na dentista ela viu a panorâmica e tirou um raio x desse dente disse que não era nada me passou uma pomada de gingilone mais as dores foram aumentando retornei em outra dentista que me disse que posso ter uma fratura na raiz e terei de extrair fiz tomografia e estou aguardando resultado existe alguma esperança para salvar esse dente? desde já agradeço

    • Equipe ImplArt diz:

      Olá Edilaine. Infelizmente é difícil dizer se existe a possibilidade de manter esse dente sem uma avaliação clínica e dos seus exames radiográficos. Abçs.

  • Felipe Vicente Rodrigues rocha diz:

    Boa noite estou com uma fratura em dente da frente. Não dói mas está a sensível já faz 1 ano e 3 meses. Fiz tomografia confirmou fratura ,mas a parte do osso continua boa. Quanto tempo posso ficar assim já que não dói e nem está preto ?

    • Equipe ImplArt diz:

      Olá Felipe, tudo bem? Agradecemos seu contato. Por mais que não cause dor, a fratura dentária é uma condição que pode causar problemas mais sérios futuramente, portanto é recomendável que você procure um dentista para solucionar isso o quanto antes possível.

  • Fiz canal no molar a 2 anos atras e logo comecaram pontadas espontâneas que surgem e vao. Hj sinto ardencias q vem e vai alem do dente perto dos ganglios e na garganta quanfo arroto.Estou muito preocupado meu dentista falou q não é nada porque nao tem sinais externos oq faco? Troco de dentista?

    • Equipe ImplArt diz:

      Olá Ademir. Aparentemente não há relação entre estes sintomas e o tratamento de canal realizado há dois anos. É importante pesquisar se não há problemas em outro(s) dente(s). Mas você pode sim procurar a opinião de outro dentista. Abçs.

Post recente

Test Drive do Sorriso – Projeto Digital o que é ?

Já imaginou poder visualizar o resultado final de um tratamento estético dental antes mesmo de…

1 mês atrás

Qual o melhor material para enxertos ósseos dentários

Qual o melhor material para o enxerto ósseo? Esta é uma pergunta frequente dos pacientes…

1 mês atrás

7 Perguntas Cruciais Antes de Fazer um Implante Dentário

Descubra as 10 perguntas essenciais sobre implante dentário que você deve fazer ao seu especialista…

2 meses atrás

Renovando Sorrisos: O Avanço dos novos Implantes Dentários já chegou!

A solução ideal para a substituição de dentes ausentes é o implante dentário, que não…

2 meses atrás

Como é a sequência do implante total com prótese protocolo Branemark?

O Implante dentário total com prótese protocolo é um tratamento reabilitador muito comum que ajuda…

2 meses atrás

Desafios para os Implantes Dentários em Pacientes Diabéticos

Descubra como o cuidado com implantes dentários pode ser seguro e eficaz para pacientes com…

2 meses atrás