A solução ideal para a substituição de dentes ausentes é o implante dentário, que não só recupera a capacidade de mastigação como também a beleza do sorriso. De acordo com o Dr. Roberto Markarian, da clínica ImplArt em São Paulo, os novos implantes, com as melhores tecnologias, tem esse procedimento dividido em duas etapas principais:
Os novos implantes dentários incorporam tecnologias de segunda e terceira geração, que se diferenciam dos implantes dentários originais, aqueles inicialmente elaborados desde a década de 1950.
Avanços em diferentes áreas do conhecimento como tecnologia de materiais, digitalização e uso de robôs, a descoberta de novas técnicas, vem sendo incorporadas na implantologia e com sucesso.
Esses novos implantes são fixados ao osso da mandíbula ou maxilar e, através de um processo denominado osseointegração, se integram ao tecido ósseo, criando um suporte estável para a prótese que será colocada meses depois.
Este método é reconhecido por sua segurança e compatibilidade com o corpo, proporcionando uma solução de longa duração para restaurar a função e estética dentárias.
Além disso, a odontologia, especialmente na área de implantes dentários, vem passando por uma revolução com o advento da Odontologia Digital, que inclui novos materiais, avanços em softwares de diagnóstico e planejamento, robótica, inteligência artificial, biologia molecular e o uso de células-tronco.
Esses progressos tecnológicos estão permitindo tratamentos mais customizados, precisos e eficazes para a reposição de um ou mais dentes, conhecidos como prótese protocolo.
O Dr. Markarian ressalta que essas inovações estão simplificando a atuação dos especialistas em implantes dentários e, consequentemente, auxiliando os pacientes a revitalizar seus sorrisos e melhorar sua qualidade de vida.
Já foram desenvolvidos por exemplo novos implantes dentários mais curtos para situações onde altura você é pequena, e também novos implantes dentais mais estreitos para situações nas quais o osso é mais fino. Porém sua correta indicação deve ser verificada por nossos especialistas em implantes.
Em relação aos materiais, os implantes têm sido tradicionalmente feitos de titânio, um metal altamente resistente e seguro, sendo apreciados pela sua durabilidade e resistência à corrosão. Contudo, recentemente surgiram, os novos implantes de zircônia, que são brancos e parecidos às raízes naturais dos dentes, estão se tornando populares.
A zircônia combina propriedades de metal e cerâmica, sendo extremamente biocompatível, até mais que o titânio, o que a torna uma escolha ideal para pacientes com alergias a metais ou aqueles que desejam eliminar metais do corpo.
Sua cor branca também favorece uma melhor estética, especialmente em dentes frontais onde o visual é mais crítico. Também chama a atenção que a Zircônia, se assemelham à cor natural dos dentes, osso e raízes dentárias, oferecendo uma opção esteticamente mais agradável do que o metal prateado convencional. Na prática o implante de zircônia se camufla no corpo e mimetiza as cores naturais do nosso organismo.
Nossa experiência particular com os novos implantes de zircônia vem sendo um sucesso, tanto de aceitação por parte dos pacientes como pelos resultados obtidos. E já vivenciamos situações de pacientes alérgicos que tiveram seus problemas imunológicos lindamente resolvidos pela eliminação de metais na boca.
As cirurgias de implante assistidas por computador marcam um progresso notável na odontologia, permitindo procedimentos mais precisos e menos invasivos.
A captura de imagens detalhadas da boca do paciente através de scanners intraorais e a combinação dessas imagens com dados de tomografia computadorizada 3D possibilitam um planejamento cirúrgico detalhado.
Guias cirúrgicas personalizadas, produzidas via impressão 3D, direcionam a inserção do implante com precisão, reduzindo o tempo de recuperação.
Quando fazemos esse tipo de cirurgia guiada não é necessário na maioria dos casos fazer cortes na gengiva, sendo que apenas um pequeno orifício de 2 mm é feito para permitir a passagem do implante dentário. Então por ser menos invasiva, diminui muito as reações pós operatórios como dores inchaço eventual.
Além disso, a cirurgia também é muito mais rápida do que uma cirurgia como o implante e não guiado, e todas as peças utilizadas já são planejadas antes do próprio procedimento inclusive o posicionamento dos novos implantes e dos componentes que farão parte da prótese dentária.
A superfície dos implantes é a primeira camada de material que entra em contato com o osso logo após a instalação do implante. Essa superfície deve ser altamente Bio-compatível e sabe-se que sua composição pode acelerar ou retardar a velocidade da cicatrização do implante, o que na prática significa sua fixação rígida.
Desenvolvimentos tecnológicos na composição e na superfície dos novos implantes têm melhorado significativamente o processo de osseointegração. Materiais inovadores agora permitem uma recuperação mais rápida, com alguns implantes permitindo uma carga em apenas três semanas.
Como carga sobre os implantes e devemos entender que estamos falando da instalação do dente ou prótese dentária, pois ele irá transmitir as forças de mastigação diretamente para os novos implantes e depois ao osso.
Em especial existem novos implantes suíços da marca Straumann que permite cicatrizações aceleradas, trata-se do implante mais moderno atualmente e que está disponível na Clínica ImplArt.
Implantes nacionais também tem um bom desempenho de cicatrização principalmente em versões mais novas dos modelos implantes das principais marcas como new dente e SIN Implantes
Algumas pessoas precisam de preparação do osso do maxilar antes de receber novos implantes devido a algum defeito ou alguma falha óssea em regiões específicas, usualmente causadas por infecções ou problemas prévios.
Para casos em que é necessário reconstruir o osso (enxerto ósseo), materiais bioativos avançados estão disponíveis, facilitando a integração óssea e acelerando o processo de cura. Essas inovações reduzem o risco de rejeição e tornam os procedimentos cirúrgicos mais seguros e eficientes.
Nossos pacientes já podem desfrutar desses novos materiais para enxertos ósseos, já estão disponíveis em nossa clínica inclusive os novos implantes ósseos feitos com impressão 3D.
Para efeito comparativo temos que citar que antigamente, antes do desenvolvimento dos novos materiais para enxertos ósseos, era utilizado exclusivamente o osso do próprio paciente como material de enxerto. Ou seja era necessário realizar uma cirurgia prévia em outra região do corpo para coletar os posso que seria então instalada no defeito ósseo.
Por isso os novos materiais de enxertos são tão vantajosos pois funcionam melhor do que o osso do próprio paciente para reconstrução de perdas ósseas.
A personalização de próteses dentárias alcançou novos patamares com a adoção da tecnologia CAD/CAM, que permite a produção de próteses precisas e personalizadas em materiais de última geração, como zircônia, cerâmica e resinas avançadas.
Desde 2011 utilizamos as técnicas de computação gráfica CADCAM para elaborar próteses dentárias em nosso laboratório de prótese próprio, que foi desenvolvido com essa finalidade pois na época não havia laboratórios no mercado com a tecnologia disponível.
Nosso laboratório de prótese próprio interno na clínica é altamente tecnológico e desfrutar de todas as vantagens da odontologia digital.
portanto se você mora longe em outra cidade estado ou mesmo em outro país pode realizar um tratamento conosco. As tecnologias mais novas tornam mais rápido e mais certeiros os tratamentos com prótese dentária, sendo assim, conseguimos entregar o seu tratamento em um tempo recorde.
A impressão 3D transformou a fabricação de guias cirúrgicos e próteses dentárias, oferecendo uma precisão sem precedentes e reduzindo o tempo de recuperação dos pacientes. Esta tecnologia promete tornar o tratamento dental mais acessível e personalizado.
A impressão 3D também é utilizada em nossa clínica para realização de próteses provisórias, protótipos de prótese definitivas, modelos de boca, que antes eram feitos somente de gesso, entre outros trabalhos.
O Digital Smile Design (DSD) e softwares de simulação odontológica permitem aos pacientes visualizar os resultados esperados dos tratamentos, melhorando a comunicação e a satisfação do paciente.
Antigamente quando não podíamos planejar os casos por computador, era necessário fazer o chamado enceramento dental, que era uma escultura feita à mão livre com ceras e moldes da boca do paciente. O enceramento era apenas uma referência, e o resultado final tentava se aproximar a esse formato de cera.
Hoje porém, conseguimos realizar uma simulação virtual de como ficará a boca do paciente antes mesmo de iniciar o tratamento. Dessa forma podemos alinhar muito melhor as expectativas junto com as possibilidades práticas do tratamento.
A Inteligência Artificial (IA) e as pesquisas em células-tronco e engenharia tecidual estão preparando o terreno para revoluções futuras na implantodontia, prometendo tratamentos mais precisos, personalizados e eficazes.
Na Clínica implArt nós já utilizamos a inteligência artificial para criar dentes. Softwares avançados em nosso laboratório, conseguem utilizar a informação Anatômica de dos dentes da sua boca e criam uma versão computadorizada para o dente eventualmente ausente.
Nos próximos anos também veremos alguns avanços em biologia celular e recreação de tecidos orais em laboratório com células tronco, entretanto tais tecnologias ainda não estão disponíveis na Odontologia clínica.
O mais perto que estamos utilizar células tronco é realizar concentrados a partir do sangue do paciente que são ricos em células tronco mas não são tratamento com células tronco propriamente ditas (PRP e PRF, que temos disponíveis em nossa clínica como modalidades de tratamento).
O “Biodente”, uma técnica em desenvolvimento, simboliza a próxima geração de novos implantes personalizados, destacando a busca contínua por soluções que ofereçam conforto superior, ajuste excepcional e estética natural. Trata-se de um implante customizado impresso em 3D que vai ser instalado no osso do maxilar no exato lugar onde uma raiz foi perdida e já tem uma coroa dentária instalada sobre ele. Só que diferente dos implantes tradicionais em formatos de parafusos, este implante Biodente é completamente anatômico, pois ele tem os formatos exatos de raízes dentárias.
As inovações mencionadas refletem o compromisso contínuo da odontologia em evoluir, oferecendo tratamentos mais eficientes, confortáveis e estéticos, e redefinindo a experiência dental para pacientes em todo o mundo.
A zircônia combina as propriedades de metais e cerâmicas, destacando-se por sua alta biocompatibilidade, superando até mesmo o titânio. Isso os torna ideais para pacientes com alergias metálicas ou aqueles que preferem uma alternativa sem metal, além de serem especialmente vantajosos para implantes em áreas estéticas, como os dentes frontais.
A clínica Implart se mostra comprometida com implementar os avanços e tecnologias de implantes dentários assim que estiverem disponíveis no mercado. Portanto aqui você pode ter a segurança de estar recebendo o que existe de mais novo e ao mesmo tempo comprovado cientificamente no ramo da implantodontia atual.
Adaptado de informações fornecidas pelo Dr. Roberto Markarian, Implantodontista e Especialista em Prótese Dentária na Clínica de Implantes Dentários ImplArt em São Paulo.
Se você tiver dúvidas adicionais que não foram respondidas, envie-nos uma mensagem.
Topics in this articleWhy choose All on 4 Implants in Brazil?The cost of All on…
Fico sem o dente durante o tratamento com implante dentário? Esta é uma dúvida freqüente…
As lentes de contato para os dentes são finas camadas de porcelana ou resina composta,…
Tópicos deste artigoA cirurgia para colocar implantes dentários Vídeo demonstra cirurgia de implante dentário A…
TópicosTransformações sorriso a sorriso1. O poder das imagens2. Tipos de casos3. A importância de conhecer…
Pontos explicados neste artigo:O que é perda óssea dentária?Principais causas da perda óssea dentáriaTratamento para…